segunda-feira, 6 de abril de 2020

Roteiro de atividades de Ciências - 7 ° no - Módulo 2.

Módulo - 2 - 7° Ano- Roteiro de estudos- Ciências- Temperatura- Calor e Sensação.
Escola:_________________________________ Data:     /    / 2020.
Nome:________________________ Nº______ Série: 7º Ano_____.
Profª: Sonia Harada  
Cronograma: 22 a 27/04/2020 – Ciências – 7° Ano.

# Atividades: Assistir os filmes e responder as questões abaixo:
*Título: “Calor e Sensação Térmica – Ciências – 7°ano”
*Duração: 4:26

# Habilidades:(EF07CI02) Diferenciar temperatura , calor e sensação térmica em diferentes situações cotidianas de equilíbrio termodinâmico e identificar materiais de acordo com o processo de propagação térmica.
# ( EF07CI03 ) Utilizar o conhecimento das formas de propagação de calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafas térmica, coletor solar etc.)
# Responda:
1.Qual é o sentido espontâneo de transferência de energia de um corpo para o outro?
2.Sabemos que uma maneira de transferir energia é ter dois objetos de diferentes temperaturas. Então, como podemos definir calor?
3.Em que momento podemos falar, citar, exemplificar que o calor existe?
4.Sabemos que o átomo é a menor porção da matéria e que tudo que existe na natureza é matéria. Portanto, na matéria não contêm calor. Então, o que existe na matéria?
5.Como podemos definir energia cinética molecular?
6.Qual a relação entre calor e temperatura?
7.Existe situações em que o calor é transferido e não há mudança de temperatura. Cite um exemplo em que ocorre essa situação?
8.A água é imprescindível na natureza e principalmente para os seres vivos. Ela se apresenta com mudanças de estados físicos e fases. Quantos e quais são os estados físicos da água?
9. Esquematize (desenhe) no caderno as passagens dos estados físicos da água?

# Experimento:
Link: https://www.youtube.com/watch?v=l2qpdMpDJWs Quimicando  – experiência caseira de sensação térmica – Pedrinho.

# Escreva uma experiência que mostra no seu cotidiano essa sensação térmica.

# Escreva detalhadamente o experimento visualizado no caderno. Obs: Não se esqueça de concluir: calor, temperatura e sensação térmica é a mesma coisa.

#https://www.youtube.com/watch?v=lo4yGAZW0-Y Experimentos com bexigas –visualização aos alunos- calor e sensação térmica

Obs: O experimento das bexigas não é para ser realizado, mas visualizado e responder as questões.
1.Por que as bexigas com ar e terra estouraram?
2.Por que a bexiga com água não estourou?
3.Desenhe em seu caderno o experimento .Escreva  uma experiência que mostra no seu cotidiano essa sensação térmica. Exemplo: sua mãe cozinhando, em seguida, abrindo a geladeira, entre outras atividades realizadas por ela, peça a sua ajuda, que facilitará  o desenvolvimento da pesquisa, além de ser divertido,etc.
                                                                                                                 Bom estudo!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário em nosso Blog...