Olá famílias!
Estamos vivendo dias muito diferentes da nossa rotina habitual. A
pandemia do Corona Vírus, está alterando nossas vidas e temos que nos adaptar
às mudanças, não é mesmo?
Por algum tempo as crianças vão deixar de frequentar a escola, mas será
que deixarão de aprender?
E como as famílias
podem ajudar?
Vamos apresentar 5
pontos importantes de aprendizagem para os adultos e crianças nesse período:
1- Participar da
rotina diária com momentos de higiene e cuidados
2-Participar de
momentos de ajuda nas pequenas tarefas caseiras
3- Participar de
momentos de brincadeiras
4-Participar de
momentos de leitura literária
5-Participar de
momentos de uso da cultura digital
As interações,
brincadeiras e práticas cotidianas promovem muitas aprendizagens por meio das
relações afetivas e da construção de memórias entre adultos e crianças.
As crianças precisam
brincar, imaginar, se socializar . É
para aproveitar esse tempo juntos e viver a infância das crianças com um outro olhar!
Rotina diária com momentos de higiene e cuidados
Em tempos de COVID-19 temos que redobrar os cuidados
com nossas crianças!
Com o avanço do COVID-19, as crianças estão sem aulas e
se existe algo que devemos estimular em nossas crianças, é a prática da higiene
pessoal.
Em seguida, que tal estabelecer
uma nova rotina de estudo para mudar alguns hábitos ruins? É importante
compreender por meio dessa atividade a diferença entre hábitos e rotinas. Para
aprender e ter grandes resultados, é preciso pouco a pouco estabelecer novos
hábitos de estudo, pois, é impossível aprender tudo de uma vez.
As escolas fazem um
trabalho diário de ensinar e informar hábitos de higiene para as crianças,
porém a família deve reforçar essas práticas para que façam dentro e fora de
casa. Essas práticas devem ser mostradas, porém de nada adianta pedir para que
seu filho faça se você mesmo não o ensina através de demonstrações e através do
exemplo. Ao longo desse processo de educação, você perceberá que essas práticas
de higiene serão assimiladas por seu filho, e ele o fará antes que você o peça
para fazer.
Algumas práticas de higiene que temos que ter
atenção:
Lavar as mãos antes e depois das refeições, assim como
depois de usar o banheiro.
Lavar a planta das
mãos, atrás e entre os dedos, ensaboando com sabão e enxaguando com água
corrente, é de suma importância para mantê-las limpas. Mostre para seus filhos
de um jeito brincante como manter a higiene necessária das mãos. Escolha uma
cantiga de roda curtinha e cantem juntos no momento de lavar as mãos. Este é o
tempo que seu filho precisa para fazer a limpeza correta. Lembre-se sempre de
cantar a música juntos. Exemplos de músicas: “Pirulito que bate-bate”, “O cravo
brigou com a Rosa”, “Parabéns para você”, entre outras que a criança saiba de
cor.
Sugestão: Ouça a música Lavar as mãos Arnaldo
Antunes https://youtu.be/CaTXgmHyMSk
Tomar banho todos os dias
Esta não é apenas uma questão de estética.
O banho evita o acúmulo de micro-organismos
capazes de provocar doenças.
Lavar os
alimentos antes de comê-los –
O cuidado na higienização dos alimentos é um procedimento muito importante, pois
alimentos manipulados de forma inadequada podem ser grandes transmissores de
doenças
Não compartilhar pratos, copos, talheres e
objetos de uso pessoal –
Compartilhar objetos pessoais pode causar danos à saúde,
portanto, devemos ficar atentos a esses hábitos simples e bastante comuns no
nosso dia a dia.
Manter o ambiente limpo e organizado –
Manter o ambiente limpo é muito importante
para que se preserve o bem-estar e a
saúde do seu filho. Muitas das doenças respiratórias se disseminam com maior
facilidade em ambientes de pouca higienização.
Por fim, lembre-se que para criarmos hábitos de
higiene nos nossos filhos, a principal motivação está na definição de rotinas.
Roteiro 1
ATENDIMENTO EDUCACIONAL
ESPECIALIZADO – A.E.E.
