segunda-feira, 28 de setembro de 2020

9º A - Geografia - Elias - De 28/09 a 02/10/2020

Roteiro de Estudos – E.E. Célia Keiko Ikeda (Semana de 28/09 a 02/10/2020)

Ÿ Disciplina: Geografia

Ÿ Professor: Elias Rivelle de Freitas

Ÿ Ano/série: 9º Ano

Ÿ Turma(s): “A”


Atividade I

Habilidades/conteúdos: (EF09GE11) Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho e analisar e discutir as potencialidades e fragilidades desse processo em diferentes regiões do mundo, em especial no Brasil.

(EF09GE12) Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.

Tempo previsto para execução: 2 aulas

Ÿ O que registrar para avaliação do professor: Ler os textos, copiar e responder atentamente o que se pede, entregando todas as atividades conjuntamente até às 16h00 do Dia 07/10 com identificação do(a) aluno(a), número e série/turma para o e-mail rivelle@professor.educacao.sp.gov.br e/ou via Whatsapp – (12) 99203-6629

 

Fluxos de mercadorias: o comércio global desigual

Fonte: Adas, Melhem. Expedições geográficas / Melhem Adas, Sergio Adas. — 3. ed. — São Paulo: Moderna, 2018. p. 20

 

Na atual fase da globalização, tem-se observado um extraordinário crescimento do comércio internacional. De acordo com dados da Organização Mundial do Comércio (OMC), em 1950, o intercâmbio comercial mundial era de 64 bilhões de dólares. Em 2016, atingiu a marca dos 16 trilhões de dólares.

Alguns fatores foram decisivos para que isso ocorresse, entre eles: a melhoria dos meios de transporte e de comunicação; a diminuição dos custos e dos fretes; o rápido crescimento da população mundial nos últimos 60 anos; o aumento do rendimento de muitas famílias; a entrada de novos países no comércio internacional mundial; e a liberalização das regras comerciais — com o objetivo de facilitar a exportação e a importação de mercadorias entre países. Essas transformações resultaram na difusão de um estilo de vida centrado no consumo; daí a expressão sociedade do consumo, caracterizada por uma intensa procura por todo tipo de produto.

O comércio internacional, no entanto, continua apresentando desigualdades marcantes: enquanto Europa Ocidental, América do Norte e parte da Ásia — os três principais polos da economia mundial — têm grande participação no comércio mundial, muitos países da América Latina e da África, por exemplo, ocupam posições marginais, com reduzidos fluxos de importação e exportação.

Em parte, isso se explica pela maior capacidade de produção e de consumo dos países cuja industrialização é mais desenvolvida e pelo fato de muitos desses países manterem barreiras comerciais que impedem a entrada de produtos mais baratos, principalmente agropecuários, oriundos dos países subdesenvolvidos e emergentes.

 

Fonte: WTO Statistics Database. Disponível em: <http://stat.wto.org/Home/WSDBHome.aspx>. Acesso em: 25 abr. 2018.

 

As transnacionais

Fonte: Adas, Melhem. Expedições geográficas / Melhem Adas, Sergio Adas. — 3. ed. — São Paulo: Moderna, 2018. p. 21-22

 

Em todo o mundo, parte expressiva da produção, do comércio e do consumo é impulsionada e controlada pelas chamadas transnacionais — empresas com alto nível de organização que atuam dentro e fora do território de seu país de origem, por meio de filiais espalhadas pelo mundo.

 

Fontes: elaborado com base em FORTUNE. Mapping the Global 500. Disponível em: <http://fortune.com/global500/visualizations/?iid=recirc_g500landing-zone1>. Acesso em:

29 maio 2018; IBGE. Atlas geográfico escolar. 7. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2016. p. 32.

 

Embora existam inúmeras transnacionais originárias de países emergentes — como as brasileiras Petrobras e Vale, que têm sede no Rio de Janeiro e atuam em mais de 25 países; e a chinesa State Grid, do setor energético, que ocupou, em 2018, a 2a posição na classificação das maiores transnacionais em valor de negócios, a maioria e as mais poderosas estão sediadas em países desenvolvidos: Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Reino Unido e Suíça. Para se ter ideia, o valor de negócios de muitas dessas empresas supera o PIB de diversos países. É o caso da Áustria (416,5 bilhões de dólares, em 2017) e de Portugal (217,5 bilhões de dólares), entre outros.

