Roteiro de Estudos – E.E. Célia Keiko Ikeda (Semana de
14/09 a 18/09/2020)
Disciplina: Geografia
Professor: Elias Rivelle de Freitas
Ano/série: 9º Ano
Turma(s): “A”
Atividade I
Habilidades/conteúdos:
(EF09GE20) Identificar o papel dos setores primário, secundário e
terciário na economia da Europa, Ásia e Oceania e discutir a relevância do desenvolvimento
tecnológico para as economias dos países europeus e asiáticos.
(EF09GE11)
Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização
com as transformações no trabalho e analisar e discutir as potencialidades e
fragilidades desse processo em diferentes regiões do mundo, em especial no
Brasil.
Tempo
previsto para execução: 2 aulas
O
que registrar para avaliação do professor: Ler, copiar e responder atentamente
as perguntas, entregando todas as atividades conjuntamente até às 16h00 do Dia 22/09
com identificação do(a) aluno(a), número e série/turma para o e-mail rivelle@professor.educacao.sp.gov.br
e/ou via Whatsapp – (12)
99203-6629
PROBLEMATIZANDO: PIB E IDH.
A economia de um país ou continente é sempre assunto de muita relevância
para a população. Quando assistimos ou lemos uma matéria em veículos de
comunicação, é possível observar que a temática é recorrente. O Produto Interno
Bruto (PIB) pode revelar informações importantes sobre os fluxos econômicos de
uma determinada localidade.
Gráfico
1: PIB, em bilhões de US$, 2016.
a) Em qual
continente está localizado cada país indicado no Gráfico 1?
b) O que é o PIB?
Como ele é calculado? Para que serve esse indicador?
c) O que poderia
justificar uma discrepância nos valores do PIB entre os países?
d) O que é o Índice
de Desenvolvimento Humano (IDH)?
e) Pesquise e cite o
PIB e o IDH de 1 país da Ásia, 1 país da Europa e 1 país da Oceania no ano de
2019.
Apoio: Aula do CMSP no Dia 13/08/2020 - https://youtu.be/wX2ImLgsNTM
Slides da Aula –
https://bit.ly/3bpCAyx
Atividade II
Habilidades/conteúdos:
(EF09GE20) Identificar o papel dos setores primário, secundário e
terciário na economia da Europa, Ásia e Oceania e discutir a relevância do desenvolvimento
tecnológico para as economias dos países europeus e asiáticos.
(EF09GE11)
Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização
com as transformações no trabalho e analisar e discutir as potencialidades e
fragilidades desse processo em diferentes regiões do mundo, em especial no
Brasil.
Tempo
previsto para execução: 2 aulas
O
que registrar para avaliação do professor: Ler, copiar e responder atentamente
as perguntas, entregando todas as atividades conjuntamente até às 16h00 do Dia 22/09
com identificação do(a) aluno(a), número e série/turma para o e-mail rivelle@professor.educacao.sp.gov.br
e/ou via Whatsapp – (12)
99203-6629.
ATIVIDADE TEMÁTICA RELACIONADA AO “SETEMBRO AMARELO”
Dados publicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2017 apontam
que 322 milhões de pessoas pelo mundo sofrem de depressão, 18% a mais que na
década anterior. O número representa 4,4% da população do Planeta. No link a seguir
(https://saude.estadao.com.br/galerias/geral,os-15-paises-com-maiores-taxas-de-depressao-do-mundo,30422)
estão listados 15 países com as maiores taxas de depressão no mundo. Analisando
o conteúdo, responda o que se segue:
1.
Pesquisa e responda: O que é a depressão? Qual o impacto desta doença na
saúde pública?
2.
Quais são os 3 países com as maiores taxas de depressão? Em que
continentes estão localizados?
3.
Segundo a matéria, em que continente se localiza a maioria dos países em
que as pessoas tem depressão?
4.
O Brasil está incluso na lista de
países com maiores taxas de depressão? Se sim, indique qual é a taxa de
depressão deste país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário em nosso Blog...