quarta-feira, 29 de abril de 2020

2º Roteiro de Estudo 7º ano de Disciplina de Geografia

2º Roteiro de Estudos / 7º ano Disciplina de Geografia

 Professora Christiane

 Ano/série: 7º Ano

Habilidades:

(EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.
(EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
(EF07GE04) Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras.





Atividade  01

Visando apresentar as características da população brasileira, proponha aos alunos um projeto
de pesquisa em que eles deverão trabalhar com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE). Para isso,  dedique essa aula a explorar o conteúdo do Atlas do censo demográfico de 2010, disponível em: <http://linkte.me/t486h>. Acesso em: 31 out. 2018.

Promova uma exploração guiada pelos seguintes temas:
v  Distribuição espacial da população, com observação dos mapas de densidade populacional e população rural;
            Urbanização, observando os mapas de população urbana e urbanização;
            Características demográficas, abordando o crescimento populacional, a razão de sexo, o índice de envelhecimento nos municípios e a composição da população e por idade;
            Perfil socioeconômico da população, para visualizar o panorama do analfabetismo (por faixa etária, por cor ou raça), da escolaridade, do rendimento médio por nível de instrução, das mulheres responsáveis pelo domicílio e da taxa de atividade e nível de ocupação;
            Diversidade cultural, para entender a população segundo cor ou raça, a presença da população indígena e a origem do migrante.
Faça a leitura dos mapas e dos gráficos e descreva no caderno os pontos mais importantes.

Assista o vídeo ( link abaixo) para responder as  questões abaixo.




Atividade 02
Identifiquem, na imagem a seguir, elementos fundamentais para a ocupação, o domínio e a expansão portuguesa na construção do território brasileiro.















Fonte: IBGE. Capitanias hereditárias. Disponível em: <https://mapas.ibge.gov.br/escolares/publico-infantil/brasil/capitanias-hereditarias>. Acesso em: 15 set. 2018.
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Atividade 03

"____________ são descendentes de africanos escravizados que mantêm tradições culturais, de subsistência e religiosas ao longo dos séculos. Uma das funções da Fundação Cultural Palmares é formalizar a existência destas comunidades, assessorá-las juridicamente e desenvolver projetos, programas e políticas públicas de acesso à cidadania".
FCP, FUNDAÇÃO Cultural Palmares In: FERREIRA, G.B. e outros. Organização de mulheres quilombolas: Experiência de empreendimento solidário na Comunidade da Matinha dos Pretos – Feira de Santana – Bahia. Entrelaçando. Edição especial, n. 11, Ano VII, Volume 1. Disponível em: <https://www2.ufrb.edu.br/revistaentrelacando/images/edicoes/volume11/artigos/3_ORGANIZA%C3%87%C3%83O_DE_MULHERES_QUILOMBOLAS_EXPERI%C3%8ANCIA_DE_EMPREENDIMENTO_SOLID%C3%81RIO_NA_COMUNIDADE_DA_MATINHA_DOS_PRETOS_FEIRA_DE_SANTANA_BA__p%C3%A1gs_21_-_29.pdf>.
Acesso em 24 out. 2018.

a) Qual termo suprimido completa adequadamente o trecho acima?
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b) Onde está localizado o topônimo "Palmares" e qual a relação com o termo acima identificado? Qual fato histórico importante ocorreu nesse local? Quando aconteceu esse episódio?
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Atividade 04
 A expansão europeia, desde os tempos das Grandes Navegações até o período conhecido como Neocolonialismo, significou também a expansão do sistema capitalista. O trecho a seguir permite conheceremos uma dimensão das consequências dessa expansão, que em termos territoriais significou, para o Brasil, um domínio e uma exploração mais sistematizada e predatória, tendo em vista a necessidade de consolidação das economias capitalistas emergentes na Europa.

