segunda-feira, 28 de setembro de 2020

6º A - Geografia - Elias - De 28/09 a 02/10/2020

 

Roteiro de Estudos – E.E. Célia Keiko Ikeda (Semana de 28/09 a 02/10/2020)

Ÿ Disciplina: Geografia

Ÿ Professor: Elias Rivelle de Freitas

Ÿ Ano/série: 6º Ano

Ÿ Turma(s): “A”

 

Atividade I

Habilidades/conteúdos: (EF06GE16) Descrever as camadas da litosfera e analisar os processos endógenos e exógenos na formação e modelagem do relevo terrestre.

(EF06GE04B) Identificar os componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e analisar as relações com a cobertura vegetal, a topografia e a ocupação do solo urbano e rural.

Tempo previsto para execução: 2 aulas

Ÿ O que registrar para avaliação do professor: Ler o texto, copiar e responder atentamente a questão orientadora, entregando todas as atividades conjuntamente até às 16h00 do Dia 05/10 com identificação do(a) aluno(a), número e série/turma para o e-mail rivelle@professor.educacao.sp.gov.br e/ou via Whatsapp – (12) 99203-6629

 

Os meandros

Os meandros resultam do trabalho de acumulação e de destruição realizado por um rio e são formados quando a força erosiva das águas está reduzida.

Quando um rio atinge o nível de base, suas águas deslocam-se mais lentamente. Encontrando um obstáculo, desviam-se dele e realizam um trabalho de erosão horizontal (nas margens).  A dinâmica dos meandros, também chamados meandros divagantes, impede que rios meandrantes sirvam de referência para uma fronteira entre dois países.

 

Questão Orientadora

Após leitura atenta do texto, observe e copie em seu caderno a representação a seguir.


 

Atividade II

Habilidades/conteúdos: (EF06GE03C) Diferenciar tempo e clima e analisar os fenômenos atmosféricos e climáticos em diferentes lugares.

(EF06GE16) Descrever as camadas da litosfera e analisar os processos endógenos e exógenos na formação e modelagem do relevo terrestre.

(EF06GE04B) Identificar os componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e analisar as relações com a cobertura vegetal, a topografia e a ocupação do solo urbano e rural.

(EF06GE17) Discutir a importância da água para manutenção das formas de vida e relacionar com a sua disponibilidade no planeta, tipos de usos, padrões de consumo e práticas sustentáveis para preservação e conservação.

Tempo previsto para execução: 2 aulas

Ÿ O que registrar para avaliação do professor: Ler o texto e responder atentamente o que se pede, entregando todas as atividades conjuntamente até às 16h00 do Dia 05/10 com identificação do(a) aluno(a), número e série/turma para o e-mail rivelle@professor.educacao.sp.gov.br e/ou via Whatsapp – (12) 99203-6629

 

 

Nuvem de Palavras

Nuvem de palavras (word cloud) é um gráfico digital que mostra o grau de frequência das palavras em um texto/assunto. Quanto mais a palavra é utilizada, mais chamativa é a representação dessa palavra no gráfico. As palavras aparecem em fontes de vários tamanhos e em diferentes cores, indicando o que é mais relevante e o que é menos relevante no contexto. Esse recurso pode ser utilizado em atividades de interpretação e produção de textos e fechamento de conteúdos gerais.

A Nuvem de Palavras é um meio de agruparmos as palavras/ideias principais que temos. Com base nos conteúdos estudados ao longo do 3º Bimestre, pense em 6 a 8 palavras-chave que são importantes para memorização e as envie para o professor de um modo diferente: usando uma Nuvem de Palavras.

Você pode acessar qualquer um dos sites a seguir, criar a nuvem, copiar a imagem e enviar ao docente. Dica: Escolha entre as suas palavras pelo 3 mais importantes e as escreva mais de uma vez na sua nuvem...assim, elas ficarão maiores do que as outras palavras. Capriche!!!

 

Site(s) Sugerido(s): https://wordclouds.com/

https://www.abcya.com/games/word_clouds

 

Obs: Caso utilize site(s), baixar o arquivo com a nuvem de palavras e enviar por E-mail/Whatsapp.

 

Criando Nuvem de Palavras pelo celular: https://bit.ly/2S6WNjK

 

Como criar Nuvem de Palavras no Word 2016: https://youtu.be/FYChlSl-VNs


    EXEMPLO de Nuvem de Palavras:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário em nosso Blog...