Roteiro
de Estudos – E.E. Célia Keiko Ikeda
Disciplina: Geografia
Professor: Elias
Rivelle de Freitas
Ano/série: 9º Ano
Turma: “A”
Atividade 1:
Habilidades/conteúdos: (EF09GE01)
Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias
regiões do planeta, notadamente em situações de conflitos, intervenções
militares e/ou influência cultural, em diferentes tempos e lugares.
(EF09GE06) Associar o critério de divisão do
mundo em Ocidente e Oriente a partir do Sistema Colonial implantado pelas
potências europeias e analisar as consequências políticas, econômicas, sociais,
culturais e ambientais para diferentes países.
(EF09GE07) Identificar os componentes
físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua
divisão em Europa e Ásia e analisar os processos de regionalização.
Tempo previsto para
execução: 01h30 – 2 aulas de 45 minutos
O que registrar para avaliação do professor: Ler atentamente o texto e realizar
todas os exercícios no caderno, sendo necessário copiar e responder as
perguntas
LEITURA DO TEXTO: Eurocentrismo
(Disponível
em: http://www.todamateria.com.br/eurocentrismo/ -
Acesso em: 17/03/2020).
O Eurocentrismo é um termo utilizado para designar a
centralidade e superioridade da visão europeia sobre as outras visões de mundo.
As pessoas eurocêntricas levam em conta somente os valores europeus.
Em resumo, o eurocentrismo é um sistema ideológico, donde a cultura europeia
é colocada como a mais importante das culturas constitutivas das sociedades do
mundo, no entanto, essa visão é tida como preconceituosa, já que não contempla
as outras formas de expressões.
O Eurocentrismo na História
O eurocentrismo foi o fator centralizador de diversos momentos na
história. Um deles é o das grandes navegações, no século XVI. Quando os
portugueses, espanhóis, holandeses e ingleses resolveram conquistar os
territórios além-mar ficou declarado a imposição da cultura europeia ante as outras
que floresceram no continente americano.
Essa posição vista como preconceituosa gerou diversos conflitos e muita
carnificina, levando a destruição de diversas populações que habitavam o
continente americano, das quais se destacam: maias, astecas e diversas tribos
indígenas.
Além da América, muitos países da África e da Ásia sofreram com o
eurocentrismo, donde as culturas de outros povos, eram consideradas exóticas,
no entanto, em sentido pejorativo. Um dos grandes exemplos eurocêntricos, é a
exposição de pessoas de outras etnias, as quais eram levadas para Europa como
troféus.
Ainda que o eurocentrismo tenha perpassado por diversos momentos da
história, é possível encontrar suas raízes até os dias atuais. Essa visão
eurocêntrica é notada atualmente em diversos meios de comunicação, mesmo nas
expressões artísticas.
Desse modo, podemos pensar na Europa atualmente e em sua influência sob
os diversos países do mundo. Por trás disso, existe ainda uma idealização
incutida na cabeça das pessoas de que “tudo o que vem da Europa é melhor” seja
a literatura, música, dança, aspectos culturais, políticos, econômicos, dentre
outros.
No entanto, hoje em dia muitos pesquisadores tentam reverter essa
situação e trazer à tona a importância da diversidade
cultural no mundo. Para tanto, com o processo de globalização,
diversas histórias que foram relegadas durante tempos começam a adquirir
importância no cenário cultural. Afinal, a diversidade cultural deve ser vista
como um valor e não um problema.
Eurocentrismo e Etnocentrismo
Enquanto o termo eurocentrismo é utilizado somente em relação a Europa e
sua posição de centralidade e importância ante as outras histórias e culturas,
o etnocentrismo designa um tipo de preconceito
donde a cultura em que o indivíduo pertence é considerada correta, enquanto as
demais são consideradas absurdas.
O conceito de etnocentrismo, portanto, é utilizado para definir atitudes
nas quais os nossos hábitos e condutas são superiores aos de outrem. Observe
que o eurocentrismo é um tipo de etnocentrismo, no entanto, o contrário só
ocorre se a cultura de referência for a europeia.
Além do etnocentrismo, a xenofobia é um tipo
de preconceito que está intimamente relacionada ao eurocentrismo, visto que
determina a aversão a estrangeiros.
EXERCÍCIOS DE INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
1. Explique com suas
palavras o que vem a ser Eurocentrismo.
2.
Qual
a relação das grandes navegações com o Eurocentrismo?
3.
Quais
foram os sofrimentos causados aos povos em decorrência do Eurocentrismo?
4.
Quais
os resquícios deixados pelo Eurocentrismo até os dias de hoje?
5.
Explique
qual a relação entre Eurocentrismo e Etnocentrismo?
Atividade 2:
Habilidades/conteúdos: (EF09GE01)
Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias
regiões do planeta, notadamente em situações de conflitos, intervenções
militares e/ou influência cultural, em diferentes tempos e lugares.
(EF09GE06) Associar o critério de divisão do
mundo em Ocidente e Oriente a partir do Sistema Colonial implantado pelas
potências europeias e analisar as consequências políticas, econômicas, sociais,
culturais e ambientais para diferentes países.
(EF09GE07) Identificar os componentes
físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão
em Europa e Ásia e analisar os processos de regionalização.
Tempo previsto para
execução: 01h30 – 2 aulas de 45 minutos
O que registrar para
avaliação do professor: Realizar as atividades no caderno, sendo necessário
copiar e responder as perguntas
LEITURA DO TEXTO: Regionalização
eurocêntrica do mundo
(Disponível
em: http://alunosonline.uol.com.br/geografia/regionalizacao-eurocentrica-mundo.html
- Acesso em: 17/03/2020)
A regionalização
eurocêntrica concebe o mundo a partir do modo de compreensão da Europa e dos
territórios conhecidos por ela desde tempos remotos.
