terça-feira, 28 de abril de 2020

2º Roteiro de Estudos 8º ano de História professora Christiane


2º Roteiro de Estudos de História Celia Keiko Ikeda

Professora: Christiane

8º ANO

Habilidades
(EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
(EF08HI03) Analisar os impactos da Revolução Industrial nas relações de trabalho, na produção e circulação de povos, produtos e culturas.
(EF08HI04) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
(EF08HI13) Analisar o processo de independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.
Orientações de estudo:
Caros alunos, assistam as aulas no CMSP ou no youtube. Leiam os textos e assistam os vídeos para realizarem as atividades. Lembre-se que elas devem ser feitas no caderno (Perguntas e respostas). Nos veremos em breve. Um abraço.
 O ouro no Brasil

1) Analise as colunas abaixo sobre a fiscalização da atividade mineradora no Brasil Colônia.


I - quinto
a) quantia anual fixa de cerca de 30 arrobas.
II - finta
b) cobrança dos impostos em atraso ou de um imposto extraordinário.
III - sistema de captação
c) taxa de 20% cobrada sobre o total minerado de ouro, prata e diamantes
IV - derrama
d) cobrança que incidia sobre cada um dos escravos que eram propriedade do minerador

Indique a alternativa que assinala corretamente a correlação entre as duas colunas, a da esquerda, que indica o nome dos impostos, e a da direita, que define cada um desses impostos.
a) I-d; II-c III-b; IV-a.
b) I-d; II-a; III-b; IV-c.
c) I-c; II-a; III-d; IV-b
d) I-b; II-a; III-d; IV-c.

2) Sobre a fiscalização realizada pela Coroa portuguesa na zona mineradora de sua colônia brasileira são feitas as seguintes afirmações:

I - A partir do momento em que os portugueses souberam da descoberta do ouro em terras brasileiras, a necessidade de controle sobre a exploração das jazidas aumentou substancialmente.
II - A pressão exercida pelos portugueses junto aos mineradores motivou uma série de conflitos entre os colonos e as autoridades metropolitanas. A escassez de metais e pedras foi sistematicamente respondida com o enrijecimento da fiscalização lusitana.
III - Em 1702, a metrópole oficializou a criação da Intendência das Minas, órgão que deveria administrar as regiões auríferas, respondendo pelo policiamento, a cobrança de impostos e julgamento dos crimes ocorridos nessas localidades.

Assinale a alternativa:
a) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
b) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
c) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
d) se todas as afirmativas estiverem corretas.
e) se nenhuma das afirmativas estiverem corretas.

3) A exploração da atividade mineradora e sua fiscalização na região de Minas Gerais geraram algumas revoltas da população contra a administração portuguesa. Qual das alternativas abaixo indica uma revolta que não se refere à atividade mineradora?
a) Revolta de Felipe dos Santos.
b) Revolta de Vila Rica.
c) Inconfidência Mineira
d) Revolta de Beckman
e) Guerra dos Emboabas.

4) A economia mineradora brasileira, florescida na época colonial, na passagem do século XVII para o século XVIII, só foi possível pela ação de determinadas figuras históricas que desbravaram e adentraram pelo sertão brasileiro. Tais figuras eram:

5) Sobre os Bandeirantes, assinale a alternativa correta:
a- Eram expedições particulares, organizadas pelos proprietários de terra para obtenção ou recaptura de escravos.
b - A atividade era condenada pela Coroa portuguesa.
c- Foi uma importante atividade para o reconhecimento territorial do interior e na busca de ouro na segunda metade do século XVII.
d - A denominação bandeirante vem do fato de que os indígenas que guiavam as expedições carregavam um estudante ou bandeira, para guiar o grupo de colonos.
e - A atividade enfrentou em decadência conforme o número de quilombos aumentou.

6) Por que a Igreja proibiu a escravização do índio no Brasil?

