2º Roteiro de Estudos / 7º ano Disciplina de Geografia
Professora Christiane
Ano/série: 7º Ano
Habilidades:
(EF07GE02) Analisar
a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e
territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e
contemporâneas.
(EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as
territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades
remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos
e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos
legais dessas comunidades.
(EF07GE04) Analisar a distribuição territorial da
população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena,
africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas
regiões brasileiras.
Atividade 01
Visando apresentar as características da população
brasileira, proponha aos alunos um projeto
de pesquisa em que eles deverão trabalhar com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE). Para isso, dedique essa aula a explorar o conteúdo do Atlas do censo demográfico de 2010, disponível em: <http://linkte.me/t486h>. Acesso em: 31 out. 2018.
de pesquisa em que eles deverão trabalhar com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE). Para isso, dedique essa aula a explorar o conteúdo do Atlas do censo demográfico de 2010, disponível em: <http://linkte.me/t486h>. Acesso em: 31 out. 2018.
Promova uma exploração guiada pelos seguintes temas:
v
Distribuição espacial da população, com
observação dos mapas de densidade populacional e população rural;
▪
Urbanização, observando os mapas de população
urbana e urbanização;
▪
Características demográficas, abordando o
crescimento populacional, a razão de sexo, o índice de envelhecimento nos
municípios e a composição da população e por idade;
▪
Perfil socioeconômico da população, para
visualizar o panorama do analfabetismo (por faixa etária, por cor ou raça), da
escolaridade, do rendimento médio por nível de instrução, das mulheres
responsáveis pelo domicílio e da taxa de atividade e nível de ocupação;
▪
Diversidade cultural, para entender a população
segundo cor ou raça, a presença da população indígena e a origem do migrante.
Faça a leitura dos mapas e dos gráficos e descreva no
caderno os pontos mais importantes.
Assista o vídeo ( link abaixo) para
responder as questões abaixo.
Atividade 02
Identifiquem, na imagem a seguir, elementos fundamentais
para a ocupação, o domínio e a expansão portuguesa na construção do território
brasileiro.
Fonte: IBGE. Capitanias
hereditárias. Disponível em: <https://mapas.ibge.gov.br/escolares/publico-infantil/brasil/capitanias-hereditarias>.
Acesso em: 15 set. 2018.
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Atividade 03
"____________ são
descendentes de africanos escravizados que mantêm tradições culturais, de
subsistência e religiosas ao longo dos séculos. Uma das funções da Fundação
Cultural Palmares é formalizar a existência destas comunidades, assessorá-las
juridicamente e desenvolver projetos, programas e políticas públicas de acesso
à cidadania".
FCP, FUNDAÇÃO Cultural
Palmares In: FERREIRA, G.B. e outros. Organização de mulheres quilombolas:
Experiência de empreendimento solidário na Comunidade da Matinha dos Pretos –
Feira de Santana – Bahia. Entrelaçando. Edição especial, n. 11, Ano VII, Volume
1. Disponível em: <https://www2.ufrb.edu.br/revistaentrelacando/images/edicoes/volume11/artigos/3_ORGANIZA%C3%87%C3%83O_DE_MULHERES_QUILOMBOLAS_EXPERI%C3%8ANCIA_DE_EMPREENDIMENTO_SOLID%C3%81RIO_NA_COMUNIDADE_DA_MATINHA_DOS_PRETOS_FEIRA_DE_SANTANA_BA__p%C3%A1gs_21_-_29.pdf>.
Acesso em 24 out. 2018.
a) Qual termo suprimido completa
adequadamente o trecho acima?
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b) Onde está
localizado o topônimo "Palmares" e qual a relação com o termo acima
identificado? Qual fato histórico importante ocorreu nesse local? Quando
aconteceu esse episódio?
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Atividade 04
A expansão
europeia, desde os tempos das Grandes Navegações até o período conhecido como
Neocolonialismo, significou também a expansão do sistema capitalista. O trecho
a seguir permite conheceremos uma dimensão das consequências dessa expansão,
que em termos territoriais significou, para o Brasil, um domínio e uma
exploração mais sistematizada e predatória, tendo em vista a necessidade de
consolidação das economias capitalistas emergentes na Europa.
