quinta-feira, 19 de março de 2020

Roteiro_9A_Geografia_Elias


Roteiro de Estudos – E.E. Célia Keiko Ikeda
Ÿ Disciplina: Geografia
Ÿ Professor: Elias Rivelle de Freitas
Ÿ Ano/série: 9º Ano
Ÿ Turma: “A”

Atividade 1:
Ÿ Habilidades/conteúdos: (EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflitos, intervenções militares e/ou influência cultural, em diferentes tempos e lugares.
(EF09GE06) Associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente a partir do Sistema Colonial implantado pelas potências europeias e analisar as consequências políticas, econômicas, sociais, culturais e ambientais para diferentes países.
(EF09GE07) Identificar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia e analisar os processos de regionalização.
Ÿ Tempo previsto para execução: 01h30 – 2 aulas de 45 minutos
Ÿ O que registrar para avaliação do professor: Ler atentamente o texto e registrar no caderno o que se pede no enunciado

LEITURA DO TEXTO: Europa
Europa é um continente situado em três hemisférios distintos: o setentrional, o ocidental e o oriental. Localiza-se a oeste da Ásia, ao norte da África, a leste do Oceano Atlântico e ao sul do Oceano Glacial Ártico. As sociedades que habitaram esse continente foram as principais responsáveis pela colonização da maior parte dos demais territórios do planeta, sendo, por isso, denominado como o “centro do mundo”, apesar de, em termos cartográficos, essa expressão ser considerada errônea.
A Europa reúne um total de 50 países, sendo que dois deles também fazem parte da Ásia: A Turquia e a Rússia. Apesar desse número elevado de países, a sua área é pequena, com cerca de 10.180.00 km². Se não contarmos com a Rússia, país em que a maior parte do seu território localiza-se na Ásia, seu espaço diminui para uma área menor que o Brasil, possuindo, no entanto, muito mais países do que o Brasil possui em estados.
Essa grande concentração de pequenos territórios explica-se pelas históricas relações de instabilidade que marcaram a região. Como foi na própria Europa que primeiro se estabeleceu a ideia de Estado moderno, foi lá também que as diferentes nações começaram primeiro as suas lutas pela constituição de seus próprios estados. Essa luta, vale lembrar, ainda está presente em muitos locais, com destaque para a Espanha, onde catalães, bascos, navarros e outros povos buscam pela formação de seus próprios países, o que elevaria ainda mais o número de Estados nesse continente.
A despeito dessa ampla fragmentação, a Europa passa, curiosamente, por um efeito contrário de integração graças à formação e expansão da União Europeia. Esse bloco econômico, além de ser responsável pela utilização do euro na maioria dos seus países-membros, praticamente eliminou as fronteiras entre os seus territórios, apesar de isso ter provocado efeitos de reação em partes da população, que vêm se embebendo cada vez mais de pensamentos xenofóbicos (de aversão a estrangeiros).
A população europeia, em dados recentes, é de 740 milhões de habitantes aproximadamente. Demograficamente, o continente caracteriza-se pelos fluxos migratórios internos (graças à existência da União Europeia) e, principalmente, externos, com muitos estrangeiros advindos de países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. Por outro lado, a média de idade na população vem se elevando de forma significativa, graças às baixíssimas taxas de natalidade e mortalidade registradas ao longo dos últimos 20 anos.
Quanto aos aspectos físicos, a Europa é caracterizada pelo predomínio de baixas altitudes, com exceção apenas dos Alpes Escandinavos na porção setentrional, do Cáucaso, a sudeste; dos Alpes e algumas regiões nos Bálcãs e na Península Ibérica, na porção meridional do continente.
O clima da Europa predominante é o temperado, com variações entre as regiões litorâneas e continentais, bem como nas zonas de maiores altitudes. Os outros tipos climáticos são o mediterrâneo, o polar e o alpino (também chamado de clima de montanha).
A hidrografia da Europa é marcada pela presença de alguns importantes rios, como o Danúbio, o Reno, o Volga, o Sena, o Elba, o Tejo e muitos outros. Os tipos de vegetação existentes são a Tundra, a Floresta Boreal, a Floresta Temperada, as Estepes e as Vegetações Mediterrâneas.
Economicamente, a Europa, após o final da Segunda Guerra Mundial, iniciou um processo de recuperação, passando a contar novamente com fortíssimas potências internacionais, com destaque para a Alemanha, o Reino Unido e a França. Além disso, o mais avançado bloco econômico do mundo, a União Europeia, propicia uma maior integração comercial dentro do continente. Apesar disso, essas nações sofreram intensamente com uma forte crise econômica, responsável pelo aumento exponencial das taxas de miséria e desemprego, cujos efeitos ainda podem ser sentidos nos dias atuais.
Apesar das estreitas dimensões territoriais, a Europa é um dos mais importantes continentes do mundo, pois é nela que os valores que atualmente se disseminam pelo mundo via Globalização constituíram-se. Além disso, apesar do fortalecimento nas últimas décadas de Estados Unidos, Japão e dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia e China), a Europa configura-se com um dos protagonistas na Geopolítica e Economia internacionais.
Na presente seção, você poderá obter melhores e mais aprofundadas informações sobre esse continente, com temas envolvendo tantos os aspectos físicos (clima, relevo e vegetação) quanto os aspectos humanos (população, economia, política). 