7) Responda:
a) O que é sistema monetário?
b) Quando e onde foi descoberto o ouro no Brasil?
c) Comente sobre o crescimento da população no Brasil após a descoberta do ouro.
d) Por que os Bandeirantes foram importantes na História do Brasil?
e) Comente sobre a importância das Vilas do Vale do Paraíba na descoberta do ouro.
f) Cite o nome das nações da África que vinham os escravos na mineração.
g) O que era o ouro de aluvião, o ouro de grupiara?
h) Qual era a atividade das mulheres negras do tabuleiro?
i) Comente sobre a atividade dos tropeiros.
j) Comente sobre o transporte do ouro e dos produtos.
l) O que eram os registros?
m) O que era o almocafre e para que ele servia?
n) O que era a Bateia e para que ela servia?
o) Quando e por que ocorreu a Guerra dos Emboabas?
p) Cite o nome de algumas Vilas fundadas pela Coroa Portuguesa na região mineradora.
q) O que eram as Datas? Explique.
r) O que era o Imposto denominado Quinto?
s) O que era o imposto denominado Capitação?
t) O que ocorreu com os impostos após 1750?
u) O que era a Derrama?
v) Para que servia as Casas de Fundição?

8) O contrabando de ouro era uma coisa muito comum nas Minas Gerais. Sobre esse tema responda:
a) O que acontecia com os contrabandistas pegos pela Coroa Portuguesa?
b) Cite algumas formas de contrabando utilizadas na região mineradora.
c) Quem eram os Contratadores?

9) Na década de 1980 uma nova corrida pelo ouro começa, dessa vez no interior do Pará, em Curionópolis,  o Garimpo de Serra Pelada. Faça uma pesquisa abordando o garimpo de Serra Pelada.

10) Comente sobre o Garimpo do Juma?

11) A exploração do ouro permanece até hoje em muitos lugares do mundo. Com a exploração do ouro e quais os problemas de saúde causados pelo ato de garimpar?

12) Comente sobre a expressão “riqueza de poucos e sofrimento de muitos” relacionada a mineração no Brasil.


O ILUMINISMO


https://drive.google.com/open?id=1uzCA6o871vOfA3KJTt6--F04XAKvs5s-

Vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=dcW64fNwNl8


ATIVIDADES

1) Tente explicar resumidamente por que o século XVIII acabou sendo conhecido como o “Século das Luzes” ?

2) Como os pensadores iluministas pensavam a relação existente entre o Estado e a Igreja?

3) Do ponto de vista científico, como os iluministas acreditavam ser possível compreender algum objeto de estudo?

4) Com relação ao enciclopedismo, responda:

a) O que era o enciclopedismo?

b) Quais as implicações do enciclopedismo ao iluminismo?

c) O que é uma enciclopédia?

5) “O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais, não deixa de ser mais escravo do que eles (...) A ordem social é um direito sagrado que serve de base a todos os outros. Tal direito, no entanto, não se origina da natureza: funda-se, portanto, em convenções.”
J.J. Rousseau, do contrato social. in: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978, p. 22.

A respeito da citação de Rousseau, é correto afirmar:
a) Aproxima-se do pensamento absolutista, que atribuía aos reis o direito divino de manter a ordem social.
b) Filia-se ao pensamento cristão, por atribuir a todos os homens uma condição de submissão semelhante à escravatura.
c) Filia-se ao pensamento abolicionista, por denunciar a escravidão praticada na América, ao longo do século XIX.
d) Aproxima-se do pensamento anarquista, que estabelece que o Estado deve ser abolido e a sociedade, governada por autogestão.

d) Aproxima-se do pensamento iluminista, ao conceber a ordem social como um direito sagrado que deve garantir a liberdade e a autonomia dos homens.

6) “É proibido matar e, portanto, todos os assassinos são punidos, a não ser que o façam em larga escala e ao som das trombetas.”
“Não concordo com uma única palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la.”
As frases acima são exemplos de um dos filósofos iluministas mais conhecidos, caracterizado por frases sarcásticas e irreverentes. Quem é o autor das frases?
a) Montesquieu.
b) John Locke.
c) Voltaire.
d) Descartes.
e) Rousseau.

