segunda-feira, 17 de agosto de 2020

ROTEIRO DE ATIVIDADES ARTE DE 17/08/2020 A 21/08/2020 - 6º ANO - PROFª KAREN

 

Roteiro de Estudos – EE CÉLIA KEIKO IKEDA

 

Ÿ  Dias  17/08/2020 A 21/08/2020

 

Ÿ  Disciplina: Arte

Ÿ  Professor: Karen Suellen dos Santos

Ÿ  Ano/série/Turma: 6º ANO

Ÿ  Período: Tarde

 

Ÿ  Atividades:

 

CONTINUAÇÃO DAS ATIVIDADES:

 

COPIAR O TEXTO A SEGUIR:

Elementos do teatro

Ação física: Ação executada pelos atores (teatro/dança/circo) envolvendo voz, gestos e movimentos. Esta ação, aliada a aspectos como cenografia, texto, iluminação, sonoplastia, maquiagem, figurino etc., gera a atuação, que é lida e interpretada pelo espectador, que lhe atribui sentido a partir de seu conhecimento de mundo e de suas experiências anteriores, sentimentos, sensações e emoções.

Adereço: Acessório que compõem o conjunto estético de um personagem.

Comédia: Gênero que explora situações do dia a dia, exagera particularidades do comportamento humano e critica costumes de forma bem-humorada, provocando risos no público.

Cena: Trecho, recorte, fração ou acontecimento dramático.

Cenário: Conjunto de elementos que, combinados, mimetizam ambientes reais, para reforçar a atmosfera onírica do palco.

Construções corporais e vocais: Conjunto de características físicas e vocais pesquisadas, experimentadas e assumidas pelo ator, para a configuração de uma personagem no fazer teatral.

Espectador: Aquele que assiste a um espetáculo.

Esquetes: é uma cena curta (no máximo tem duração de dez minutos). Em sua maioria, os atores atuam e improvisam uma cena com teor cômico.

Farsa: Gênero que, apesar de ser dramático, é cômico, exagerado e extravagante na abordagem de situações cotidianas, valores e relações sociais. Seus personagens são excêntricos e caricatos.

Figurino: Vestimenta utilizada pelos atores para a caracterização de personagens, que identifica suas características, idade, sexo, idade, classe social, profissão, nacionalidade, religião etc. Pode também, indicar uma época, região, estação do ano.

Gestualidade: Conjunto de gestos que caracteriza determinado personagem.

Iluminação: Infinitos recursos que participam e colaboram com a produção de sentido do acontecimento teatral.

Improvisação: Essa técnica possibilita ações espontâneas para o trabalho do ator e do não ator. O improvisador explora seus limites criativos e agilidade criativa. Ela pode ser realizada tanto individualmente quanto em equipe.

Jogo Cênico ou Jogo Dramático: Os jogos cênicos, geralmente, são realizados para explorar a gestualidade e a voz, a partir de temas, desafios e situações corriqueiras. Desenvolvidos em grupo, onde cada indivíduo elabora por si e com os outros, situações cênicas, utilizando-se de diversos signos visuais, sonoros e corporais.

Maquiagem: Possui diversas funções. No nosso caso, servirá apenas como forma de teatralização da fisionomia.

Personagem: Papel assumido por um ator ou uma atriz a partir de um esboço criado por um autor. Como exemplo, utilizaremos alguns personagens da Commedia Dell’arte.

Personagens da comédia e da farsa: Estes gêneros teatrais não possuem personagens específicos, porém, há particularidades e semelhanças entre eles, como por exemplo: o exagero, a imitação de costumes, a intriga, a paródia, os estereótipos e o deboche.

Performance: Manifestação artística que ocorre em determinado momento (ao vivo), geralmente, em espaços não convencionais para o teatro. Nela, o ator interpreta ideias com liberdade, associa diferentes linguagens, produzindo algo híbrido e impactante.

Relação com o espectador: Por muito tempo, foi esquecido ou considerado sem importância no seu processo de desenvolvimento, mas, atualmente, é visto como parte da obra, afetando-a e sendo afetado por ela. O efeito da atuação do artista sobre o espectador está fortemente ligado ao efeito do espectador sobre o artista.

Relação entre as linguagens teatral e circense: A principal característica a ser observada é a presença do ser humano em estado espetacular, que utiliza recursos dramáticos e expressivos na condução da performance cênica. Há a utilização de roteiros pré-definidos, de improvisação, de personagens, de construções corporais e vocais, de figurinos, de adereços, de iluminação, de sonoplastia específica etc. Embora a formatação do espetáculo seja distinta, ambos podem utilizar espaços diferentes, por exemplo, uma apresentação teatral pode “caber” em espaços nos quais uma apresentação de determinados números circenses, não.

Sonoplastia: Este termo é recorrente em teatro, circo, cinema, rádio e televisão. Compreende a recriação de sons da natureza, de animais e objetos, de ações e movimentos, ilustrados ou sugeridos sonoramente em cada cena. Contemplava, também, a gravação e a montagem de diálogos, bem como a seleção, a gravação e o alinhamento de música com função dramatúrgica.

Texto dramático: Textos escritos ou adaptados com o objetivo de serem encenados.

 

RESPONDER AS QUESTÕES:

1)      Quem já foi ao teatro? Qual peça viram?

2)      Lembram de algum personagem? Como era a roupa dele (figurino)? Algum personagem usava chapéu, bengala, guarda-chuva, ou outro objeto (adereço)?

3)      Como ele andava? Como eram seus gestos? (gestualidade) Como era a voz dele (era normal ou diferente)? Ele usava maquiagem ou máscara? Como eram?

4)      Como era o cenário da peça? Tinha uma iluminação contínua (como a da sala de aula) ou ela mudava?

5)      Havia música e/ou ruídos durante a apresentação? O que pensam sobre o que ouviram? A música e os ruídos ajudaram ou atrapalharam as cenas?

6)      Sabem o que é Improvisação teatral? E jogo cênico? Justifique sua resposta.

7)      O que acham que é uma performance?

8)      Existem diversos gêneros teatrais. Sabendo disso, vocês sabem quais são as diferenças e semelhanças entre comédia e farsa? Justifique sua resposta.

9)      O que é um esquete? Qual a diferença entre cena e esquete?

10)   Alguém já foi ao circo? Conhecem o personagem palhaço? Já viram este personagem em algum outro lugar?

11)   Existem relações entre o teatro e o circo?

 

Nas próximas questões você deve fazer um desenho.

12)   Faça um desenho que represente pra você o teatro.

 

13)   Faça um desenho que represente pra você o circo.

 

 

Ÿ  Avaliação: (folha separada)

 

O acompanhamento da realização dessa atividade e a aprendizagem será a “entrega” registro escrito em envio dos trabalhos via e-mail para: prof.karen.artes@gmail.com (informar nome, série e escola) ou quando retornar o ensino presencial.

O plantão de dúvidas sobre os roteiros de Arte, estão sendo pelo e-mail prof.karen.artes@gmail.com nos dias:

·         2ª feira das 13:00 às 17:30hs e

·         3ª das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:30hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário em nosso Blog...