Roteiro de Estudos –
E.E. Célia Keiko Ikeda
Disciplina: Geografia
Professor: Elias Rivelle de Freitas
Ano/série: 6º Ano
Turma: “A”
Atividade 1:
Habilidades/conteúdos: (EF06GE15)
Elaborar hipóteses para explicar as mudanças e permanências ocorridas em uma
dada paisagem em diferentes lugares e tempos.
Tempo previsto para
execução: 02h15 – 3 aulas de 45 minutos
O que registrar para avaliação do professor: Ler atentamente os conteúdos e
realizar todos os exercícios no caderno
DICAS:
-
Fazer todas as atividades com muita calma e atenção
-
Se preciso, consultar as atividades que o professor passou no caderno durante o
1º Bimestre.
(No
mínimo 30 linhas) Pesquisar na internet e fazer anotações no caderno sobre:
I
- O que é Paisagem Urbana
II
- O que é Paisagem Rural
III
– Principais transformações na Paisagem Rural
Indicações
de sites:
Infoescola (Paisagens Urbanas e Rurais) – http://www.infoescola.com/geografia/paisagens-urbanas-e-rurais/
Escola Kids (Zona Urbana) – http://escolakids.uol.com.br/geografia/zona-urbana.htm
Escola Kids (Zona Rural) – http://escolakids.uol.com.br/geografia/zona-rural.htm
Atividade 2:
Habilidades/conteúdos: (EF06GE15)
Elaborar hipóteses para explicar as mudanças e permanências ocorridas em uma
dada paisagem em diferentes lugares e tempos.
(EF06GE14)
Analisar o papel de grupos sociais com destaque para quilombolas, indígenas
entre outros na produção da paisagem, do lugar e do espaço geográfico em
diferentes tempos.
(EF06GE02) Analisar
e comparar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedades, com
destaque para os povos originários e comunidades tradicionais em diferentes
lugares.
Tempo previsto para
execução: 03h00 – 4 aulas de 45 minutos
O que registrar para avaliação do professor: Ler atentamente os conteúdos e
realizar todos os exercícios no caderno
DICAS:
-
Fazer todas as atividades com muita calma e atenção
-
Se preciso, consultar as atividades que o professor passou no caderno durante o
1º Bimestre.
Questão
Orientadora:
I
– Pesquisar sobre os principais povos indígenas espalhados pelo Brasil (citar pelo
menos 4 povos) e os índios no Estado de São Paulo
Indicações
de sites:
Brasil
Escola (Índios do Brasil) - http://brasilescola.uol.com.br/historiab/indios-brasil1.htm
Escola
Kids (Os Primeiros Habitantes do Brasil. Índios Brasileiros) – http://escolakids.uol.com.br/historia/indios-os-primeiros-habitantes-do-brasil.htm
Escola
Kids (População Indígena do Brasil) – http://escolakids.uol.com.br/geografia/populacao-indigena-do-brasil.htm
Terras
Indígenas (Terras indígenas no Brasil) - http://terrasindigenas.org.br/
Ambiente
Legal (Índios de São Paulo) – http://www.ambientelegal.com.br/indios-de-sao-paulo/
Atividade
3:
Habilidades/conteúdos: (EF06GE15)
Elaborar hipóteses para explicar as mudanças e permanências ocorridas em uma
dada paisagem em diferentes lugares e tempos.
(EF06GE14)
Analisar o papel de grupos sociais com destaque para quilombolas, indígenas
entre outros na produção da paisagem, do lugar e do espaço geográfico em
diferentes tempos.
(EF06GE02) Analisar
e comparar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedades, com
destaque para os povos originários e comunidades tradicionais em diferentes
lugares.
Tempo previsto para
execução: 1 aula de 45 minutos
O que registrar para
avaliação do professor: Ler atentamente os conteúdos e realizar todos os
exercícios no caderno
DICAS:
-
Fazer todas as atividades com muita calma e atenção
-
Se preciso, consultar as atividades que o professor passou no caderno durante o
1º Bimestre.
Texto de Apoio (Ler com a ajuda dos pais): “Terras indígenas protegem a
Floresta”
Disponível em: http://terrasindigenas.org.br/pt-br/faq/tis-e-meio-ambiente
(Acesso em: 01/04/2020).
A conservação ambiental das Terras Indígenas é uma estratégia de
ocupação territorial estabelecida pelos povos indígenas. Os povos
indígenas ajudam a ampliar a diversidade da fauna e da flora local porque têm
formas únicas de viver e ocupar um lugar.