7) Analise as colunas abaixo, onde constam os nomes de alguns filósofos do iluminismo de um lado, e suas obras de outro.
I - Montesquieu
a - Contrato Social
II - Jean-Jaques Rousseau
b – Enciclopédia
III – Voltaire
c - O Espírito das Leis
IV - Diderot e D’Alembert
d - Cartas inglesas
Indique a alternativa que correlaciona corretamente as duas colunas.
  1. I-c; II-d; III-b; IV-a.
  2. I-d; II-c; III-a; IV-b.
  3. I-d; II-c; III-a; IV-b.
  4. I-b; II-d; III-a; IV-c.
  5. I-c; II-a; III-d; IV-b.
8) Sobre o Iluminismo, responda:
a) O que foi o Iluminismo?
b) O que era o Antigo Regime?
c) Quem eram os grupos dominantes, a Nobreza, era o Clero?
d) Comente sobre a população no período do Iluminismo.
e) O que era uma sociedade estamental?
f) O que era o Absolutismo?
g) O que os pensadores iluministas criticavam no século XVII e XVIII?
h) Cite os países onde ocorreu o Absolutismo.
i) O que era o Direito Divino dos Reis?
j) Comente sobre John Locke, Isaac Newton e René Descartes.
k) Cite os campos do saber que os iluministas atuavam.
l) Quais eram os ideais que os iluministas lutavam?
m) Comente sobre as profissões dos iluministas.
n) Quais as ideias iluministas defendidas por Jean-Marie Arouet (Voltaire), Montesquieu, Rousseau, D´Alembert e Diderot.
o) Quem criou, organizou a enciclopédia? Quais as características da Enciclopédia do Século XVIII.
p) Comente sobre a participação das mulheres no Iluminismo.
q) Comente sobre os Economistas no Iluminismo.
r) O que era o Despotismo Esclarecido? Cite alguns Déspotas Esclarecidos. 

s) Como era constituído os Comente sobre os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) no período do Iluminismo?

A COLONIZAÇÃO INGLESA NAS AMÉRICAS E A INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS
https://drive.google.com/open?id=1rTUWS-aI8fRwKKGBM2lEVn0NeX6nPRC-

Filme: A conquista do paraíso - https://www.youtube.com/watch?v=eRc9G8g2YdQ

















Exercícios Independência dos EUA


1) Qual país colonizou os EUA?2) Por que teve início a colonização dos EUA?

2) Quantas colônias foram formadas na colonização dos EUA?

3) Quais eram as características das Colônias do Norte e Colônias do Sul?

4) O que era um Sistema de Plantation?

5) Muitas guerras foram travadas entre países europeus. Uma delas foi a Guerra dos Sete Anos. Sobre ela responda:

a) O que foi a Guerra dos sete anos?
b) Quando ocorreu a Guerra dos Sete Anos?
c) Quem a venceu?
d) Quais países participaram da Guerra dos Sete Anos?


6) O que a Inglaterra fez com as colônias americanas após a Guerra dos Sete Anos?

7) Muitas leis foram impostas aos colonos americanos pela Inglaterra. Explique o que determinava as leis da Receita ou a Lei do Açúcar, a Lei do Selo, a Lei do Chá.

8) Durante o domínio britânico na colônia americana, ocorreram muitos protestos, entre eles, podemos citar o que ocorreu em Boston Tea Party. Responda:

a) O que foi o Tea Party em Boston?
b)  O que a Inglaterra fez com o porto de Boston?

9) O que ocorreu no Primeiro Congresso Continental da Filadélfia?

10) Qual foi a data de Independência dos EUA?

11) O que ocorreu no Segundo Congresso Continental da Filadélfia?

12) Cite alguns trechos da Declaração de Independência dos EUA.

13) Qual é o nome da Batalha onde os ingleses foram derrotados definitivamente pelos colonos americanos? Quando ela ocorreu?

14) O que foi o Tratado de Versalhes? Quando ele foi assinado?

15) Comente sobre aqueles que não eram considerados cidadãos americanos após a Independência dos EUA.

16) Até quando a escravidão africana foi mantida nos EUA?

17) Como ficaram as comunidades indígenas nos EUA após a independência.

18) Com a independência dos EUA, qual o regime de governo que ficou estabelecido e quais as suas características?

19) Explique o significado dos elementos figurativos presentes na bandeira dos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário em nosso Blog...