Enunciado Orientador
Após leitura atenta do texto, elabore um resumo do mesmo, elencando as principais características do Continente Europeu

Atividade 2:
Ÿ Habilidades/conteúdos: (EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflitos, intervenções militares e/ou influência cultural, em diferentes tempos e lugares.
(EF09GE06) Associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente a partir do Sistema Colonial implantado pelas potências europeias e analisar as consequências políticas, econômicas, sociais, culturais e ambientais para diferentes países.
(EF09GE07) Identificar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia e analisar os processos de regionalização.
Ÿ Tempo previsto para execução: 01h30 – 2 aulas de 45 minutos
Ÿ O que registrar para avaliação do professor: Ler atentamente o texto e registrar no caderno o que se pede no enunciado

LEITURA DO TEXTO: Aspectos da Europa

Embora formem um só bloco continental (chamado Eurásia), Europa e Ásia são continentes diferentes por conta de diferenças históricas e culturais. A fronteira entre eles pode, no entanto, ser estabelecida de duas formas. Uma delas leva em conta aspectos naturais e inclui no continente europeu a parte ocidental da Rússia, delimitada a leste pelos montes Urais. Outra maneira de dividir os continentes é ideológica e durou até o final da Guerra Fria: considerava europeus apenas os países capitalistas, alinhados aos EUA.

Aspectos físico-naturais
Clima: predomina o temperado, com variações continentais e oceânicas. Há também áreas de clima mediterrâneo (ao sul), polar (ao norte) e alpino (nas altas montanhas).
Relevo: composto, principalmente, por planícies (destaque para a do sul da Inglaterra, as do norte da França, da Alemanha e da Itália e a Rússia). Dobramentos modernos aparecem ao sul da Europa e formam a cadeia Alpina, que inclui Pirineus, Alpes, Apeninos, Cárpatos, Bálcãs e Cáucaso.
Hidrografia: os rios mais importantes são o Volga (Rússia), o Danúbio (que nasce na Alemanha, atravessa sete países e deságua no mar Negro) e o Reno (que corta a região mais industrializada da Europa, incluindo Alemanha e França, e desaguando no porto de Roterdã, na Holanda).


Aspectos econômicos, políticos e humanos
Europa ocidental: principal região econômica da Europa, engloba Alemanha, França e Reino Unido – as economias mais fortes da Europa. Concentra a maior parte das indústrias europeias e também é favorecida por um sistema de transportes moderno, rápido e multimodal, que permite intensa circulação de mercadorias e de pessoas.
Europa centro-oriental: envolve os países da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), detentores dos piores índices socioeconômicos da Europa e marcados por alta disparidade de renda. Sua economia caracteriza-se por indústrias pesadas e de base, além de atividades extrativistas e agrícolas.

União Europeia (UE)
Começou com o Tratado de Roma, assinado em 1957 por Benelux (antigo bloco formado por Bélgica, Holanda e Luxemburgo), França, Alemanha e Itália. A partir daí, os países, já integrados economicamente, estabeleceram integração política e a livre circulação de mercadorias, de capitais, de serviços e de pessoas.
Em 1992, o Tratado de Maastricht implementou o euro (moeda emitida pelo Banco Central Europeu para circular nos países da UE), criou uma política externa e um plano de defesa comum aos membros do bloco.
Desde 2007, a UE conta com 27 países-membros e se depara com o desafio de diminuir a desigualdade econômica entre eles – principalmente entre Europa Ocidental e Oriental.

Preste atenção! A União Europeia é um importante ator global. Durante a crise econômica americana, por exemplo, ela teve atuação preponderante para barrar a expansão da crise, com seu Banco Central fornecendo empréstimos milionários às empresas em crise. Além disso, seu desenvolvimento econômico a torna um gigantesco mercado consumidor dos mais variados produtos agrícolas e industrializados provenientes do mundo todo.

Enunciado Orientador
Após leitura atenta do texto, comente sobre os aspectos culturais, políticos e econômicos da Europa em forma de texto dissertativo-argumentativo.

Atividade 3:
Ÿ Habilidades/conteúdos: (EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflitos, intervenções militares e/ou influência cultural, em diferentes tempos e lugares.
(EF09GE06) Associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente a partir do Sistema Colonial implantado pelas potências europeias e analisar as consequências políticas, econômicas, sociais, culturais e ambientais para diferentes países.
(EF09GE07) Identificar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia e analisar os processos de regionalização.
Ÿ Tempo previsto para execução: 01h30 – 2 aulas de 45 minutos
Ÿ O que registrar para avaliação do professor: Ler atentamente o texto e registrar no caderno o que se pede no enunciado

LEITURA DO TEXTO: A Cultura na Europa
(Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/geografia/europa-cultural.htm. - Acesso em 09/03/2020).