ATIVIDADE I
PATO SENSORIAL
Objetivo:
- Estimular a percepção sensorial;
- Estimular
as habilidades atencionais;
- Coordenação
motora fina e coordenação visomotora;
Material:
- Apostila com a atividade impressa;
- Cola;
- Tesoura;
- Itens para colar: palitos de sorvete ou de
dente, lixa, algodão, tecidos, arroz, feijão, esponja, papel picado, etc.
Desenvolvimento:
- Para
tornar a atividade mais atrativa, conforme for colando as texturas nos patos,
ir contando a história do Patinho Feio ou cantar a música 5 patinhos da Xuxa.
- Caso não tenha um dos itens especificados
no pato, o mesmo poderá ser substituído.
https://youtu.be/C2eSitf4XfY música 5 patinhos.
https://youtu.be/lJWJvxRPQuw - O Patinho Feio.
Obs.:
Não esqueça de registrar o momento com fotos ou enviar para a professora.
REGISTRO FOTOGRÁFICO
ATIVIDADE II
O PATINHO COLORIDO
Objetivo:
- Reconhecimento das cores;
- Sons;
- Musicalização;
- Noção de espaço;
- Estimular
as habilidades atencionais;
- Coordenação
motora fina e coordenação visomotora;
Material:
- Apostila com a atividade impressa;
- Tinta guache, giz de cera ou lápis de cor
nas cores: amarelo, azul, vermelho, verde e a cor preferida do aluno.
Desenvolvimento:
- Apresentar
o vídeo com a música O Patinho Colorido – Bento e Totó, segue o link do Youtube
https://youtu.be/ZL9pTiY1RPg . Após o aluno assistir ao vídeo da música,
ir pintando os patinhos, conforme a ordem das cores que aparecem na música,
pedir para o aluno ir falando as cores, solicitar que ele localize a cor a ser
utilizada para pintar.
- Para
pintar, poderá ser utilizado a tinta guache, lápis de cor ou giz de cera.
Obs.: Não esqueça de registrar o momento com
fotos ou enviar para a professora.
REGISTRO FOTOGRÁFICO
LETRA DA MÚSICA: O PATINHO COLORIDO
O Patinho Amarelinho
Resolveu mudar de cor
Usou tinta colorida
E azul ele ficou
Viva o Patinho Azul
Viva o Patinho Azul
Viva o Patinho Azul
Viva o Patinho Azul
O Patinho Azulzinho
Resolveu mudar de cor
Usou tinta colorida
E vermelho ele ficou
Viva o Patinho Vermelho
Viva o Patinho Vermelho
Viva o Patinho Vermelho
Viva o Patinho Vermelho
O Patinho Vermelhinho
Resolveu mudar de cor
Usou tinta colorida
E verdinho ele ficou
Viva o Patinho Verdinho
Viva o Patinho Verdinho
Viva o Patinho Verdinho
Viva o Patinho Verdinho
O Patinho que era Verde
Resolveu mudar de cor
Usou tinta colorida
E amarelo ele ficou
Viva o Patinho Amarelo
Viva o Patinho Amarelo
Viva o Patinho Amarelo
Viva o Patinho Amarelo
O Patinho Amarelinho
Resolveu mudar de cor
Usou tinta colorida
E azul ele ficou
Viva o…
SEMANA DE 03/08/2020 A 07/08/2020
NOME:___________________________________________________________DATA:_____/____/_____
Prof Paula Dantas
Marques
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – A.E.E.
ORIENTAÇÃO : LEIA AS
ATIVIDADES PARA OS
EDUCANDOS QUE AINDA
NÃO ESTÃO ALFABETIZADOS.
1.
RECORTE E
COLE DE ACORDO
COM AS FIGURAS.
1.
CIRCULE O
NOME DE CADA
FIGURA E COPIE
ABAIXO:
1.
DESENHE O
QUE SE PEDE:
CONTE E DESCUBRA A QUANTIDADE DE ANIMAIS DE CADA CONJUNTO E PINTE O NÚMERO CORRETO
CALCULE AS
ADIÇÕES E PINTE
OS CORAÇÕES DE
ACORDO COM O
RESULTADO.
Bom dia. Que riqueza de atividades! Parabéns pró.
ResponderExcluir