quarta-feira, 1 de abril de 2020

2-Roteiro-6A-Geografia-Elias


Roteiro de Estudos – E.E. Célia Keiko Ikeda
Ÿ Disciplina: Geografia
Ÿ Professor: Elias Rivelle de Freitas
Ÿ Ano/série: 6º Ano
Ÿ Turma: “A”

Atividade 1:
Ÿ Habilidades/conteúdos: (EF06GE15) Elaborar hipóteses para explicar as mudanças e permanências ocorridas em uma dada paisagem em diferentes lugares e tempos.
Ÿ Tempo previsto para execução: 02h15 – 3 aulas de 45 minutos
Ÿ O que registrar para avaliação do professor: Ler atentamente os conteúdos e realizar todos os exercícios no caderno

DICAS:
- Fazer todas as atividades com muita calma e atenção
- Se preciso, consultar as atividades que o professor passou no caderno durante o 1º Bimestre.

(No mínimo 30 linhas) Pesquisar na internet e fazer anotações no caderno sobre:
I - O que é Paisagem Urbana
II - O que é Paisagem Rural
III – Principais transformações na Paisagem Rural

Indicações de sites:
Infoescola (Paisagens Urbanas e Rurais) – http://www.infoescola.com/geografia/paisagens-urbanas-e-rurais/

Atividade 2:
Ÿ Habilidades/conteúdos: (EF06GE15) Elaborar hipóteses para explicar as mudanças e permanências ocorridas em uma dada paisagem em diferentes lugares e tempos.

(EF06GE14) Analisar o papel de grupos sociais com destaque para quilombolas, indígenas entre outros na produção da paisagem, do lugar e do espaço geográfico em diferentes tempos.
(EF06GE02) Analisar e comparar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedades, com destaque para os povos originários e comunidades tradicionais em diferentes lugares.
Ÿ Tempo previsto para execução: 03h00 – 4 aulas de 45 minutos
Ÿ O que registrar para avaliação do professor: Ler atentamente os conteúdos e realizar todos os exercícios no caderno

DICAS:
- Fazer todas as atividades com muita calma e atenção
- Se preciso, consultar as atividades que o professor passou no caderno durante o 1º Bimestre.

Questão Orientadora:
I – Pesquisar sobre os principais povos indígenas espalhados pelo Brasil (citar pelo menos 4 povos) e os índios no Estado de São Paulo


Indicações de sites:
Escola Kids (Os Primeiros Habitantes do Brasil. Índios Brasileiros) – http://escolakids.uol.com.br/historia/indios-os-primeiros-habitantes-do-brasil.htm
Escola Kids (População Indígena do Brasil) – http://escolakids.uol.com.br/geografia/populacao-indigena-do-brasil.htm
Terras Indígenas (Terras indígenas no Brasil) - http://terrasindigenas.org.br/
Ambiente Legal (Índios de São Paulo) – http://www.ambientelegal.com.br/indios-de-sao-paulo/

Atividade 3:
Ÿ Habilidades/conteúdos: (EF06GE15) Elaborar hipóteses para explicar as mudanças e permanências ocorridas em uma dada paisagem em diferentes lugares e tempos.

(EF06GE14) Analisar o papel de grupos sociais com destaque para quilombolas, indígenas entre outros na produção da paisagem, do lugar e do espaço geográfico em diferentes tempos.
(EF06GE02) Analisar e comparar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedades, com destaque para os povos originários e comunidades tradicionais em diferentes lugares.
Ÿ Tempo previsto para execução: 1 aula de 45 minutos
Ÿ O que registrar para avaliação do professor: Ler atentamente os conteúdos e realizar todos os exercícios no caderno

DICAS:
- Fazer todas as atividades com muita calma e atenção
- Se preciso, consultar as atividades que o professor passou no caderno durante o 1º Bimestre.

Texto de Apoio (Ler com a ajuda dos pais): “Terras indígenas protegem a Floresta”
Disponível em: http://terrasindigenas.org.br/pt-br/faq/tis-e-meio-ambiente (Acesso em: 01/04/2020).

