Roteiro de Estudos – E.E. Célia Keiko Ikeda
Disciplina: HISTORIA
Professor: Vanessa Mota
Ano/série: 6º Ano
Data: 28/04
Habilidades/conteúdos: EFO6HI07 – Identificar aspectos e formas de
registros da sociedade antigas.
LEITURA DO TEXTO: Antiguidade Moderna
Sabe-se que
as divisões dos períodos históricos entre Idades (Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea) foram
adotadas por historiadores do século XIX após acontecimentos como a Revolução Francesa e a
formação dos Estados Nacionais na
Europa e em outras regiões do mundo.
De modo
geral, a Idade Antiga compreende um período que se estende, aproximadamente, de
4.000 a.C. a 476 d.C., data em foi deposto o último imperador romano ocidental, Rômulo Augusto. Esse arco
temporal que enquadra o período da Antiguidade orienta-se, convencionalmente,
pelo florescimento e apogeu das civilizações que se desenvolveram na Europa e
no Médio Oriente, isto é, as civilizações da Mesopotâmia, do Egito Antigo, os
povos Hebreus, a Grécia Antiga e a Roma Antiga.
As outras
civilizações antigas, como a persa, a chinesa, a indiana, os
vários reinos africanos, os germanos, vikings, etc.,
aparecem nos conteúdos escolares de forma adjacente, na medida em que aparecem
relacionadas com as civilizações citadas no parágrafo anterior. Vejamos algumas
das peculiaridades das civilizações mais comumente abordadas:
Mesopotâmia: Na
região conhecida como Mesopotâmia (nome que significa “Terra
entre Rios”), onde atualmente se encontram o Iraque e a Síria, várias
civilizações desenvolveram-se. Os temas referentes ao estudo da Mesopotâmia
referem-se a todas elas, desde os sumérios e acádios até os caldeus, assírios e
babilônios. Aspectos relacionados com a herança cultural desses povos também
devem ser são ressaltados, como o Código de Hamurabi.
Egito
Antigo: O conteúdo de Egito Antigo reúne
temas referentes à vasta história da civilização egípcia, que, por convenção, é
dividade entre Alto, Médio e Baixo Império. Além da
organização do conteúdo de acordo com a cronologia dos eventos principais, é
importante que sejam destacadas ainda as várias particularidades dos egípcios,
como a escrita hieroglífica e as Pirâmides do vale de Gizé.
Hebreus: Os hebreus estão
entre os povos do Médio Oriente que não desenvolveram um império com
características expansionistas (como os fenícios e os persas), mas que chegaram
a ter um período de instituições monárquicas cujos representantes mais célebres
foram os reis Davi e Salomão. Mas
outros aspectos permeiam a história dos hebreus: a fase da organização em
patriarcados, os cativeiros na Babilônia e no Egito, os profetas, a literatura
salmista e apocalíptica, entre tantos outros aspectos.
Grécia Antiga: o que se
entende por Grécia Antiga, na verdade,
é um conjunto de cidades-estado que organizaram seus próprios sistemas de vida
social e política na Península Balcânica e na região da Anatólia, ambas
banhadas pelo Mar Egeu. Entre essas cidades-estado, estavam Atenas, Esparta e Tebas,
consideradas as mais poderosas. Da interação e das guerras entre essas
cidades-estado, muitas características foram sendo articuladas, e boa parte
delas passou a integrar a civilização europeia.
Roma Antiga: a
civilização romana, ou Roma Antiga,
desenvolveu-se na Península Itálica a partir dos povos latinos, que se
instalaram nessa região. A civilização conseguiu um nível de expansão e de
organização imperial sem precedente na Antiguidade. Mas antes de se transformar
em império, Roma organizou-se por meio do modelo de República (modelo esse
desenvolvido pelos próprios romanos).
ATIVIDADES;
Fazer uma redação prévia em sua casa :
1 – Existem objetos artesanais?
2 - Quais são eles?
3 - Onde eles foram produzidos ?
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