 

Fonte: Elaborado com base em Fortune. Global 500. Disponível em: <http://fortune.com/global500/>. Acesso em: 29 maio 2018.

 

O poder das transnacionais

Por causa de sua importância econômica, algumas transnacionais têm o poder de influenciar a economia global de acordo com os próprios interesses.

Atuam também nas esferas do poder político, a ponto de interferir em ações governamentais a fim de estabelecer normas que facilitem seu desempenho. Realizam maciços investimentos tanto no país de origem como em outros países que oferecem diversas vantagens, como a disponibilidade de matéria-prima e mão de obra baratas, mercados consumidores promissores para a expansão de seus negócios, leis e fiscalização mais brandas ou ausentes, além de grandes oportunidades oferecidas pelos governos locais de redução de impostos, que favorecem a lucratividade dessas empresas.

Com base nesse cenário, as transnacionais são responsáveis por uma nova forma de produção: a fábrica global.

 

EXERCÍCIOS

 

1.               Baseado na leitura dos textos, comente sobre os fatores decisivos para o crescimento do comércio internacional.

 

2.               Com base na leitura dos textos, comente acerca das desigualdades no comércio internacional.

 

3.               O que são as Transnacionais?

 

4.               Qual é o poder das transnacionais sobre o comércio internacional?

 

Atividade II

Habilidades/conteúdos: (EF09GE20) Identificar o papel dos setores primário, secundário e terciário na economia da Europa, Ásia e Oceania e discutir a relevância do desenvolvimento tecnológico para as economias dos países europeus e asiáticos.

(EF09GE21) Analisar a formação de blocos regionais da Europa e Ásia, comparar as suas características e relacionar com a atuação de blocos de outras regiões do mundo.

(EF09GE11) Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho e analisar e discutir as potencialidades e fragilidades desse processo em diferentes regiões do mundo, em especial no Brasil.

(EF09GE12) Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.

Tempo previsto para execução: 2 aulas

Ÿ O que registrar para avaliação do professor: Ler as instruções e responder atentamente o que se pede, entregando todas as atividades conjuntamente até às 16h00 do Dia 07/10 com identificação do(a) aluno(a), número e série/turma para o e-mail rivelle@professor.educacao.sp.gov.br e/ou via Whatsapp – (12) 99203-6629

 

AVALIAÇÃO BIMESTRAL

 

Nuvem de Palavras

Nuvem de palavras (word cloud) é um gráfico digital que mostra o grau de frequência das palavras em um texto/assunto. Quanto mais a palavra é utilizada, mais chamativa é a representação dessa palavra no gráfico. As palavras aparecem em fontes de vários tamanhos e em diferentes cores, indicando o que é mais relevante e o que é menos relevante no contexto. Esse recurso pode ser utilizado em atividades de interpretação e produção de textos e fechamento de conteúdos gerais.

A Nuvem de Palavras é um meio de agruparmos as palavras/ideias principais que temos. Com base nos conteúdos estudados ao longo do 3º Bimestre, pense em 8 a 10 palavras-chave que são importantes para memorização e as envie para o professor de um modo diferente: usando uma Nuvem de Palavras.

Você pode acessar qualquer um dos sites a seguir, criar a nuvem, copiar a imagem e enviar ao docente. Dica: Escolha entre as suas palavras pelo 3 mais importantes e as escreva mais de uma vez na sua nuvem...assim, elas ficarão maiores do que as outras palavras. Capriche!!!

 

Site(s) Sugerido(s): https://wordclouds.com/

https://www.abcya.com/games/word_clouds

 

Obs: Caso utilize site(s), baixar o arquivo com a nuvem de palavras e enviar por E-mail/Whatsapp.


Criando a Nuvem de Palavras pelo celular: https://bit.ly/2S6WNjK

 

Como criar Nuvem de Palavras no Word 2016: https://youtu.be/FYChlSl-VNs


Exemplo de Nuvem de Palavras:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário em nosso Blog...