Disciplina: Geografia
Professor: Elias
Rivelle de Freitas
Ano/série: 9º Ano
Turma(s): "A"
Atividade 1:
Habilidades/conteúdos:
(EF09GE06) Associar o critério de divisão do
mundo em Ocidente e Oriente a partir do Sistema Colonial implantado pelas
potências europeias e analisar as consequências políticas, econômicas, sociais,
culturais e ambientais para diferentes países.
(EF09GE07) Identificar os componentes
físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua
divisão em Europa e Ásia e analisar os processos de regionalização.
Tempo previsto para
execução: 2 aulas
O que registrar para avaliação do professor: Copiar e responder as perguntas, registrando as atividades no caderno e enviando uma foto das ações realizadas para o Whatsapp (12) 99203-6629 e/ou para o e-mail rivelle@professor.educacao.sp.gov.br
PESQUISA E REFLEXÃO
1. Pesquise e comente
sobre o Meridiano de Greenwich.
2.
Retomando
as Atividades do Roteiro Anterior, pesquise e responda: O que define Ocidente e Oriente?
Indicações de sites para Pesquisa (Perguntas 1, 2 e 4):
Mundo Educação – http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/a-divisao-mundo-acordocom-visao-eurocentrista.htm
Revista Super Interessante – http://super.abril.com.br/blog/oraculo/onde-comeca-e-onde-termina-o-ocidente/
Links do YouTube:
Canal “Se Liga Nessa História” – http://www.youtube.com/watch?v=zW7C3KfnGHI
Mapa Múndi. Fonte: Atlas
geográfico escolar. 7. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2016. p. 32.
3.
Com base na pesquisa, você (aluno ou aluna) é ocidental ou oriental? Porque?
4.
Retomando a Atividade 2 do Roteiro Anterior e a pesquisa, responda: Qual é a
relação entre o processo de colonização europeia de países como o Brasil e a
distinção entre oriente e ocidente?
5.
Autoavaliação Obrigatória
a)
Compreendi o que é o Meridiano de Greenwich?
b)
Identifiquei as características e as especificidades da divisão entre Oriente
e Ocidente?
c)
Prestei atenção aos conteúdos expostos pelo professor?
d)
Fiz as atividades com cuidado?
Atividade 2:
Habilidades/conteúdos: (EF09GE09) Analisar características de países e grupos de países
europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, políticos,
ambientais, urbanos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e
econômicas e apropriação e pressões sobre seus ambientes físico-naturais.
Tempo previsto para
execução: 01h30 – 2 aulas de 45 minutos
O que registrar para avaliação do professor: Copiar e responder as perguntas, entregando todas
as atividades registradas no caderno
PESQUISA E REFLEXÃO
Eurásia. Fonte: Atlas
geográfico escolar. 7. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2016. p. 32.
1. Leia
os textos disponíveis nos links a seguir e registre as principais
informações sobre a Eurásia e o Oriente Médio
Indicações
de sites para Pesquisa:
Eurásia
Estudo Prático - https://www.estudopratico.com.br/eurasia/
Oriente
Médio
Alunos
Online - https://alunosonline.uol.com.br/geografia/oriente-medio.html
Brasil
Escola - https://brasilescola.uol.com.br/geografia/oriente-medio.htm
Vídeo-aula no YouTube:
2. Registre 3 (três) características físico-naturais da Eurásia.
3. Explique a importância do Oriente Médio para a região da Eurásia.
4. Autoavaliação Obrigatória:
a)
Compreendi
a importância do Oriente Médio para a conexão entre Ásia e Europa?
b)
Consegui
participar da produção da pesquisa e contribuir com ela?
c)
Compreendi
a importância de pensar o meio ambiente de forma
sustentável com a atividade produtiva escolhida?
d) Prestei atenção no que foi
exposto pelos professores?
Roteiro Anterior - https://escolaceliakeiko.blogspot.com/2020/04/2-roteiro-9a-geografia-elias_1.html
Dúvidas: Postar nos Comentários
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário em nosso Blog...