quarta-feira, 1 de abril de 2020

2-Roteiro-9A-Geografia-Elias


Roteiro de Estudos – E.E. Célia Keiko Ikeda
Ÿ Disciplina: Geografia
Ÿ Professor: Elias Rivelle de Freitas
Ÿ Ano/série: 9º Ano
Ÿ Turma: “A”

Atividade 1:
Ÿ Habilidades/conteúdos: (EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflitos, intervenções militares e/ou influência cultural, em diferentes tempos e lugares.
(EF09GE06) Associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente a partir do Sistema Colonial implantado pelas potências europeias e analisar as consequências políticas, econômicas, sociais, culturais e ambientais para diferentes países.
(EF09GE07) Identificar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia e analisar os processos de regionalização.
Ÿ Tempo previsto para execução: 01h30 – 2 aulas de 45 minutos
Ÿ O que registrar para avaliação do professor: Ler atentamente o texto e realizar todas os exercícios no caderno, sendo necessário copiar e responder as perguntas

LEITURA DO TEXTO: Eurocentrismo
(Disponível em: http://www.todamateria.com.br/eurocentrismo/ - Acesso em: 17/03/2020).

Eurocentrismo é um termo utilizado para designar a centralidade e superioridade da visão europeia sobre as outras visões de mundo. As pessoas eurocêntricas levam em conta somente os valores europeus.
Em resumo, o eurocentrismo é um sistema ideológico, donde a cultura europeia é colocada como a mais importante das culturas constitutivas das sociedades do mundo, no entanto, essa visão é tida como preconceituosa, já que não contempla as outras formas de expressões.

O Eurocentrismo na História
O eurocentrismo foi o fator centralizador de diversos momentos na história. Um deles é o das grandes navegações, no século XVI. Quando os portugueses, espanhóis, holandeses e ingleses resolveram conquistar os territórios além-mar ficou declarado a imposição da cultura europeia ante as outras que floresceram no continente americano.
Essa posição vista como preconceituosa gerou diversos conflitos e muita carnificina, levando a destruição de diversas populações que habitavam o continente americano, das quais se destacam: maias, astecas e diversas tribos indígenas.
Além da América, muitos países da África e da Ásia sofreram com o eurocentrismo, donde as culturas de outros povos, eram consideradas exóticas, no entanto, em sentido pejorativo. Um dos grandes exemplos eurocêntricos, é a exposição de pessoas de outras etnias, as quais eram levadas para Europa como troféus.
Ainda que o eurocentrismo tenha perpassado por diversos momentos da história, é possível encontrar suas raízes até os dias atuais. Essa visão eurocêntrica é notada atualmente em diversos meios de comunicação, mesmo nas expressões artísticas.
Desse modo, podemos pensar na Europa atualmente e em sua influência sob os diversos países do mundo. Por trás disso, existe ainda uma idealização incutida na cabeça das pessoas de que “tudo o que vem da Europa é melhor” seja a literatura, música, dança, aspectos culturais, políticos, econômicos, dentre outros.
No entanto, hoje em dia muitos pesquisadores tentam reverter essa situação e trazer à tona a importância da diversidade cultural no mundo. Para tanto, com o processo de globalização, diversas histórias que foram relegadas durante tempos começam a adquirir importância no cenário cultural. Afinal, a diversidade cultural deve ser vista como um valor e não um problema.

Eurocentrismo e Etnocentrismo
Enquanto o termo eurocentrismo é utilizado somente em relação a Europa e sua posição de centralidade e importância ante as outras histórias e culturas, o etnocentrismo designa um tipo de preconceito donde a cultura em que o indivíduo pertence é considerada correta, enquanto as demais são consideradas absurdas.
O conceito de etnocentrismo, portanto, é utilizado para definir atitudes nas quais os nossos hábitos e condutas são superiores aos de outrem. Observe que o eurocentrismo é um tipo de etnocentrismo, no entanto, o contrário só ocorre se a cultura de referência for a europeia.
Além do etnocentrismo, a xenofobia é um tipo de preconceito que está intimamente relacionada ao eurocentrismo, visto que determina a aversão a estrangeiros.

EXERCÍCIOS DE INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

1.  Explique com suas palavras o que vem a ser Eurocentrismo.

2.  Qual a relação das grandes navegações com o Eurocentrismo?

3.  Quais foram os sofrimentos causados aos povos em decorrência do Eurocentrismo?

4.  Quais os resquícios deixados pelo Eurocentrismo até os dias de hoje?

5.  Explique qual a relação entre Eurocentrismo e Etnocentrismo?

Atividade 2:
Ÿ Habilidades/conteúdos: (EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflitos, intervenções militares e/ou influência cultural, em diferentes tempos e lugares.
(EF09GE06) Associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente a partir do Sistema Colonial implantado pelas potências europeias e analisar as consequências políticas, econômicas, sociais, culturais e ambientais para diferentes países.
(EF09GE07) Identificar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia e analisar os processos de regionalização.
Ÿ Tempo previsto para execução: 01h30 – 2 aulas de 45 minutos
Ÿ O que registrar para avaliação do professor: Realizar as atividades no caderno, sendo necessário copiar e responder as perguntas

