Roteiro de Estudos – EE CÉLIA
KEIKO IKEDA
Dias 17/08/2020 A 21/08/2020
Disciplina:
Arte
Professor:
Karen Suellen dos Santos
Ano/série/Turma:
6º ANO
Período:
Tarde
Atividades:
CONTINUAÇÃO
DAS ATIVIDADES:
COPIAR
O TEXTO A SEGUIR:
Ação física: Ação executada pelos atores
(teatro/dança/circo) envolvendo voz, gestos e movimentos. Esta ação, aliada a
aspectos como cenografia, texto, iluminação, sonoplastia, maquiagem, figurino
etc., gera a atuação, que é lida e interpretada pelo espectador, que lhe
atribui sentido a partir de seu conhecimento de mundo e de suas experiências
anteriores, sentimentos, sensações e emoções.
Adereço: Acessório que compõem o conjunto estético de um
personagem.
Comédia: Gênero que explora situações do dia a dia,
exagera particularidades do comportamento humano e critica costumes de forma
bem-humorada, provocando risos no público.
Cena: Trecho, recorte, fração ou acontecimento dramático.
Cenário: Conjunto de elementos que, combinados, mimetizam
ambientes reais, para reforçar a atmosfera onírica do palco.
Construções corporais e vocais: Conjunto de
características físicas e vocais pesquisadas, experimentadas e assumidas pelo
ator, para a configuração de uma personagem no fazer teatral.
Espectador: Aquele que assiste a um espetáculo.
Esquetes: é uma cena curta (no máximo tem duração de dez
minutos). Em sua maioria, os atores atuam e improvisam uma cena com teor
cômico.
Farsa: Gênero que, apesar de ser dramático, é cômico,
exagerado e extravagante na abordagem de situações cotidianas, valores e
relações sociais. Seus personagens são excêntricos e caricatos.
Figurino: Vestimenta utilizada pelos atores para a
caracterização de personagens, que identifica suas características, idade,
sexo, idade, classe social, profissão, nacionalidade, religião etc. Pode
também, indicar uma época, região, estação do ano.
Gestualidade: Conjunto de gestos que caracteriza
determinado personagem.
Iluminação: Infinitos recursos que participam e colaboram
com a produção de sentido do acontecimento teatral.
Improvisação: Essa técnica possibilita ações espontâneas para
o trabalho do ator e do não ator. O improvisador explora seus limites criativos
e agilidade criativa. Ela pode ser realizada tanto individualmente quanto em
equipe.
Jogo Cênico ou Jogo Dramático: Os jogos cênicos,
geralmente, são realizados para explorar a gestualidade e a voz, a partir de
temas, desafios e situações corriqueiras. Desenvolvidos
em grupo, onde cada indivíduo elabora por si e com os outros, situações
cênicas, utilizando-se de diversos signos visuais, sonoros e corporais.
Maquiagem: Possui diversas funções. No nosso caso,
servirá apenas como forma de teatralização da fisionomia.
Personagem: Papel assumido por um ator ou uma atriz a
partir de um esboço criado por um autor. Como exemplo, utilizaremos alguns
personagens da Commedia Dell’arte.
Personagens da comédia e da farsa: Estes gêneros teatrais
não possuem personagens específicos, porém, há particularidades e semelhanças
entre eles, como por exemplo: o exagero, a imitação de costumes, a intriga, a
paródia, os estereótipos e o deboche.
Performance: Manifestação artística que ocorre em
determinado momento (ao vivo), geralmente, em espaços não convencionais para o
teatro. Nela, o ator interpreta ideias com liberdade, associa diferentes
linguagens, produzindo algo híbrido e impactante.
Relação com o espectador: Por muito tempo, foi esquecido
ou considerado sem importância no seu processo de desenvolvimento, mas,
atualmente, é visto como parte da obra, afetando-a e sendo afetado por ela. O
efeito da atuação do artista sobre o espectador está fortemente ligado ao
efeito do espectador sobre o artista.
Relação entre as linguagens teatral e circense: A
principal característica a ser observada é a presença do ser humano em estado
espetacular, que utiliza recursos dramáticos e expressivos na condução da
performance cênica. Há a utilização de roteiros pré-definidos, de improvisação,
de personagens, de construções corporais e vocais, de figurinos, de adereços,
de iluminação, de sonoplastia específica etc. Embora a formatação do espetáculo
seja distinta, ambos podem utilizar espaços diferentes, por exemplo, uma
apresentação teatral pode “caber” em espaços nos quais uma apresentação de
determinados números circenses, não.
Sonoplastia: Este termo é recorrente em teatro, circo,
cinema, rádio e televisão. Compreende a recriação de sons da natureza, de
animais e objetos, de ações e movimentos, ilustrados ou sugeridos sonoramente
em cada cena. Contemplava, também, a gravação e a montagem de diálogos, bem
como a seleção, a gravação e o alinhamento de música com função dramatúrgica.
Texto dramático: Textos escritos ou adaptados com o
objetivo de serem encenados.
RESPONDER AS QUESTÕES:
1)
Quem já foi ao teatro? Qual peça viram?
2)
Lembram de algum personagem? Como era a roupa
dele (figurino)? Algum personagem usava chapéu, bengala, guarda-chuva, ou outro
objeto (adereço)?
3)
Como ele andava? Como eram seus gestos?
(gestualidade) Como era a voz dele (era normal ou diferente)? Ele usava
maquiagem ou máscara? Como eram?
4)
Como era o cenário da peça? Tinha uma iluminação
contínua (como a da sala de aula) ou ela mudava?
5)
Havia música e/ou ruídos durante a apresentação?
O que pensam sobre o que ouviram? A música e os ruídos ajudaram ou atrapalharam
as cenas?
6)
Sabem o que é Improvisação teatral? E jogo
cênico? Justifique sua resposta.
7)
O que acham que é uma performance?
8)
Existem diversos gêneros teatrais. Sabendo
disso, vocês sabem quais são as diferenças e semelhanças entre comédia e farsa?
Justifique sua resposta.
9)
O que é um esquete? Qual a diferença entre cena
e esquete?
10)
Alguém já foi ao circo? Conhecem o personagem palhaço?
Já viram este personagem em algum outro lugar?
11)
Existem relações entre o teatro e o circo?
Nas próximas questões você deve
fazer um desenho.
12)
Faça um desenho que represente pra você o
teatro.
13)
Faça um desenho que represente pra você o circo.
Avaliação:
(folha separada)
O acompanhamento da realização
dessa atividade e a aprendizagem será a “entrega” registro escrito em envio dos
trabalhos via e-mail para: prof.karen.artes@gmail.com (informar
nome, série e escola) ou quando retornar o ensino
presencial.
O plantão de
dúvidas sobre os roteiros de Arte, estão sendo pelo e-mail prof.karen.artes@gmail.com nos dias:
·
2ª feira das
13:00 às 17:30hs e
·
3ª das 08:00 às
12:00 e das 13:00 às 17:30hs
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário em nosso Blog...