Roteiro de Estudos –
E.E. Célia Keiko Ikeda (Semana de 28/09 a 02/10/2020)
Disciplina: Geografia
Professor: Elias
Rivelle de Freitas
Ano/série: 6º Ano
Turma(s): “A”
Atividade I
Habilidades/conteúdos:
(EF06GE16) Descrever as camadas da litosfera e analisar os processos endógenos
e exógenos na formação e modelagem do relevo terrestre.
(EF06GE04B) Identificar
os componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e analisar as
relações com a cobertura vegetal, a topografia e a ocupação do solo urbano e
rural.
Tempo previsto para
execução: 2 aulas
O que registrar para
avaliação do professor: Ler o texto, copiar e responder atentamente a questão
orientadora, entregando todas as atividades conjuntamente até às 16h00 do Dia 05/10
com identificação do(a) aluno(a), número e série/turma para o e-mail rivelle@professor.educacao.sp.gov.br
e/ou via Whatsapp – (12)
99203-6629
Os meandros
Os meandros resultam do trabalho de acumulação e de destruição realizado por um
rio e são formados quando a força erosiva das águas está reduzida.
Quando um rio atinge o nível de base, suas águas
deslocam-se mais lentamente. Encontrando um obstáculo, desviam-se dele e
realizam um trabalho de erosão horizontal (nas margens). A dinâmica dos meandros, também chamados
meandros divagantes, impede que rios meandrantes sirvam de referência para uma
fronteira entre dois países.
Questão Orientadora
Após leitura atenta
do texto, observe e copie em seu caderno a representação a seguir.
Atividade II
Habilidades/conteúdos:
(EF06GE03C) Diferenciar tempo e clima e analisar os fenômenos atmosféricos e
climáticos em diferentes lugares.
(EF06GE16) Descrever
as camadas da litosfera e analisar os processos endógenos e exógenos na
formação e modelagem do relevo terrestre.
(EF06GE04B) Identificar
os componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e analisar as
relações com a cobertura vegetal, a topografia e a ocupação do solo urbano e
rural.
(EF06GE17) Discutir a
importância da água para manutenção das formas de vida e relacionar com a sua
disponibilidade no planeta, tipos de usos, padrões de consumo e práticas
sustentáveis para preservação e conservação.
Tempo previsto para
execução: 2 aulas
O que registrar para avaliação do professor: Ler o texto e responder atentamente o que se pede, entregando todas as atividades conjuntamente até às 16h00 do Dia 05/10 com identificação do(a) aluno(a), número e série/turma para o e-mail rivelle@professor.educacao.sp.gov.br e/ou via Whatsapp – (12) 99203-6629
Nuvem de Palavras
Nuvem de palavras (word cloud) é um gráfico
digital que mostra o grau de frequência das palavras em um texto/assunto.
Quanto mais a palavra é utilizada, mais chamativa é a representação dessa
palavra no gráfico. As palavras aparecem em fontes de vários tamanhos e em diferentes
cores, indicando o que é mais relevante e o que é menos relevante no contexto.
Esse recurso pode ser utilizado em atividades de interpretação e produção de
textos e fechamento de conteúdos gerais.
A Nuvem de Palavras é um
meio de agruparmos as palavras/ideias principais que temos. Com base nos
conteúdos estudados ao longo do 3º Bimestre, pense em 6 a 8 palavras-chave que
são importantes para memorização e as envie para o professor de um modo
diferente: usando uma Nuvem de Palavras.
Você pode acessar qualquer
um dos sites a seguir, criar a nuvem, copiar a imagem e enviar ao docente.
Dica: Escolha entre as suas palavras pelo 3 mais importantes e as escreva mais
de uma vez na sua nuvem...assim, elas ficarão maiores do que as outras
palavras. Capriche!!!
Site(s) Sugerido(s): https://wordclouds.com/
https://www.abcya.com/games/word_clouds
Obs: Caso utilize site(s),
baixar o arquivo com a nuvem de palavras e enviar por E-mail/Whatsapp.
Criando Nuvem de Palavras pelo celular: https://bit.ly/2S6WNjK
Como criar Nuvem de Palavras no Word 2016: https://youtu.be/FYChlSl-VNs
EXEMPLO de Nuvem de Palavras:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário em nosso Blog...