 

LEITURA DO TEXTO: Regionalização eurocêntrica do mundo

                   (Disponível em: http://alunosonline.uol.com.br/geografia/regionalizacao-eurocentrica-mundo.html - Acesso em: 17/03/2020)
A regionalização eurocêntrica concebe o mundo a partir do modo de compreensão da Europa e dos territórios conhecidos por ela desde tempos remotos.
O ato de regionalizar refere-se ao processo de agrupar ou melhor analisar o espaço geográfico conforme características específicas. A região, nesse sentido, constitui-se como uma unidade geográfica de análise, pois nos permite enxergar a realidade espacial do mundo a partir de uma determinada forma. Nesse sentido, em uma perspectiva geral, regionalizar significa individualizar uma parte do espaço a partir de um critério determinado. Tal região não existe de fato, mas apenas em termos de representação intelectual.
Dessa forma, quando há uma regionalização, há também uma visão de mundo, pois cada pessoa pode organizar e individualizar o espaço à sua maneira. Quando falamos em uma regionalização eurocêntrica, falamos da forma como boa parte dos intelectuais europeus, sobretudo de tempos pretéritos, enxergou o globo. Tal divisão tornou-se famosa por ter sido amplamente difundida por meios de comunicação e também pelo senso comum, tornando-se parte da vida de muitas pessoas. Essa regionalização dividiu o planeta em velho mundonovo mundo e novíssimo mundo.
A seguir podemos conferir no mapa a regionalização mundial conforme a visão eurocêntrica.

Mapa do mundo conforme a visão eurocêntrica da humanidade

Velho mundo: o “velho mundo”, muitas vezes utilizado como sinônimo de continente europeu, refere-se ao mundo conhecido desde a Antiguidade pelos povos europeus, os mesmos que mais tarde chegaram às terras ameríndias e impuseram aqui o seu modo de vida e sua visão de mundo. Essa região envolveria, no entanto, além da Europa, a África (ou partes dela) e a Ásia.
Novo mundo: a expressão “novo mundo” é largamente utilizada para designar o continente americano. Esse termo foi empregado para designar as “novas terras” descobertas ao final do século XV em diante com a chegada de Colombo à América (embora tenha se descoberto, tempos depois, que aquelas terras constituíam, na verdade, outro continente).
Novíssimo mundo: Essa expressão existe porque o seu território correspondente – basicamente o continente da Oceania – foi colonizado somente a partir do século XVIII.

Essa regionalização, além de expressar a visão de mundo europeia, também serviu para expandir a sua colonização no mundo das ideias, dando a entender que só existia civilização, antes do período colonial, na Europa. No entanto, sabemos que civilizações milenares habitavam as demais partes do planeta. Outra questão importante é a consideração de que essa divisão é histórica, pois, geologicamente, locais como o território brasileiro, por exemplo, são muito mais antigos do que outras formações naturais do “velho” mundo.


O eurocentrismo divide o mundo em “velho”, “novo” e “novíssimo”

EXERCÍCIOS DE INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

1.  Com base no texto, em que consiste o ato de regionalizar?

2.  O que significa uma Regionalização Eurocêntrica do mundo?

3.  Descreva detalhadamente os 3 (três) tipos de Regionalização Eurocêntrica:
a)  Velho Mundo
b)  Novo Mundo
c)  Novíssimo Mundo
               
4.    Quais os impactos gerados pela Regionalização Eurocêntrica do Mundo?

Atividade 3:
Ÿ Habilidades/conteúdos: (EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflitos, intervenções militares e/ou influência cultural, em diferentes tempos e lugares.
(EF09GE06) Associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente a partir do Sistema Colonial implantado pelas potências europeias e analisar as consequências políticas, econômicas, sociais, culturais e ambientais para diferentes países.
(EF09GE07) Identificar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia e analisar os processos de regionalização.
Ÿ Tempo previsto para execução: 01h30 – 2 aulas de 45 minutos
Ÿ O que registrar para avaliação do professor: Realizar as anotações no caderno de forma manuscrita

Realizar uma pesquisa completa sobre a Divisão entre Oriente e Ocidente, registrando todas as anotações no caderno

Indicações de sites:

Links do YouTube:
Canal “Se Liga Nessa História” – http://www.youtube.com/watch?v=zW7C3KfnGHI
                     

Atividade 4:
Ÿ Habilidades/conteúdos: (EF09GE09) Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, políticos, ambientais, urbanos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e apropriação e pressões sobre seus ambientes físico-naturais.
Ÿ Tempo previsto para execução: 01h30 – 2 aulas de 45 minutos
Ÿ O que registrar para avaliação do professor: Realizar as anotações no caderno de forma manuscrita

Realizar uma pesquisa completa sobre aspectos populacionais, políticos, ambientais e econômicos sobre os seguintes continentes:
- Europa
- Ásia
- Oceania
Indicações de sites:

Europa
Ásia
Oceania

ATIVIDADE COMPLEMENTAR (REFORÇANDO AVISO ANTES DO ISOLAMENTO):
Pesquisar e estudar países da Europa Ocidental e da Europa Oriental – Matéria de Prova




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