A conservação ambiental das Terras Indígenas é uma estratégia de ocupação territorial estabelecida pelos povos indígenas. Os povos indígenas ajudam a ampliar a diversidade da fauna e da flora local porque têm formas únicas de viver e ocupar um lugar.
Pesquisas recentes têm mostrado que os povos indígenas tiveram um papel fundamental na formação da biodiversidade encontrada na América do Sul. Muitas plantas, por exemplo, surgiram como produto de técnicas indígenas de manejo da floresta, como a castanheira, a pupunha, o cacau, o babaçu, a mandioca e a araucária. No caso da castanha-do-pará e da araucária, estas árvores teriam sido distribuídas por uma grande área pelos povos indígenas antes da ocupação europeia no continente.
O manejo destes povos sobre a biodiversidade teve um papel fundamental na formação de diferentes paisagens no Brasil, seja na Amazônia, no Cerrado, no Pampa, na Mata Atlântica, na Caatinga, ou no Pantanal. Os povos indígenas sempre usaram os recursos naturais sem colocar em risco os ecossistemas. Estes povos desenvolveram formas de manejo adequadas e que têm se mostrado muito importantes para a conservação da biodiversidade no Brasil. Esse manejo incluiu a transformação do solo pobre da Amazônia em um tipo muito fértil, a Terra Preta de Índio. Estima-se que pelo menos 12% da superfície total do solo amazônico teve suas características transformadas pelo homem neste processo.
No sul do Brasil, por exemplo, a TI Mangueirinha ajuda a conservar uma das últimas florestas de araucária nativas do mundo, enquanto que no Sul da Bahia, os Pataxó da TI Barra Velha, ajudam a proteger uma das áreas remanescentes de maior biodiversidade da Mata Atlântica. Na Amazônia, maior Bioma brasileiro, enquanto 20% da floresta já foi desmatada nos últimos 40 anos, juntas as Terras Indígenas perderam apenas 1,9% de suas florestas originais.
E não é só para a conservação das florestas que os povos indígenas e seus territórios são importantes. Em um momento em que cientistas chamam a atenção para o declínio da biodiversidade e da diversidade de plantas cultivadas, a agrobiodiversidade tem os povos indígenas como guardiões fiéis. O Alto Rio Negro é um grande centro  de diversidade de plantas cultivadas, sendo que o sistema agrícola dos índios dessa região foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural do Brasil.
A lista dos produtos dessa agrobiodiversidade é bastante extensa, muitas plantas presentes hoje em nossas mesas nos foram apresentadas pelos sistemas agrícolas dos povos indígenas. Açaí, amendoim, diversas espécies de batata e de pimentas, assim como, uma grande quantidade de sementes de milho e feijão, para citar algumas. 
Não é só sobre plantas cultivadas que os conhecimentos dos povos indígenas se estendem. É por isso que cientistas ligados à Plataforma Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (Ipbes) têm se debruçado sobre o papel dos conhecimentos indígenas sobre a biodiversidade. O Ipbes é uma entidade internacional criada em 2012 e tem, entre seus princípios, reconhecer a contribuição dos conhecimentos indígenas para a conservação e o uso sustentável da biodiversidade e dos ecossistemas. 
A importância das Terras Indígenas na conservação da biodiversidade forçou a formulação de um marco legal para promover a gestão ambiental dos territórios indígenas, por meio da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI). Hoje, a grande luta dos povos indígenas é para que o conjunto de leis derivado desse reconhecimento seja cumprido, garantindo a manutenção de suas terras livres de invasores e em condições ambientais que lhes permitam viver de acordo com seus modos de vida.

Tiago Moreira dos Santos
Antropólogo - Programa de Monitoramento de Áreas Protegidas

Questão Orientadora:
I – Com base no texto e na pesquisa sobre os povos indígenas, responda:
a)  Como são os povos indígenas?
b)  Os indígenas estão espalhados por todo o Brasil? E pelo Estado de São Paulo?
c)  As paisagens de uma aldeia indígena são muito diferentes de uma paisagem em que vivemos (seja rural ou urbana)?
d)  As paisagens das aldeias apresentam mais elementos naturais ou culturais? Por quê?
e)  Na aldeia, o indígena consegue colocar a sua cultura em prática? Por quê?

Link de Apoio:
Escola Kids (Os Primeiros Habitantes do Brasil. Índios Brasileiros) – http://escolakids.uol.com.br/historia/indios-os-primeiros-habitantes-do-brasil.htm




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