A Europa, de acordo com os aspectos físicos e sua formação geológica, é considerada por muitos cientistas como um continente que corresponde a uma península da Eurásia, essa significa a união da Ásia e a própria Europa, localizada no hemisfério norte.
A Europa se constitui como continente em razão dos acontecimentos históricos, pois nesse território houve as principais dispersões culturais, políticas e econômicas, que expandiu sua influência em âmbito internacional.
Para uma caracterização dos principais eventos ocorridos na Europa pode-se destacar, principalmente, o colonialismo, a expansão imperialista, as civilizações romana e grega, o Renascimento, a Revolução Francesa, a Revolução Industrial e surgimento do primeiro bloco econômico do mundo, a partir dos exemplos citados fica claro perceber que a Europa foi e ainda continua sendo o palco das grandes realizações humanas.
A separação cultural ocorreu a partir de duas vertentes, no qual, de um lado está a civilização romana e grega, ambas representantes da parte europeia, do outro lado os representantes asiáticos, árabes, hindus e chineses. Essa foi uma separação de valor cultural e nem tanto físico, pois o que foi levado em conta foram as disparidades culturais, religiosas e econômicas, singulares a cada grupo.
Atualmente, com o estágio avançado que se encontra a Globalização, o Ocidente tem promovido grande influência no Oriente, algo que ocorria raramente no século XIX.
Apesar da imensa distribuição de cultura e conhecimento da Europa para o mundo, realmente quem emergiu cultura para os dois continentes saíram todos do Oriente como, por exemplo, o cristianismo, o alfabeto entre outros.
O domínio europeu no mundo teve início durante os séculos XV e XVI, por meio da busca da expansão de seu território, isso foi possível através das grandes navegações, no qual se fazia necessário extrair riquezas em outros continentes para suprir as necessidades do mercado em constante expansão, uma vez que crescia o número da população.
Por terem desenvolvido os aspectos político e cultural em âmbito interno, conseguiu implantar sobre os outros povos domínio, pois detinham conhecimento em ciências, estratégia militar e tecnologias.
Justamente nesse momento da história que se criaram as expressões “civilizado” e “selvagem”, essas denominações tinham como finalidade principal diferenciar a cultura greco-romana chamadas também de civilizações clássicas e europeizadas.
No entanto, essa distinção entre dois grupos atualmente pode ser identificada, basta observar o grupo de países mais ricos do mundo, salvo Estados Unidos e Japão, todos são europeus.
Na concepção europeia, o restante do mundo se limita a um “canteiro” de exploração econômica, ambiental e social, mão de obra e mercado consumidor. As grandes metrópoles ocidentais europeias apresentam obras com grande quantidade de ouro e prata, adquiridas a custa do trabalho de escravos e nativos provenientes da exploração das colônias, hoje existe uma grande fortuna em pedras preciosas guardadas em instituições financeiras.
Atualmente a União Europeia representa uma ofensiva contra a hegemonia norte-americana que dura desde o declínio do socialismo liderado pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas no qual era a única a fazer frente aos EUA.

FREITAS, Eduardo de. "Cultura na Europa"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/europa-cultural.htm. Acesso em 09 de março de 2020.

___________________________

PERGUNTAS

1. Segundo o texto, por que a Europa é considerada um continente? Explique.

2. De acordo com o texto, em relação às realizações humanas, quais são os principais eventos ocorridos na Europa?

3. Qual a relação da Globalização com a influência entre o Ocidente e o Oriente?

4. Qual o papel das grandes navegações europeias sobre o restante do mundo?

5. Pesquise e escreva o que significa hegemonia.

6. De acordo com o texto, o que a União Europeia representa para a Europa em termos de hegemonia?

Atividade 4:
Ÿ Habilidades/conteúdos: (EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflitos, intervenções militares e/ou influência cultural, em diferentes tempos e lugares.
(EF09GE06) Associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente a partir do Sistema Colonial implantado pelas potências europeias e analisar as consequências políticas, econômicas, sociais, culturais e ambientais para diferentes países.
(EF09GE07) Identificar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia e analisar os processos de regionalização.
Ÿ Tempo previsto para execução: 01h30 – 2 aulas de 45 minutos
Ÿ O que registrar para avaliação do professor: Ler atentamente o texto e realizar no caderno o que se pede no enunciado

Assistir e fazer um resumo do Vídeo “Europa – Geografia Irada”
Link: Canal Geografia Irada - http://www.youtube.com/watch?v=0W_tHldAEKA

  

EXTRA
Você já ouviu falar em lapbook? Trata-se de um pequeno livro de bolso, ao qual podemos recorrer para revisar anotações importantes sobre o que aprendemos. Elabore um lapbook, com base no que você aprendeu nesta Situação de Aprendizagem. Antes de iniciar, procure exemplos de lapbook para você se inspirar e elaborar o seu. Use sua criatividade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário em nosso Blog...