 Leia com atenção o texto e identifique divergências entre as noções de progresso e qualidade de vida para o europeu – simbolizado na figura de Dom João VI – e os Krenak, no contexto da expansão e consolidação do capitalismo em escala global.
"Diante de toda repercussão, lendas de antropofagismo e histórias inimagináveis, um rei que viera para nossas terras conhecido por Dom João VI decide declarar guerra ao nosso povo, uma guerra que teve o nome de Guerra Justa aos Botocudos. A justificativa do nome era porque os Krenak impediam o desenvolvimento por toda região. Para ser sincero, nosso povo impedia que nossas matas fossem queimadas, nossos rios poluídos, nossas riquezas extraídas e nossa dignidade machada com sangue inocente. E por acharem que esta terra não tinha dono decidiram nos exterminar por completo, sem que nenhuma vida fosse poupada".
KRENAK, Shirley; KRENAK, Douglas. Os Krenak de Minas Gerais. In: ALVES, Maria Thereza (proj.). Dicionário Krenak-Português / Português-Krenak. Lisboa: MAUMAUS, 2010. p. 15.
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Atividade 05
Selecione dois produtos que você costuma consumir em sua moradia ou em seu dia a dia: um relacionado à alimentação e outro relacionado à vestimenta. Identifique quais as matérias-primas utilizadas na produção de cada um deles e os locais onde foram produzidos e/ou comercializados. Depois, escreva sobre possíveis impactos ambientais gerados na produção, na circulação e na comercialização desses produtos.
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Atividade 06
Observe a seguir dois mapas da região Amazônica: o primeiro deles é de 1976 e o segundo, de 2014. Compare-os para responder às questões.
















Fonte: IBGE. Atlas escolar. Disponível em:<https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_evolucao_antropismo_AM.pdf>. Acesso em: 14 ago. 2018.


a) Descreva os mapas a partir da distribuição da "Área antropizada".
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b) Com base em seus conhecimentos sobre a ocupação humana na região Amazônica, explique o crescimento da área antropizada mostrada nos mapas.
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Atividade 7
Leia o trecho da letra da música “Inclassificáveis”, de Arnaldo Antunes.

Que preto, que branco, que índio o quê?
[...] Aqui somos mestiços mulatos
Cafuzos pardos mamelucos sararás
Crilouros guaranisseis e judárabes
Orientupis orientupis
Ameriquítalos luso nipo caboclos
Orientupis orientupis
Iberibárbaros indo ciganagôs
Somos o que somos
Inclassificáveis
[...] Aqui somos mestiços mulatos
Cafuzos pardos tapuias tupinamboclos
Americarataís yorubárbaros
Somos o que somos.

Disponível em: https://www.letras.mus.br/arnaldo-antunes/91636. Acesso em: mar. 2020

a) Pesquise o significado das palavras que você desconhece.

b) Você conseguiu compreender a mensagem da música?

c) Que relação podemos estabelecer entre a letra da música e a formação da população brasileira?

d) O autor faz uma crítica na letra da música. Que crítica é essa? Você concorda com ela?


ATIVIDADE 8

Assista o vídeo (link abaixo) para responder as questões:


Observe o mapa abaixo e responda os itens que seguem.


a) Pinte os estados que fazem parte da Região Sudeste.

b) Cite as regiões brasileiras que fazem limite com a Região Centro-Oeste.

c) Cite os países que fazem fronteira com a Região Norte.

 d) Escreva o nome dos estados que compõem a região Nordeste e suas capitais.








ATIVIDADE 9

Observe o gráfico abaixo e responda os itens que seguem.












 Fonte: IBGE. Sinopse Censo 2010. Disponível em:                
  https://censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index.php?dados=5&uf=00 Acesso em: mar. 2020.

a) Qual é o assunto proposto no gráfico?

b) Qual região possui a maior porcentagem de pessoas?

c) Qual região possui a menor porcentagem de pessoas?

d) A cidade de Campo Grande/MS se encontra em qual região?

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