segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Roteiro de Aula- Educação Especial- AEE- Prof Paula

                                                                      Roteiro 1

SEMANA DE 17/08/2020 A 21/08/2020

 

NOME:___________________________________________________________DATA:_____/____/_____

Prof Paula Dantas Marques

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – A.E.E.

ORIENTAÇÃO : LEIA   AS   ATIVIDADES   PARA   OS   EDUCANDOS   QUE   AINDA   NÃO   ESTÃO   ALFABETIZADOS.




1.     ENCONTRE   O   NO   CAÇA-PALAVRAS   OS   NOMES   DAS   DANÇAS   FOLCLÓRICAS   ABAIXO:




2.     COMPLETE   A   CRUZADINHA   COM   O   NOME   DOS   PERSONAGENS   FOLCLÓRICOS.


3.     LIGUE   OS   PONTOS   E   DESCUBRA   O   PERSONAGEM   DO   FOLCLORE.





Roteiro 2

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – A.E.E

 

FOLCLORE BRASILEIRO

 

A   PALAVRA   FOLCLORE   SIGNIFICA   O   ATO   DE   ENSINAR (LORE)  UM CONJUNTO   DE   COSTUMES,   LENDAS   E   MANIFESTAÇÕES   ARTÍSTICAS   DO POVO (FOLK)   PRESERVADOS     PELA   TRADIÇÃO   ORAL.

 

 

1.     VAMOS   TESTAR   SEUS   CONHECIMENTOS   SOBRE   O   FOLCLORE   REALIZANDO   AS   ATIVIDADES   ABAIXO:


A)  ENUMERE   OS   PROVÉRBIOS   DE   ACORDO   COM   OS   NÚMEROS   DAS   FIGURAS.


b)     SEPARE   AS   PALAVRAS   ABAIXO   E   DESCUBRA   O   TRAVA-LÍNGUAS.




c)   DESCUBRA   A   RESPOSTA   DAS   ADIVINHAS,   PINTANDO   COM   AS   MESMAS   CORES   AS   PERGUNTAS   E   AS   RESPOSTAS.

 

 


d)  ENCONTRE   NO   CAÇA-PALAVRAS   OS   PERSONAGENS   DO   FOLCLORE.


E)  RESOLVA   A   CRUZADINHA:

 


                                                                                      ROTEIRO 3

ATIVIDADE

 Momentos de Brincadeiras

 

           É muito importante resgatar as brincadeiras que fizeram parte da infância dos pais, avós, tios, padrinhos e outros familiares, que também foram crianças.

 As diversas brincadeiras expressam esta riqueza, essa diversidade cultural. Para não deixar as brincadeiras das diversas infâncias tornarem-se manifestações esquecidas de vez, nós precisamos brincar.

A brincadeira é uma forma lúdica de desenvolver a expressão corporal, ritmo e coordenação motora das crianças.

 

Vamos aproveitar o momento em família e brincar com as crianças? Registre esses momentos com fotos e envie-os para a sua professora!

 

 

Prática 1: Amarelinha

 

 

DESENVOLVIMENTO

 

Primeiro as crianças devem decidir a ordem dos jogadores, em seguida o jogador da vez se coloca na frente da amarelinha e joga a pedra na casa do número 1. Então ele salta sobre a casa onde está a pedra sem pisar na linha, caindo com os dois pés no 2 e no 3, com um pé só no 4 e repetindo essa sequência até ao 10.    Quando terminar sua sequência ou se errar deve ceder a sua vez ao próximo jogador. Quando chegar a vez novamente do jogador que perder, ele deve retomar a partir da casa que errou na vez anterior. O jogador que terminar a sequência primeiro, vence!

Perde a vez aquele jogador que jogar a pedra fora da casa desejada, apoiar-se com os dois pés no interior de uma mesma casa, trocar o pé de apoio durante o percurso e esquecer a pedra. Muito legal, não é mesmo?

 

Prática 2: Brincadeira de roda- Atirei o pau no gato

 

DESENVOLVIMENTO

 

Para brincar, as crianças devem ficar em roda, cantando a música, correndo e pulando. No miau, todas as crianças podem gritar, dar um pulinho e cair para trás ou se agachar.

Atirei a o pau no gato, t-o-tó

 

Mas o gato-t-o-tó

 

Não morreu, reu, reu

 

Dona Chica, ca, ca

 

Admirou-se, se

 

Do berro, do berro que o gato deu Miau!!

 

Prática 3: Batata quente

 

DESENVOLVIMENTO

 

Uma das brincadeiras antigas mais famosa. Quem é que gosta de ter uma batata quente nas mãos? Ninguém! E é este o princípio desta brincadeira.

1-As crianças sentam-se em círculo e alguém fica de fora (de costas ou com os olhos vendados);

2-Enquanto a criança de fora estiver cantando: “Batata quente, quente, quente…” as crianças

 

da roda passam uma bola ou objeto de mãos em mãos até que ela diga: “queimou”.

3-Quem estiver com o objeto na mão, neste momento, passa a ficar de fora e a cantar.

 

 

Prática 4: Gato mia

 

 

DESENVOLVIMENTO

 

As crianças fazem um círculo e uma criança fica no meio com os olhos vendados. As crianças devem cantar a música abaixo e ao final uma criança deve miar e a criança que está com os olhos vendados deve adivinhar quem miou. Agora busque por soluções para problemas identificados.

 

Senhor caçador,

 

preste bem atenção!

 

Não vá se enganar,

 

quando o gato miar.

 

Mia gato!




Momentos Artístico Culturais – Música e Produção de Sons

 

Música

 

As fontes de conhecimento da criança são as situações que ela tem oportunidade de experimentar em seu dia a dia. Dessa forma, quanto maior a riqueza de estímulos que ela receber, melhor será seu desenvolvimento intelectual.

Nesse sentido, as experiências rítmicas e musicais que permitem uma participação ativa (vendo, ouvindo, tocando) favorecem o desenvolvimento dos sentidos das crianças.

Ao trabalhar com os sons, ela desenvolve sua acuidade auditiva; ao acompanhar gestos ou dançar, ela está trabalhando a coordenação motora e a atenção; ao cantar ou imitar sons, ela está descobrindo suas capacidades e estabelecendo relações com o ambiente em que vive.

Além disso, ao expressar-se musicalmente em brincadeiras que lhe deem prazer, ela demonstra seus sentimentos, libera suas emoções, desenvolvendo um sentimento de segurança e autorrealização.

O nosso convite é para você, criança, explorar bastante a sonoridade musical, iniciando pelo seu próprio corpo. Experimente e brinque com os sons que consegue extrair do seu corpo:

 

   Batendo palmas;

 

   Batendo os pés;

 

   Estalando os dedos;

 

   Estalando a língua;

 

   Mandando beijos;

 

   Batendo as mãos nas pernas;

 

   Batendo as mãos no peito;

 

   Batendo nas bochechas com a boca em forma de O;

 

   Bater na boca emitindo sons;

 

   Dentre muitos outros.

 

     Você também pode criar sons com objetos de casa ou confeccionar instrumentos com materiais reciclados e acompanhar as suas músicas preferidas com estes instrumentos. Segue a dica de alguns instrumentos que podem ser confeccionados em casa.

          

Obs.: Não esqueça de registrar os momentos com fotos, desenhos e  enviar os registros para a professora.

REGISTRO FOTOGRÁFICO

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário em nosso Blog...