Roteiro 1
SEMANA DE 17/08/2020 A 21/08/2020
NOME:___________________________________________________________DATA:_____/____/_____
Prof Paula Dantas Marques
ATENDIMENTO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – A.E.E.
ORIENTAÇÃO
: LEIA AS
ATIVIDADES PARA OS
EDUCANDOS QUE AINDA
NÃO ESTÃO ALFABETIZADOS.
1.
ENCONTRE O
NO CAÇA-PALAVRAS OS
NOMES DAS DANÇAS
FOLCLÓRICAS ABAIXO:
2.
COMPLETE A
CRUZADINHA COM O
NOME DOS PERSONAGENS
FOLCLÓRICOS.
3.
LIGUE OS
PONTOS E DESCUBRA
O PERSONAGEM DO
FOLCLORE.
ATENDIMENTO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – A.E.E
FOLCLORE
BRASILEIRO
A PALAVRA FOLCLORE SIGNIFICA
O ATO DE
ENSINAR (LORE) UM CONJUNTO DE COSTUMES,
LENDAS
E MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS
DO POVO (FOLK) PRESERVADOS PELA TRADIÇÃO
ORAL.
1. VAMOS TESTAR SEUS
CONHECIMENTOS SOBRE O
FOLCLORE REALIZANDO AS
ATIVIDADES ABAIXO:
A) ENUMERE OS PROVÉRBIOS
DE ACORDO COM
OS NÚMEROS DAS
FIGURAS.
b) SEPARE
AS PALAVRAS ABAIXO
E DESCUBRA O
TRAVA-LÍNGUAS.
c)
DESCUBRA
A RESPOSTA DAS
ADIVINHAS, PINTANDO COM
AS MESMAS CORES
AS PERGUNTAS E
AS RESPOSTAS.
d)
ENCONTRE NO
CAÇA-PALAVRAS OS PERSONAGENS
DO FOLCLORE.
E)
RESOLVA A
CRUZADINHA:
ATIVIDADE
Momentos de Brincadeiras
É
muito importante resgatar as brincadeiras que fizeram parte da infância dos
pais, avós, tios, padrinhos e outros familiares, que também foram crianças.
As
diversas brincadeiras expressam esta riqueza, essa diversidade cultural. Para
não deixar as brincadeiras das diversas infâncias tornarem-se manifestações
esquecidas de vez, nós precisamos brincar.
A brincadeira é uma forma lúdica de
desenvolver a expressão corporal, ritmo e coordenação motora das crianças.
Vamos aproveitar o
momento em família e brincar com as crianças? Registre esses momentos com fotos
e envie-os para a sua professora!
Prática 1: Amarelinha
DESENVOLVIMENTO
Primeiro as crianças devem decidir a ordem
dos jogadores, em seguida o jogador da vez se coloca na frente da amarelinha e
joga a pedra na casa do número 1. Então ele salta sobre a casa onde está a
pedra sem pisar na linha, caindo com os dois pés no 2 e no 3, com um pé só no 4
e repetindo essa sequência até ao 10. Quando
terminar sua sequência ou se errar deve ceder a sua vez ao próximo jogador.
Quando chegar a vez novamente do jogador que perder, ele deve retomar a partir
da casa que errou na vez anterior. O jogador que terminar a sequência primeiro,
vence!
Perde a vez aquele jogador que jogar a pedra
fora da casa desejada, apoiar-se com os dois pés no interior de uma mesma casa,
trocar o pé de apoio durante o percurso e esquecer a pedra. Muito legal, não é
mesmo?
Prática 2: Brincadeira de roda- Atirei o pau no
gato
DESENVOLVIMENTO
Para brincar, as crianças devem ficar em
roda, cantando a música, correndo e pulando. No miau, todas as crianças podem gritar, dar um pulinho e cair para
trás ou se agachar.
Atirei a o pau no gato, t-o-tó
Mas o gato-t-o-tó
Não morreu, reu, reu
Dona Chica, ca, ca
Admirou-se, se
Do berro, do berro que o gato deu Miau!!
Prática 3:
Batata quente
DESENVOLVIMENTO
Uma das brincadeiras antigas mais famosa. Quem é que gosta de ter uma
batata quente nas mãos? Ninguém! E é este o princípio desta brincadeira.
1-As crianças
sentam-se em círculo e alguém fica de fora (de costas ou com os olhos
vendados);
2-Enquanto a criança
de fora estiver cantando: “Batata quente, quente, quente…” as crianças
da roda passam uma
bola ou objeto de mãos em mãos até que ela diga: “queimou”.
3-Quem estiver com o
objeto na mão, neste momento, passa a ficar de fora e a cantar.
Prática 4: Gato mia
DESENVOLVIMENTO
As crianças fazem um círculo e uma criança fica no meio com os olhos
vendados. As crianças devem cantar a música abaixo e ao final uma criança deve
miar e a criança que está com os olhos vendados deve adivinhar quem miou. Agora
busque por soluções para problemas identificados.
Senhor caçador,
preste bem atenção!
Não vá se enganar,
quando o gato miar.
Mia gato!
Momentos
Artístico Culturais – Música e Produção de Sons
Música
As fontes de conhecimento da criança são as
situações que ela tem oportunidade de experimentar em seu dia a dia. Dessa
forma, quanto maior a riqueza de estímulos que ela receber, melhor será seu
desenvolvimento intelectual.
Nesse sentido, as experiências rítmicas e
musicais que permitem uma participação ativa (vendo, ouvindo, tocando)
favorecem o desenvolvimento dos sentidos das crianças.
Ao trabalhar com os sons, ela desenvolve sua
acuidade auditiva; ao acompanhar gestos ou dançar, ela está trabalhando a
coordenação motora e a atenção; ao cantar ou imitar sons, ela está descobrindo
suas capacidades e estabelecendo relações com o ambiente em que vive.
Além disso, ao expressar-se musicalmente em
brincadeiras que lhe deem prazer, ela demonstra seus sentimentos, libera suas
emoções, desenvolvendo um sentimento de segurança e autorrealização.
O nosso convite é para você, criança,
explorar bastante a sonoridade musical, iniciando pelo seu próprio corpo.
Experimente e brinque com os sons que consegue extrair do seu corpo:
Batendo
palmas;
Batendo
os pés;
Estalando
os dedos;
Estalando
a língua;
Mandando
beijos;
Batendo
as mãos nas pernas;
Batendo
as mãos no peito;
Batendo
nas bochechas com a boca em forma de O;
Bater
na boca emitindo sons;
Dentre
muitos outros.
Você também pode criar sons com objetos de casa ou confeccionar instrumentos com materiais reciclados e acompanhar as suas músicas preferidas com estes instrumentos. Segue a dica de alguns instrumentos que podem ser confeccionados em casa.
Obs.:
Não esqueça de registrar os momentos com fotos, desenhos e enviar os registros para a professora.
REGISTRO FOTOGRÁFICO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário em nosso Blog...