segunda-feira, 14 de setembro de 2020

9º A - Geografia - Elias - De 14/09 a 18/09/2020

 

Roteiro de Estudos – E.E. Célia Keiko Ikeda (Semana de 14/09 a 18/09/2020)

Ÿ Disciplina: Geografia

Ÿ Professor: Elias Rivelle de Freitas

Ÿ Ano/série: 9º Ano

Ÿ Turma(s): “A”

 

Atividade I

Habilidades/conteúdos: (EF09GE20) Identificar o papel dos setores primário, secundário e terciário na economia da Europa, Ásia e Oceania e discutir a relevância do desenvolvimento tecnológico para as economias dos países europeus e asiáticos.

(EF09GE11) Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho e analisar e discutir as potencialidades e fragilidades desse processo em diferentes regiões do mundo, em especial no Brasil.

Tempo previsto para execução: 2 aulas

Ÿ O que registrar para avaliação do professor: Ler, copiar e responder atentamente as perguntas, entregando todas as atividades conjuntamente até às 16h00 do Dia 22/09 com identificação do(a) aluno(a), número e série/turma para o e-mail rivelle@professor.educacao.sp.gov.br e/ou via Whatsapp – (12) 99203-6629

 

PROBLEMATIZANDO: PIB E IDH.

A economia de um país ou continente é sempre assunto de muita relevância para a população. Quando assistimos ou lemos uma matéria em veículos de comunicação, é possível observar que a temática é recorrente. O Produto Interno Bruto (PIB) pode revelar informações importantes sobre os fluxos econômicos de uma determinada localidade.

 

                                   Gráfico 1: PIB, em bilhões de US$, 2016.

 

a) Em qual continente está localizado cada país indicado no Gráfico 1?

b) O que é o PIB? Como ele é calculado? Para que serve esse indicador?

c) O que poderia justificar uma discrepância nos valores do PIB entre os países?

d) O que é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)?

e) Pesquise e cite o PIB e o IDH de 1 país da Ásia, 1 país da Europa e 1 país da Oceania no ano de 2019.

 

Apoio: Aula do CMSP no Dia 13/08/2020 - https://youtu.be/wX2ImLgsNTM

Slides da Aula – https://bit.ly/3bpCAyx

 

Atividade II

Habilidades/conteúdos: (EF09GE20) Identificar o papel dos setores primário, secundário e terciário na economia da Europa, Ásia e Oceania e discutir a relevância do desenvolvimento tecnológico para as economias dos países europeus e asiáticos.

(EF09GE11) Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho e analisar e discutir as potencialidades e fragilidades desse processo em diferentes regiões do mundo, em especial no Brasil.

Tempo previsto para execução: 2 aulas

Ÿ O que registrar para avaliação do professor: Ler, copiar e responder atentamente as perguntas, entregando todas as atividades conjuntamente até às 16h00 do Dia 22/09 com identificação do(a) aluno(a), número e série/turma para o e-mail rivelle@professor.educacao.sp.gov.br e/ou via Whatsapp – (12) 99203-6629.

 

ATIVIDADE TEMÁTICA RELACIONADA AO “SETEMBRO AMARELO”

 

Dados publicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2017 apontam que 322 milhões de pessoas pelo mundo sofrem de depressão, 18% a mais que na década anterior. O número representa 4,4% da população do Planeta. No link a seguir (https://saude.estadao.com.br/galerias/geral,os-15-paises-com-maiores-taxas-de-depressao-do-mundo,30422) estão listados 15 países com as maiores taxas de depressão no mundo. Analisando o conteúdo, responda o que se segue:

 

1.               Pesquisa e responda: O que é a depressão? Qual o impacto desta doença na saúde pública?

 

2.               Quais são os 3 países com as maiores taxas de depressão? Em que continentes estão localizados?

 

3.               Segundo a matéria, em que continente se localiza a maioria dos países em que as pessoas tem depressão?

 

4.                O Brasil está incluso na lista de países com maiores taxas de depressão? Se sim, indique qual é a taxa de depressão deste país.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário em nosso Blog...