O ato de regionalizar refere-se ao
processo de agrupar ou melhor analisar o espaço geográfico conforme
características específicas. A região, nesse sentido, constitui-se como uma
unidade geográfica de análise, pois nos permite enxergar a realidade espacial
do mundo a partir de uma determinada forma. Nesse sentido, em uma perspectiva
geral, regionalizar significa individualizar uma parte do espaço a partir de um
critério determinado. Tal região não existe de fato, mas apenas em termos de
representação intelectual.
Dessa forma, quando há uma
regionalização, há também uma visão de mundo, pois cada pessoa pode organizar e
individualizar o espaço à sua maneira. Quando falamos em uma regionalização
eurocêntrica, falamos da forma como boa parte dos intelectuais
europeus, sobretudo de tempos pretéritos, enxergou o globo. Tal divisão
tornou-se famosa por ter sido amplamente difundida por meios de comunicação e
também pelo senso comum, tornando-se parte da vida de muitas pessoas. Essa
regionalização dividiu o planeta em velho mundo, novo mundo e novíssimo
mundo.
A seguir podemos conferir no mapa a regionalização
mundial conforme a visão eurocêntrica.
Mapa do mundo conforme a visão eurocêntrica da humanidade
Velho mundo: o “velho mundo”, muitas vezes utilizado como sinônimo de
continente europeu, refere-se ao mundo conhecido desde a Antiguidade pelos povos
europeus, os mesmos que mais tarde chegaram às terras ameríndias e impuseram
aqui o seu modo de vida e sua visão de mundo. Essa região envolveria, no
entanto, além da Europa, a África (ou partes dela) e a Ásia.
Novo mundo: a expressão “novo mundo” é largamente utilizada para
designar o continente americano. Esse termo foi empregado para designar as
“novas terras” descobertas ao final do século XV em diante com a chegada de
Colombo à América (embora tenha se descoberto, tempos depois, que aquelas terras
constituíam, na verdade, outro continente).
Novíssimo mundo: Essa expressão existe porque o seu território
correspondente – basicamente o continente da Oceania – foi colonizado somente a
partir do século XVIII.
Essa regionalização, além de expressar
a visão de mundo europeia, também serviu para expandir a sua colonização no
mundo das ideias, dando a entender que só existia civilização, antes do período
colonial, na Europa. No entanto, sabemos que civilizações milenares habitavam
as demais partes do planeta. Outra questão importante é a consideração de que
essa divisão é histórica, pois, geologicamente, locais
como o território brasileiro, por exemplo, são muito mais antigos do que outras
formações naturais do “velho” mundo.
O
eurocentrismo divide o mundo em “velho”, “novo” e “novíssimo”
EXERCÍCIOS
DE INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
1. Com base no texto, em que consiste o ato de regionalizar?
2. O que significa uma Regionalização Eurocêntrica do mundo?
3. Descreva detalhadamente
os 3 (três) tipos de Regionalização Eurocêntrica:
a) Velho Mundo
b) Novo Mundo
c) Novíssimo Mundo
4. Quais os impactos gerados pela Regionalização Eurocêntrica
do Mundo?
Atividade 3:
Habilidades/conteúdos: (EF09GE01)
Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias
regiões do planeta, notadamente em situações de conflitos, intervenções
militares e/ou influência cultural, em diferentes tempos e lugares.
(EF09GE06) Associar o critério de divisão do
mundo em Ocidente e Oriente a partir do Sistema Colonial implantado pelas
potências europeias e analisar as consequências políticas, econômicas, sociais,
culturais e ambientais para diferentes países.
(EF09GE07) Identificar os componentes
físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão
em Europa e Ásia e analisar os processos de regionalização.
Tempo previsto para
execução: 01h30 – 2 aulas de 45 minutos
O que registrar para
avaliação do professor: Realizar as anotações no caderno de forma manuscrita
Realizar
uma pesquisa completa sobre a Divisão entre Oriente e Ocidente, registrando
todas as anotações no caderno
Indicações de sites:
Mundo Educação – http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/a-divisao-mundo-acordocom-visao-eurocentrista.htm
Revista Super Interessante – http://super.abril.com.br/blog/oraculo/onde-comeca-e-onde-termina-o-ocidente/
Links do YouTube:
Canal “Se Liga Nessa História” – http://www.youtube.com/watch?v=zW7C3KfnGHI
Atividade 4:
Habilidades/conteúdos:
(EF09GE09)
Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da
Oceania em seus aspectos populacionais, políticos, ambientais, urbanos e
econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e apropriação e
pressões sobre seus ambientes físico-naturais.
Tempo previsto para execução: 01h30 – 2 aulas de 45 minutos
O que registrar para avaliação do professor: Realizar as anotações no caderno
de forma manuscrita
Realizar
uma pesquisa completa sobre aspectos populacionais, políticos, ambientais e
econômicos sobre os seguintes continentes:
-
Europa
-
Ásia
-
Oceania
Indicações
de sites:
Europa
Ásia
Brasil Escola –
http://brasilescola.uol.com.br/geografia/asia.htm
Toda Matéria - http://www.todamateria.com.br/asia/
Oceania
Mundo Educação - http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/oceania.htm
Toda Matéria – http://www.todamateria.com.br/oceania/
ATIVIDADE COMPLEMENTAR (REFORÇANDO AVISO ANTES DO ISOLAMENTO):
Pesquisar e estudar países da Europa Ocidental e da Europa
Oriental – Matéria de Prova
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário em nosso Blog...