domingo, 2 de agosto de 2020

Plano de Aula- Educação Especial- AEE- Prof Paula

Olá famílias!

 

Estamos vivendo dias muito diferentes da nossa rotina habitual. A pandemia do Corona Vírus, está alterando nossas vidas e temos que nos adaptar às mudanças, não é mesmo?

Por algum tempo as crianças vão deixar de frequentar a escola, mas será que deixarão de aprender?

E como as famílias podem ajudar?

Vamos apresentar 5 pontos importantes de aprendizagem para os adultos e crianças nesse período:

 

1- Participar da rotina diária com momentos de higiene e cuidados

 

2-Participar de momentos de ajuda nas pequenas tarefas caseiras

 

3- Participar de momentos de brincadeiras

 

4-Participar de momentos de leitura literária

 

5-Participar de momentos de uso da cultura digital

 

As interações, brincadeiras e práticas cotidianas promovem muitas aprendizagens por meio das relações afetivas e da construção de memórias entre adultos e crianças.

 

As crianças precisam brincar, imaginar, se socializar . É para aproveitar esse tempo juntos e viver a infância das crianças com um outro olhar!

 

Rotina diária com momentos de higiene e cuidados

 

Em tempos de COVID-19 temos que redobrar os cuidados com nossas crianças!

 

Com o avanço do COVID-19, as crianças estão sem aulas e se existe algo que devemos estimular em nossas crianças, é a prática da higiene pessoal.

 

Em seguida, que tal estabelecer uma nova rotina de estudo para mudar alguns hábitos ruins? É importante compreender por meio dessa atividade a diferença entre hábitos e rotinas. Para aprender e ter grandes resultados, é preciso pouco a pouco estabelecer novos hábitos de estudo, pois, é impossível aprender tudo de uma vez.

 

As escolas fazem um trabalho diário de ensinar e informar hábitos de higiene para as crianças, porém a família deve reforçar essas práticas para que façam dentro e fora de casa. Essas práticas devem ser mostradas, porém de nada adianta pedir para que seu filho faça se você mesmo não o ensina através de demonstrações e através do exemplo. Ao longo desse processo de educação, você perceberá que essas práticas de higiene serão assimiladas por seu filho, e ele o fará antes que você o peça para fazer.

 

Algumas práticas de higiene que temos que ter atenção:

 

Lavar as mãos antes e depois das refeições, assim como depois de usar o banheiro.

 

Lavar a planta das mãos, atrás e entre os dedos, ensaboando com sabão e enxaguando com água corrente, é de suma importância para mantê-las limpas. Mostre para seus filhos de um jeito brincante como manter a higiene necessária das mãos. Escolha uma cantiga de roda curtinha e cantem juntos no momento de lavar as mãos. Este é o tempo que seu filho precisa para fazer a limpeza correta. Lembre-se sempre de cantar a música juntos. Exemplos de músicas: “Pirulito que bate-bate”, “O cravo brigou com a Rosa”, “Parabéns para você”, entre outras que a criança saiba de cor.

 

Sugestão: Ouça a música Lavar as mãos Arnaldo Antunes https://youtu.be/CaTXgmHyMSk

 

Tomar banho todos os dias

 

 Esta não é apenas uma questão de estética.

 O banho evita o acúmulo de micro-organismos capazes de provocar doenças.

 

Lavar os alimentos antes de comê-los

O cuidado na higienização dos alimentos é um procedimento muito importante, pois alimentos manipulados de forma inadequada podem ser grandes transmissores de doenças

Não compartilhar pratos, copos, talheres e objetos de uso pessoal –

 

Compartilhar objetos pessoais pode causar danos à saúde, portanto, devemos ficar atentos a esses hábitos simples e bastante comuns no nosso dia a dia.

 

Manter o ambiente limpo e organizado –

 

           Manter o ambiente limpo é muito importante para que se preserve o bem-estar e a saúde do seu filho. Muitas das doenças respiratórias se disseminam com maior facilidade em ambientes de pouca higienização.

Por fim, lembre-se que para criarmos hábitos de higiene nos nossos filhos, a principal motivação está na definição de rotinas.

Roteiro 1


ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO –  A.E.E.

ATIVIDADE I

PATO SENSORIAL

Objetivo:

- Estimular a percepção sensorial;

- Estimular as habilidades atencionais;

- Coordenação motora fina e coordenação visomotora;

Material:

- Apostila com a atividade impressa;

- Cola;

- Tesoura;

- Itens para colar: palitos de sorvete ou de dente, lixa, algodão, tecidos, arroz, feijão, esponja, papel picado, etc.

