Roteiro de Estudos
Disciplina: Geografia
Professora: Christiane Ribeiro Palazzi
Ano/série: 7º Ano
Atividade
01:
> Habilidades/conteúdos: (EF07GE15*) Analisar as
divisões regionais do IBGE e outras propostas de regionalização tais como: os
Complexos Regionais ou Regiões Geoeconômicas e descrever as características
culturais, econômicas, naturais, políticas e sociais de cada região brasileira;
>(EF07GE10) Identificar e selecionar indicadores
socioeconômicos e elaborar representações gráficas e comparar as regiões
brasileiras em diferentes tempos.
> O que registrar para avaliação da professora: Ler
atentamente os conteúdos e realizar todos os exercícios no caderno.
Dicas: consultar as atividades que a professora passou no
caderno durante o 1º Bimestre.
Leia com atenção o texto, e responda
as questões de 1 a 5:
Formação do
território brasileiro.
O Brasil é o 5° maior país do mundo em extensão territorial,
com uma área de 8.514.876 km².
A sua formação resultou de um longo processo de conquistas
de terras, iniciado pelos portugueses a partir de 1500, que foram se
apropriando das terras que hoje constituem o Brasil, em que viviam cerca de 4
milhões de pessoas, que foram chamados pelos europeus de indígenas.
Os limites
territoriais
Os atuais limites do território brasileiro começaram a ser
definidos já em 1494, com o Tratado de Tordesilhas, um acordo feito entre
portugueses e espanhóis em relação às terras descobertas.
Em 1532, a Coroa portuguesa organizou o território,
dividindo-o em capitanias hereditárias, que eram lotes de terras doadas pelo
rei de Portugal. Como os portugueses não conheciam muito bem o território, as
fronteiras ainda não estavam definidas.
Expansão
territorial
O território inicialmente traçado pelos portugueses teve uma
grande expansão, ultrapassando a linha de Tordesilhas.
Os fatores que contribuíram para a ocupação e expansão do
território brasileiro foram:
· A atuação dos
bandeirantes
· O papel dos
jesuítas
· A exploração
econômica do território.
1) A partir do
sec. XVII, como se deu a expansão do povoamento no território brasileiro?
2) Por que os
limites do território brasileiro começaram a ser definidos a partir de 1494?
3) Como ocorreu a formação do Brasil, a partir
de 1500?
4) Por que foi importante na expansão
territorial do Brasil, a atuação dos bandeirantes?
5) O que
estabeleceu o Tratado de Madri, assinado por Espanha e Portugal em 1750?
Pesquisar na
internet os seguintes conceitos e fazer anotações no
caderno sobre:
I - O que é Território
II - O que é Nação
III - O que é Estado
IV- O que é Fronteira
Indicações de sites
de material de apoio:
Conheça o Brasil – População Educação (site
disponibiliza dados e informações sobre as regiões brasileiras). Fonte: IBGE
Educa Jovens. Disponível em:
https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18317-educacao.html
Acesso em: 16 mar. 2020.
IBGE – (site disponibiliza documentos
e imagens). Disponível em:
https://portaldemapas.ibge.gov.br/portal.php#mapa222072
https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_evolucao_da_divisao_politico_administrativa.pdf
ou
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/pesquisa/37/30255?tipo=ranking&indicador=30255
Acesso em: 16 mar. 2020.
Atividade
2:
> Habilidades do Currículo Paulista de Geografia:
(EF07GE11) - Identificar os domínios morfoclimáticos e relacionar com as
dinâmicas dos componentes físico-naturais no território brasileiro; (EF07GE23*)
- Avaliar a importância da distribuição dos recursos naturais e da
biodiversidade nos diversos biomas brasileiros;
>(EF06GE24*) - Identificar as generalidades e
singularidades dos biomas brasileiros, em especial no Estado de São Paulo.
> O que registrar para avaliação da professora: Ler
atentamente os conteúdos e realizar todos os exercícios no caderno
Antes de iniciar a próxima atividade, sugerimos apresentar
aos(às) estudantes o geógrafo Aziz Ab’Saber,
responsável por fazer a classificação dos Domínios Morfoclimáticos no
Brasil.
Para a contextualização, sugerimos a leitura e análise de
seguintes textos e mapas:
Segundo
o geógrafo Aziz Ab’Sáber, a paisagem é vista como um conjunto de elementos
naturais ou artificiais sempre atrelados à herança. Existem seis grandes
domínios morfoclimáticos no território brasileiro: terras baixas florestadas da
Amazônia; depressões interplanálticas semiáridas do Nordeste; mares de morros
florestados; chapadões centrais recobertos de cerrados e penetrados por
florestas-galeria; planaltos de araucárias; pradarias mistas do Rio Grande do
Sul. Sendo assim, o autor afirma que há um grande mosaico paisagístico no
território brasileiro em decorrência da influência dos componentes geológicos,
geomorfológicos, pedológicos, hidrológicos, climáticos, ecológicos e
fitogeográficos ao longo do tempo. É importante destacar que, entre os domínios,
há as faixas de transição ou áreas de contato.
Elaborado especialmente para o
Material de Apoio ao Currículo Paulista. Fonte consultada: AB’SABER, Aziz
Nacib. Os domínios da Natureza no Brasil: Potencialidades Paisagísticas. São
Paulo, Ateliê Editorial, 2003.
• Mapa 1 – Domínios Morfoestruturais e Morfoclimáticos,
obtido de Manuais Técnicos em Geociências
– Manual Técnico de Geomorfologia – nº 5, 2ª ed., IBGE.
Disponível em:
<https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv66620.pdf
> Acesso
em: 01 out. 2019.
• Texto Biomas e Sistema Costeiro. Trechos selecionados do
texto “IBGE lança mapa inédito de Biomas e Sistema Costeiro-Marinho”,
disponível e:< https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-deimprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/25798-ibge-lanca-mapa-inedito-de-biomas-e-sistema-costeiromarinho
> Acesso em: 31 out. 2019.
• Mapa 2 – Biomas e Sistema Costeiro-Marinho do Brasil,
elaborado pelo IBGE, disponível em <https://www.ibge.gov.br/apps/biomas/ > Acesso em:
31 out. 2019.
Para a Atividade 02, que
trata dos Domínios Morfoclimáticos e Biomas Brasileiro, propomos que os(as)
estudantes, com auxílio dos textos e mapas já citados, respondam em seus
cadernos as oito questões a seguir:
a) Selecione as palavras, termos e/ou expressões
desconhecidas e busque o significado em dicionários disponíveis na escola e/ou
sites da internet;
b) Destaque as ideias principais dos textos;
c) Defina o que é uma paisagem;
d) Estabeleça a diferença entre domínio morfoclimático,
bioma e sistema costeiro-marinho;
e) Como os biomas estão distribuídos no território
brasileiro?
f) Indique qual o maior e o menor bioma brasileiro;
g) Indique quais são os biomas presentes no Estado de São
Paulo;
h) Caracterize o
Sistema Costeiro-Marinho.
Atividade: 03
Realizar uma ficha-resumo com as
principais características de cada Domínio Morfoclimático brasileiro. Colocar o
título com o nome do domínio representado, clima, relevo ; principais rios,
vegetações e localização.
OBS: Montar
uma ficha para cada domínio em folha separada.
Exemplo de uma ficha resumo abaixo:
Links:
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