terça-feira, 28 de abril de 2020

3 Roteiro- Sala de Recursos- Prof Paula


             Srs. Responsáveis
            Está sendo entregue, uma apostila com atividades a serem desenvolvidas com os alunos do Atendimento Educacional Especializado, durante o período da quarentena. Essas atividades, são equivalentes ao mês de abril e maio, de acordo com o número de atendimento semanal de cada aluno. Estão em ordem e com as respectivas datas. Posteriormente, será entregue as apostilas dos meses subsequentes.
            Vale ressaltar, que o trabalho desenvolvido nos atendimentos do AEE, não visão o reforço escolar e sim o desenvolvimento das habilidades cognitivas ( atenção, concentração, memória, percepção, raciocino lógico, habilidades motoras, oralidade,etc), atividades funcionais, que desenvolvam a autonomia e independência desses alunos , atividades de vida prática e diária, complementando assim o que é visto em sala de aula regular.    Trabalhamos com as necessidades especificas de cada aluno, de forma diferente (lúdica e concreta), do que é passado em sala de aula regular, conforme a avaliação inicial realizada com cada aluno.
            Tive a necessidade de fazer a adaptação das atividades enviadas, pois, nos atendimentos desenvolvo o meu trabalho baseado além da avaliação inicial, nos seguintes itens: Característica da pessoa; Nível de funcionamento; Motivação e Interesses; Recursos visuais; Estratégias de resolução de problemas; Idade; Objetivos; Material para construção.
            As atividades enviadas visão o desenvolvimento das habilidades motoras iniciais e cognitivas que são pré-requisitos para aquisições futuras e favorecedoras de independência. Envolvem o manejo de objetos, como tirar, juntar, separar, guardar, arrumar, destreza das mãos, uso dos dedos e integração olho e mão que será a base para a aquisição de habilidades futuras (o desenvolvimento do movimento de pinça, que será a base para a escrita e as atividades de pintura), pois não adianta ensinar o aluno escrever, ou pintar, se ainda não desenvolveu as habilidade básicas. Foi pensado também, nos recursos que os responsáveis teriam em casa para a execução das atividades. Em algumas, solicitei o registro com foto, caso não seja possível, peço que me enviem o registro por WhatsApp, que eu as imprimo. Conto com a colaboração de vocês para aplicação das atividades, será de suma importância estabelecer uma rotina de estudos, com horários estabelecidos, para facilitar a organização interna do aluno.
             Estou à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos, via chamada, chamada de vídeo. Mediante as dúvidas que surgirem, peço que entrem em contato ou até mesmo para que o vínculo seja mantido, mesmo com a ausência das aulas presenciais.
E o mais importante não é a resposta correta e sim como o aluno cria estratégias no pensar. Peço, por favor, que registrem esses momentos, nos quais as atividades serão desenvolvidas em casa, por foto, vídeos, relatos escritos e me enviem, pois será uma forma de registro dessas atividades.
 E mais uma vez, venho ressaltar a importância da parceria entre escola e família, visando o pleno desenvolvimento e autonomia dos nossos estudantes.
Com carinho. Professora Paula Dantas Marques.



PINDAMONHANGABA, 30 DE ABRIL DE 2020
E.E. PROF CÉLIA KEIKO IKEDA
PROF PAULA DANTAS MARQUES
ALUNO: 


ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – A.E.E.
1-      ATIVIDADE DO DIA
BOLINHA NO BURACO:
Objetivo:
- Estimular atenção/concentração;
- Desenvolver a coordenação motora;
- Estimular o equilíbrio.
Materiais:
- Caixa de papelão ou caixa de sapato;
- Uma tampa redonda ou um copo para marcar um círculo
- Bolinha ou bolinha feita com papel.
Como fazer:
- Marcar um círculo no meio da caixa e recortar
- Com um papel fazer uma bolinha.
- Desenvolvimento:
- Auxiliar seu filho no direcionamento da bolinha até o centro da caixa (Buraco).
Registro fotográfico:








2-      ATIVIDADE DO DIA

Vamos cantar?
Complete a cantiga de roda com as figuras.
Objetivo:
- Estimular atenção/concentração;
- Desenvolver a coordenação motora;
- Estimular a oralidade;
- Estimular a memória.
Materiais:
-  Figuras que representam partes da música;
- Tesoura;
- Cola.
- Prancha com a letra da música para ser completada.
Como fazer:
-  Recortar a ficha com as figuras que está no final da apostila anexo I, após brincarem, colar as figuras nos espaços de acordo com a letra da música.
Desenvolvimento:
- Cantar junto com o aluno e ir completando a tabela, com as partes da música que falta.
Registro fotográfico:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário em nosso Blog...