Desenvolvimento:

-  Para tornar a atividade mais atrativa, conforme for colando as texturas nos patos, ir contando a história do Patinho Feio ou cantar a música 5 patinhos da Xuxa.

- Caso não tenha um dos itens especificados no pato, o mesmo poderá ser substituído.

https://youtu.be/C2eSitf4XfY música 5 patinhos.

https://youtu.be/lJWJvxRPQuw - O Patinho Feio.

Obs.: Não esqueça de registrar o momento com fotos ou  enviar para a professora.

REGISTRO FOTOGRÁFICO

 

 
















ATIVIDADE II

O PATINHO COLORIDO

Objetivo:

- Reconhecimento das cores;

- Sons;

- Musicalização;

- Noção de espaço;

- Estimular as habilidades atencionais;

- Coordenação motora fina e coordenação visomotora;

Material:

- Apostila com a atividade impressa;

- Tinta guache, giz de cera ou lápis de cor nas cores: amarelo, azul, vermelho, verde e a cor preferida do aluno.

Desenvolvimento:

-  Apresentar o vídeo com a música O Patinho Colorido – Bento e Totó, segue o link do Youtube https://youtu.be/ZL9pTiY1RPg . Após o aluno assistir ao vídeo da música, ir pintando os patinhos, conforme a ordem das cores que aparecem na música, pedir para o aluno ir falando as cores, solicitar que ele localize a cor a ser utilizada para pintar.

-  Para pintar, poderá ser utilizado a tinta guache, lápis de cor ou giz de cera.

 Obs.: Não esqueça de registrar o momento com fotos ou  enviar para a professora.

REGISTRO FOTOGRÁFICO

 

 

 

 



LETRA DA MÚSICA: O PATINHO COLORIDO

O Patinho Amarelinho
Resolveu mudar de cor
Usou tinta colorida
E azul ele ficou

Viva o Patinho Azul
Viva o Patinho Azul
Viva o Patinho Azul
Viva o Patinho Azul

O Patinho Azulzinho
Resolveu mudar de cor
Usou tinta colorida
E vermelho ele ficou

Viva o Patinho Vermelho
Viva o Patinho Vermelho
Viva o Patinho Vermelho
Viva o Patinho Vermelho

O Patinho Vermelhinho
Resolveu mudar de cor
Usou tinta colorida
E verdinho ele ficou

Viva o Patinho Verdinho
Viva o Patinho Verdinho
Viva o Patinho Verdinho
Viva o Patinho Verdinho

O Patinho que era Verde
Resolveu mudar de cor
Usou tinta colorida
E amarelo ele ficou

Viva o Patinho Amarelo
Viva o Patinho Amarelo
Viva o Patinho Amarelo
Viva o Patinho Amarelo

O Patinho Amarelinho
Resolveu mudar de cor
Usou tinta colorida
E azul ele ficou

Viva o…

 











 

Roteiro 2

SEMANA DE 03/08/2020 A 07/08/2020

 

NOME:___________________________________________________________DATA:_____/____/_____

Prof Paula Dantas Marques

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – A.E.E.

ORIENTAÇÃO : LEIA   AS   ATIVIDADES   PARA   OS   EDUCANDOS   QUE   AINDA   NÃO   ESTÃO   ALFABETIZADOS.

 

1.     RECORTE   E   COLE   DE   ACORDO   COM   AS   FIGURAS.









1.     CIRCULE   O   NOME   DE   CADA   FIGURA   E   COPIE   ABAIXO:

 



1.     DESENHE   O   QUE   SE    PEDE:

                                                 



CONTE   E   DESCUBRA   A   QUANTIDADE   DE   ANIMAIS   DE   CADA   CONJUNTO   E   PINTE   O   NÚMERO   CORRETO






   CALCULE   AS   ADIÇÕES   E   PINTE   OS   CORAÇÕES   DE   ACORDO   COM   O   RESULTADO.



                              Roteiro 3

     ENCONTRE   NO   CAÇA-PALAVRAS   AS   FIGURAS   ABAIXO.



   FORME   PALAVRAS   USANDO   AS   SÍLABAS   ABAIXO:

 

 



   ESCREVA   O   QUE   SE   PEDE   DE   ACORDO   COM   A   QUANTIDADE   DE   LETRAS   INDICADAS.







    CONTE    E   ASSINALE   A   RESPOSTA   CORRESPONDENTE   A   QUANTIDADE   DE   MOEDAS.






    CONTE    E   REGISTRE   AS   CÉDULAS  E  AS   MOEDAS  ABAIXO:



Um comentário:

Deixe um comentário em nosso Blog...