Srs. Responsáveis
Está
sendo entregue, uma apostila com atividades a serem desenvolvidas com os alunos
do Atendimento Educacional Especializado, durante o período da quarentena.
Essas atividades, são equivalentes ao mês de abril e maio, de acordo com o
número de atendimento semanal de cada aluno. Estão em ordem e com as
respectivas datas. Posteriormente, será entregue as apostilas dos meses
subsequentes.
Vale ressaltar, que o trabalho
desenvolvido nos atendimentos do AEE, não visão o reforço escolar e sim o
desenvolvimento das habilidades cognitivas ( atenção, concentração, memória,
percepção, raciocino lógico, habilidades motoras, oralidade,etc), atividades
funcionais, que desenvolvam a autonomia e independência desses alunos ,
atividades de vida prática e diária, complementando assim o que é visto em sala
de aula regular. Trabalhamos com as
necessidades especificas de cada aluno, de forma diferente (lúdica e concreta),
do que é passado em sala de aula regular, conforme a avaliação inicial
realizada com cada aluno.
Tive a necessidade de fazer a
adaptação das atividades enviadas, pois, nos atendimentos desenvolvo o meu
trabalho baseado além da avaliação inicial, nos seguintes itens: Característica
da pessoa; Nível de funcionamento; Motivação e Interesses; Recursos visuais; Estratégias
de resolução de problemas; Idade; Objetivos; Material para construção.
As atividades enviadas visão o
desenvolvimento das habilidades motoras iniciais e cognitivas que são
pré-requisitos para aquisições futuras e favorecedoras de independência.
Envolvem o manejo de objetos, como tirar, juntar, separar, guardar, arrumar,
destreza das mãos, uso dos dedos e integração olho e mão que será a base para a
aquisição de habilidades futuras (o desenvolvimento do movimento de pinça, que
será a base para a escrita e as atividades de pintura), pois não adianta
ensinar o aluno escrever, ou pintar, se ainda não desenvolveu as habilidade
básicas. Foi pensado também, nos recursos que os responsáveis teriam em casa
para a execução das atividades. Em algumas, solicitei o registro com foto, caso
não seja possível, peço que me enviem o registro por WhatsApp, que eu as
imprimo. Conto com a colaboração de vocês
para aplicação das atividades, será de suma importância estabelecer uma rotina
de estudos, com horários estabelecidos, para facilitar a organização interna do
aluno.
Estou à disposição para prestar quaisquer
esclarecimentos, via chamada, chamada de vídeo. Mediante as dúvidas que
surgirem, peço que entrem em contato ou até mesmo para que o vínculo seja
mantido, mesmo com a ausência das aulas presenciais.
E
o mais importante não é a resposta correta e sim como o aluno cria estratégias
no pensar. Peço, por favor, que registrem esses momentos, nos quais as
atividades serão desenvolvidas em casa, por foto, vídeos, relatos escritos e me
enviem, pois será uma forma de registro dessas atividades.
E mais uma vez, venho ressaltar a importância
da parceria entre escola e família, visando o pleno desenvolvimento e autonomia
dos nossos estudantes.
Com carinho. Professora
Paula Dantas Marques.
PINDAMONHANGABA,
30 DE ABRIL DE 2020
E.E.
PROF CÉLIA KEIKO IKEDA
PROF
PAULA DANTAS MARQUES
ALUNO:
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – A.E.E.
1-
ATIVIDADE DO DIA
BOLINHA NO BURACO:
Objetivo:
- Estimular
atenção/concentração;
- Desenvolver a coordenação motora;
- Estimular o equilíbrio.
Materiais:
- Caixa de papelão
ou caixa de sapato;
- Uma tampa redonda ou um copo para marcar
um círculo
- Bolinha ou bolinha feita com papel.
Como
fazer:
- Marcar um círculo no meio da caixa e
recortar
- Com um papel fazer uma bolinha.
- Desenvolvimento:
- Auxiliar seu
filho no direcionamento da bolinha até o centro da caixa (Buraco).
Registro
fotográfico:
2- ATIVIDADE
DO DIA
Vamos cantar?
Complete a cantiga de roda com as figuras.
Objetivo:
- Estimular
atenção/concentração;
- Desenvolver a coordenação motora;
- Estimular a
oralidade;
- Estimular a
memória.
Materiais:
- Figuras que representam partes da música;
- Tesoura;
- Cola.
- Prancha com a
letra da música para ser completada.
Como
fazer:
- Recortar
a ficha com as figuras que está no final da apostila anexo I, após brincarem,
colar as figuras nos espaços de acordo com a letra da música.
Desenvolvimento:
- Cantar junto com
o aluno e ir completando a tabela, com as partes da música que falta.
Registro
fotográfico:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário em nosso Blog...