Leia com
atenção o texto e identifique divergências entre as noções de progresso e
qualidade de vida para o europeu – simbolizado na figura de Dom João VI – e os
Krenak, no contexto da expansão e consolidação do capitalismo em escala global.
"Diante de toda repercussão, lendas de antropofagismo
e histórias inimagináveis, um rei que viera para nossas terras conhecido por
Dom João VI decide declarar guerra ao nosso povo, uma guerra que teve o nome de
Guerra Justa aos Botocudos. A justificativa do nome era porque os Krenak
impediam o desenvolvimento por toda região. Para ser sincero, nosso povo
impedia que nossas matas fossem queimadas, nossos rios poluídos, nossas
riquezas extraídas e nossa dignidade machada com sangue inocente. E por acharem
que esta terra não tinha dono decidiram nos exterminar por completo, sem que
nenhuma vida fosse poupada".
KRENAK, Shirley;
KRENAK, Douglas. Os Krenak de Minas Gerais. In: ALVES, Maria Thereza (proj.). Dicionário Krenak-Português /
Português-Krenak. Lisboa: MAUMAUS, 2010. p. 15.
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Atividade 05
Selecione dois produtos que você costuma consumir em
sua moradia ou em seu dia a dia: um relacionado à alimentação e outro
relacionado à vestimenta. Identifique quais as matérias-primas utilizadas na
produção de cada um deles e os locais onde foram produzidos e/ou
comercializados. Depois, escreva sobre possíveis impactos ambientais gerados na
produção, na circulação e na comercialização desses produtos.
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Atividade
06
Observe a seguir dois mapas da região Amazônica: o primeiro
deles é de 1976 e o segundo, de 2014. Compare-os para responder às questões.
Fonte: IBGE. Atlas escolar. Disponível em:<https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_evolucao_antropismo_AM.pdf>.
Acesso em: 14 ago. 2018.
a) Descreva os mapas a partir da distribuição da
"Área antropizada".
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b) Com base em seus conhecimentos sobre a ocupação
humana na região Amazônica, explique o crescimento da área antropizada mostrada
nos mapas.
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Atividade 7
Leia o trecho da letra da música “Inclassificáveis”,
de Arnaldo Antunes.
Que preto, que branco, que índio o quê?
[...] Aqui somos mestiços mulatos
Cafuzos pardos mamelucos sararás
Crilouros guaranisseis e judárabes
Orientupis orientupis
Ameriquítalos luso nipo caboclos
Orientupis orientupis
Iberibárbaros indo ciganagôs
Somos o que somos
Inclassificáveis
[...] Aqui somos mestiços mulatos
Cafuzos pardos tapuias tupinamboclos
Americarataís yorubárbaros
Somos o que somos.
Disponível em:
https://www.letras.mus.br/arnaldo-antunes/91636. Acesso em: mar. 2020
a) Pesquise o significado das palavras que você
desconhece.
b) Você conseguiu compreender a mensagem da música?
c) Que relação podemos estabelecer entre a letra da
música e a formação da população brasileira?
d) O autor faz uma crítica na letra da música. Que
crítica é essa? Você concorda com ela?
ATIVIDADE 8
Assista o vídeo (link abaixo) para responder as
questões:
Observe o mapa abaixo e responda os itens que seguem.
a) Pinte os estados que fazem
parte da Região Sudeste.
b) Cite as regiões brasileiras
que fazem limite com a Região Centro-Oeste.
c) Cite os países que fazem
fronteira com a Região Norte.
d) Escreva o nome dos estados que compõem a
região Nordeste e suas capitais.
ATIVIDADE
9
Observe o gráfico
abaixo e responda os itens que seguem.
Fonte: IBGE. Sinopse Censo 2010.
Disponível em:
https://censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index.php?dados=5&uf=00 Acesso
em: mar. 2020.
a) Qual é o assunto proposto no gráfico?
b) Qual região possui a maior porcentagem de pessoas?
c) Qual região possui a menor porcentagem de pessoas?
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