Escola:_________________________________
Data: / / 2020.
Nome:________________________ Nº______ Série: 7º Ano_____.
Profª:
Sonia Harada
Cronograma: 22 a 27/04/2020 – Ciências
– 7° Ano.
# Atividades: Assistir os filmes e responder as
questões abaixo:
*Título:
“Calor e Sensação Térmica – Ciências – 7°ano”
*Duração:
4:26
#
Habilidades:(EF07CI02) Diferenciar temperatura
, calor e sensação térmica em diferentes situações cotidianas de equilíbrio
termodinâmico e identificar materiais de acordo com o processo de propagação
térmica.
# ( EF07CI03 )
Utilizar o conhecimento das formas de propagação de calor para justificar a
utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida
cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos
(garrafas térmica, coletor solar etc.)
#
Responda:
1.Qual
é o sentido espontâneo de transferência de energia de um corpo para o outro?
2.Sabemos
que uma maneira de transferir energia é ter dois objetos de diferentes
temperaturas. Então, como podemos definir calor?
3.Em
que momento podemos falar, citar, exemplificar que o calor existe?
4.Sabemos
que o átomo é a menor porção da matéria e que tudo que existe na natureza é
matéria. Portanto, na matéria não contêm calor. Então, o que existe na matéria?
5.Como
podemos definir energia cinética molecular?
6.Qual
a relação entre calor e temperatura?
7.Existe
situações em que o calor é transferido e não há mudança de temperatura. Cite um
exemplo em que ocorre essa situação?
8.A
água é imprescindível na natureza e principalmente para os seres vivos. Ela se
apresenta com mudanças de estados físicos e fases. Quantos e quais são os
estados físicos da água?
9.
Esquematize (desenhe) no caderno as passagens dos estados físicos da água?
# Experimento:
Link:
https://www.youtube.com/watch?v=l2qpdMpDJWs
– Quimicando
– experiência caseira de sensação térmica – Pedrinho.
# Escreva uma
experiência que mostra no seu cotidiano essa sensação térmica.
# Escreva
detalhadamente o experimento visualizado no caderno. Obs: Não se esqueça de
concluir: calor, temperatura e sensação térmica é a mesma coisa.
#https://www.youtube.com/watch?v=lo4yGAZW0-Y – Experimentos com bexigas –visualização aos alunos- calor
e sensação térmica
Obs: O experimento
das bexigas não é para ser realizado, mas visualizado e responder as questões.
1.Por
que as bexigas com ar e terra estouraram?
2.Por
que a bexiga com água não estourou?
3.Desenhe
em seu caderno o experimento .Escreva
uma experiência que mostra no seu cotidiano essa sensação térmica. Exemplo:
sua mãe cozinhando, em seguida, abrindo a geladeira, entre outras atividades
realizadas por ela, peça a sua ajuda, que facilitará o desenvolvimento da pesquisa, além de ser
divertido,etc.
Bom estudo!!!!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário em nosso Blog...