Pesquisas recentes têm mostrado que os povos indígenas tiveram um papel
fundamental na formação da biodiversidade encontrada na América do Sul. Muitas
plantas, por exemplo, surgiram como produto de técnicas indígenas de manejo da
floresta, como a castanheira, a pupunha, o cacau, o babaçu, a mandioca e a
araucária. No caso da castanha-do-pará e da araucária, estas árvores teriam
sido distribuídas por uma grande área pelos povos indígenas antes da ocupação
europeia no continente.
O manejo destes povos sobre a biodiversidade teve um papel
fundamental na formação de diferentes paisagens no Brasil, seja na Amazônia, no
Cerrado, no Pampa, na Mata Atlântica, na Caatinga, ou no Pantanal. Os povos
indígenas sempre usaram os recursos naturais sem colocar em
risco os ecossistemas. Estes povos desenvolveram formas de manejo
adequadas e que têm se mostrado muito importantes para
a conservação da biodiversidade no Brasil. Esse manejo
incluiu a transformação do solo pobre da Amazônia em um tipo muito fértil, a
Terra Preta de Índio. Estima-se que pelo menos 12% da superfície total do solo
amazônico teve suas características transformadas pelo homem neste processo.
No sul do Brasil, por exemplo, a TI Mangueirinha ajuda
a conservar uma das últimas florestas de araucária nativas do mundo, enquanto
que no Sul da Bahia, os Pataxó da TI Barra Velha,
ajudam a proteger uma das áreas remanescentes de maior biodiversidade da Mata
Atlântica. Na Amazônia, maior Bioma brasileiro, enquanto 20% da
floresta já foi desmatada nos últimos 40 anos, juntas as Terras Indígenas
perderam apenas 1,9% de suas florestas originais.
E não é só para a conservação das florestas que os povos indígenas e
seus territórios são importantes. Em um momento em que cientistas chamam a
atenção para o declínio da biodiversidade e da diversidade de plantas cultivadas,
a agrobiodiversidade tem os povos indígenas como guardiões fiéis. O Alto Rio
Negro é um grande centro de diversidade de plantas cultivadas, sendo que
o sistema agrícola dos índios dessa região foi
reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico
Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural do Brasil.
A lista dos produtos dessa agrobiodiversidade é bastante extensa, muitas
plantas presentes hoje em nossas mesas nos foram apresentadas pelos sistemas agrícolas
dos povos indígenas. Açaí, amendoim, diversas espécies de batata e de pimentas,
assim como, uma grande quantidade de sementes de milho e feijão, para citar
algumas.
Não é só sobre plantas cultivadas que os conhecimentos dos povos
indígenas se estendem. É por isso que cientistas ligados à Plataforma
Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (Ipbes) têm se
debruçado sobre o papel dos conhecimentos indígenas sobre a biodiversidade. O
Ipbes é uma entidade internacional criada em 2012 e tem, entre seus
princípios, reconhecer a contribuição dos conhecimentos indígenas para a
conservação e o uso sustentável da biodiversidade e dos ecossistemas.
A importância das Terras Indígenas na conservação da biodiversidade
forçou a formulação de um marco legal para promover a gestão ambiental dos
territórios indígenas, por meio da Política Nacional de Gestão Territorial e
Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI). Hoje, a grande luta dos povos indígenas
é para que o conjunto de leis derivado desse reconhecimento seja cumprido,
garantindo a manutenção de suas terras livres de invasores e em condições
ambientais que lhes permitam viver de acordo com seus modos de vida.
Tiago Moreira dos Santos
Antropólogo - Programa de Monitoramento de Áreas Protegidas
Questão Orientadora:
I – Com base no texto e na pesquisa sobre os
povos indígenas, responda:
a) Como são os povos indígenas?
b) Os indígenas estão espalhados por todo o
Brasil? E pelo Estado de São Paulo?
c) As paisagens de uma aldeia indígena são muito diferentes de uma paisagem
em que vivemos (seja rural ou urbana)?
d) As paisagens das aldeias apresentam mais elementos naturais ou
culturais? Por quê?
e) Na aldeia, o indígena consegue colocar a sua cultura em prática? Por
quê?
Link
de Apoio:
Escola
Kids (Os Primeiros Habitantes do Brasil. Índios Brasileiros) – http://escolakids.uol.com.br/historia/indios-os-primeiros-habitantes-do-brasil.htm
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