terça-feira, 28 de abril de 2020

9º A - Geografia - Elias - Semana de 27/4 a 30/4


 Roteiro de Estudos – E.E. Célia Keiko Ikeda

Ÿ Disciplina: Geografia
Ÿ Professor: Elias Rivelle de Freitas
Ÿ Ano/série: 9º Ano
Ÿ Turma(s): "A"

Atividade 1:
Ÿ Habilidades/conteúdos:
(EF09GE06) Associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente a partir do Sistema Colonial implantado pelas potências europeias e analisar as consequências políticas, econômicas, sociais, culturais e ambientais para diferentes países.
(EF09GE07) Identificar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia e analisar os processos de regionalização.
Ÿ Tempo previsto para execução: 2 aulas
Ÿ O que registrar para avaliação do professor: Copiar e responder as perguntas, registrando as atividades no caderno e enviando uma foto das ações realizadas para o Whatsapp (12) 99203-6629 e/ou para o e-mail rivelle@professor.educacao.sp.gov.br

PESQUISA E REFLEXÃO

1.    Pesquise e comente sobre o Meridiano de Greenwich.

2.            Retomando as Atividades do Roteiro Anterior, pesquise e responda: O que define Ocidente e Oriente?
    
Indicações de sites para Pesquisa (Perguntas 1, 2 e 4):

Links do YouTube:
Canal “Se Liga Nessa História” – http://www.youtube.com/watch?v=zW7C3KfnGHI

Mapa Múndi. Fonte: Atlas geográfico escolar. 7. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2016. p. 32.

3.    Com base na pesquisa, você (aluno ou aluna) é ocidental ou oriental? Porque?

4.            Retomando a Atividade 2 do Roteiro Anterior e a pesquisa, responda: Qual é a relação entre o processo de colonização europeia de países como o Brasil e a distinção entre oriente e ocidente?

5.            Autoavaliação Obrigatória
a)    Compreendi o que é o Meridiano de Greenwich?
b)    Identifiquei as características e as especificidades da divisão entre Oriente e Ocidente?
c)    Prestei atenção aos conteúdos expostos pelo professor?
d)    Fiz as atividades com cuidado?

Atividade 2:
Ÿ Habilidades/conteúdos: (EF09GE09) Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, políticos, ambientais, urbanos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e apropriação e pressões sobre seus ambientes físico-naturais.
Ÿ Tempo previsto para execução: 01h30 – 2 aulas de 45 minutos
Ÿ O que registrar para avaliação do professor: Copiar e responder as perguntas, entregando todas as atividades registradas no caderno

PESQUISA E REFLEXÃO

Eurásia. Fonte: Atlas geográfico escolar. 7. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2016. p. 32.

1. Leia os textos disponíveis nos links a seguir e registre as principais informações sobre a Eurásia e o Oriente Médio
   
Indicações de sites para Pesquisa:
Eurásia
Oriente Médio

Vídeo-aula no YouTube:

    2. Registre 3 (três) características físico-naturais da Eurásia.
    
    3. Explique a importância do Oriente Médio para a região da Eurásia.

    4. Autoavaliação Obrigatória:
a)       Compreendi a importância do Oriente Médio para a conexão entre Ásia e Europa?
b)       Consegui participar da produção da pesquisa e contribuir com ela?
c)       Compreendi a importância de pensar o meio ambiente de forma
sustentável com a atividade produtiva escolhida?
d)      Prestei atenção no que foi exposto pelos professores?

     Roteiro Anterior - https://escolaceliakeiko.blogspot.com/2020/04/2-roteiro-9a-geografia-elias_1.html

       Dúvidas: Postar nos Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário em nosso Blog...