terça-feira, 24 de março de 2020


Roteiro de Estudos

 Disciplina: Geografia
 Professora: Christiane Ribeiro Palazzi
 Ano/série: 7º Ano
Atividade 01:
> Habilidades/conteúdos: (EF07GE15*) Analisar as divisões regionais do IBGE e outras propostas de regionalização tais como: os Complexos Regionais ou Regiões Geoeconômicas e descrever as características culturais, econômicas, naturais, políticas e sociais de cada região brasileira;
>(EF07GE10) Identificar e selecionar indicadores socioeconômicos e elaborar representações gráficas e comparar as regiões brasileiras em diferentes tempos.
> O que registrar para avaliação da professora: Ler atentamente os conteúdos e realizar todos os exercícios no caderno.
Dicas: consultar as atividades que a professora passou no caderno durante o 1º Bimestre.
Leia com atenção o texto, e responda as questões de 1 a 5:
Formação do território brasileiro.
O Brasil é o 5° maior país do mundo em extensão territorial, com uma área de 8.514.876 km².
A sua formação resultou de um longo processo de conquistas de terras, iniciado pelos portugueses a partir de 1500, que foram se apropriando das terras que hoje constituem o Brasil, em que viviam cerca de 4 milhões de pessoas, que foram chamados pelos europeus de indígenas.
Os limites territoriais
Os atuais limites do território brasileiro começaram a ser definidos já em 1494, com o Tratado de Tordesilhas, um acordo feito entre portugueses e espanhóis em relação às terras descobertas.
Em 1532, a Coroa portuguesa organizou o território, dividindo-o em capitanias hereditárias, que eram lotes de terras doadas pelo rei de Portugal. Como os portugueses não conheciam muito bem o território, as fronteiras ainda não estavam definidas.
Expansão territorial
O território inicialmente traçado pelos portugueses teve uma grande expansão, ultrapassando a linha de Tordesilhas.
Os fatores que contribuíram para a ocupação e expansão do território brasileiro foram:
·         A atuação dos bandeirantes
·         O papel dos jesuítas
·         A exploração econômica do território.
1) A partir do sec. XVII, como se deu a expansão do povoamento no território brasileiro?
2) Por que os limites do território brasileiro começaram a ser definidos a partir de 1494?
3)  Como ocorreu a formação do Brasil, a partir de 1500?
4)  Por que foi importante na expansão territorial do Brasil, a atuação dos bandeirantes?
5) O que estabeleceu o Tratado de Madri, assinado por Espanha e Portugal em 1750?

 Pesquisar na internet  os  seguintes conceitos e fazer anotações no caderno sobre:
I - O que é Território
II - O que é Nação
III - O que é Estado
IV- O que é Fronteira

Indicações de sites  de material de apoio:

      Conheça o Brasil – População Educação (site disponibiliza dados e informações sobre as regiões brasileiras). Fonte: IBGE Educa Jovens. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18317-educacao.html Acesso em: 16 mar. 2020.


Atividade 2:
> Habilidades do Currículo Paulista de Geografia: (EF07GE11) - Identificar os domínios morfoclimáticos e relacionar com as dinâmicas dos componentes físico-naturais no território brasileiro; (EF07GE23*) - Avaliar a importância da distribuição dos recursos naturais e da biodiversidade nos diversos biomas brasileiros;
>(EF06GE24*) - Identificar as generalidades e singularidades dos biomas brasileiros, em especial no Estado de São Paulo.
> O que registrar para avaliação da professora: Ler atentamente os conteúdos e realizar todos os exercícios no caderno
Antes de iniciar a próxima atividade, sugerimos apresentar aos(às) estudantes o geógrafo Aziz Ab’Saber,  responsável por fazer a classificação dos Domínios Morfoclimáticos no Brasil.

Para a contextualização, sugerimos a leitura e análise de seguintes textos e mapas:
Segundo o geógrafo Aziz Ab’Sáber, a paisagem é vista como um conjunto de elementos naturais ou artificiais sempre atrelados à herança. Existem seis grandes domínios morfoclimáticos no território brasileiro: terras baixas florestadas da Amazônia; depressões interplanálticas semiáridas do Nordeste; mares de morros florestados; chapadões centrais recobertos de cerrados e penetrados por florestas-galeria; planaltos de araucárias; pradarias mistas do Rio Grande do Sul. Sendo assim, o autor afirma que há um grande mosaico paisagístico no território brasileiro em decorrência da influência dos componentes geológicos, geomorfológicos, pedológicos, hidrológicos, climáticos, ecológicos e fitogeográficos ao longo do tempo. É importante destacar que, entre os domínios, há as faixas de transição ou áreas de contato.
Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista. Fonte consultada: AB’SABER, Aziz Nacib. Os domínios da Natureza no Brasil: Potencialidades Paisagísticas. São Paulo, Ateliê Editorial, 2003.
• Mapa 1 – Domínios Morfoestruturais e Morfoclimáticos, obtido de Manuais Técnicos em Geociências
– Manual Técnico de Geomorfologia – nº 5, 2ª ed., IBGE. Disponível em:
<https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv66620.pdf > Acesso em: 01 out. 2019.
• Texto Biomas e Sistema Costeiro. Trechos selecionados do texto “IBGE lança mapa inédito de Biomas e Sistema Costeiro-Marinho”, disponível e:< https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-deimprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/25798-ibge-lanca-mapa-inedito-de-biomas-e-sistema-costeiromarinho > Acesso em: 31 out. 2019.
• Mapa 2 – Biomas e Sistema Costeiro-Marinho do Brasil, elaborado pelo IBGE, disponível em <https://www.ibge.gov.br/apps/biomas/ > Acesso em: 31 out. 2019.

Para a Atividade 02, que trata dos Domínios Morfoclimáticos e Biomas Brasileiro, propomos que os(as) estudantes, com auxílio dos textos e mapas já citados, respondam em seus cadernos as oito questões a seguir:
a) Selecione as palavras, termos e/ou expressões desconhecidas e busque o significado em dicionários disponíveis na escola e/ou sites da internet;
b) Destaque as ideias principais dos textos;
c) Defina o que é uma paisagem;
d) Estabeleça a diferença entre domínio morfoclimático, bioma e sistema costeiro-marinho;
e) Como os biomas estão distribuídos no território brasileiro?
f) Indique qual o maior e o menor bioma brasileiro;
g) Indique quais são os biomas presentes no Estado de São Paulo;
 h) Caracterize o Sistema Costeiro-Marinho.
Atividade: 03












Realizar uma ficha-resumo com as principais características de cada Domínio Morfoclimático brasileiro. Colocar o título com o nome do domínio representado, clima, relevo ; principais rios, vegetações e localização.
OBS: Montar uma ficha para cada domínio em folha separada.
Exemplo de uma ficha resumo abaixo:










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