terça-feira, 24 de março de 2020


Roteiro de Estudos
 Disciplina: História
 Professora: Christiane Ribeiro Palazzi
 Ano: 7º Ano

UNIDADE TEMÁTICA: O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias; Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo.

HABILIDADES: (EF07HI01) Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.
> (EF07HI04) Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos, analisar seus significados, relacionando-os ao processo da expansão marítima.

OBJETOS DE CONHECIMENTO: A construção da ideia de modernidade e seus impactos na concepção de História; A ideia de “Novo Mundo” ante o Mundo Antigo: permanências e rupturas de saberes e práticas na emergência do mundo; Humanismos: uma nova visão de ser humano e de mundo Renascimentos artísticos e culturais.
> O que registrar para avaliação da professora: Ler atentamente os conteúdos,  acessar os sites disponíveis e realizar todos os exercícios no caderno.

 Indicações:
O que é modernidade. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/o-que-modernidade.htm>. Acesso em 16 mar. 2020.

Principais características do Humanismo. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/literatura/humanismo.htm>. Acesso em 16 mar. 2020.
Dicas: consultar as atividades que a professora passou no caderno durante o 1º Bimestre.

ATIVIDADES

1) Quando pensamos na palavra “moderno”, logo vem à mente algo atualizado, novo. Essa
palavra também é utilizada para marcar a delimitação de um período histórico, a Idade
Moderna, que se refere ao período entre os séculos XV e XVIII.
1a) E para você, o que significa a palavra “moderno”?


2) Leia o texto abaixo:
A comunicação é um processo de interação entre duas ou mais pessoas na transmissão de
mensagens. O avanço tecnológico, em diferentes momentos da História, possibilitou a
diminuição das barreiras de comunicação, como no caso das redes sociais, com o advento da
internet. Diante de transformações tão aceleradas em nosso cotidiano, atrelamos o conceito de
“moderno” a inovação e costumamos classificar determinados objetos como “ultrapassados”, ou
seja, “antigos”. Se hoje utilizamos Apps de mensagens ou e-mails, houve um tempo em que se
comunicar dependia da “velha” carta – que, aliás, talvez seja a forma de interlocução e contato
mais antiga que conhecemos, mas isso não quer dizer que essa forma de comunicação não era
considerada moderna na época em que foi utilizada.
                                  Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.


 2.1) Após a leitura e a interpretação do texto, reflita sobre as palavras “antigo” e “moderno” e
escreva seus significados com suas próprias palavras.

Sugestão de sites:
Dicionário Online de Português. Dicio. Disponível em: https://www.dicio.com.br
Dicionário de sinônimos online. Sinônimos.com.br. Disponível em:https://www.sinonimos.com.br/
Aplicativos: Dicionário de Português Dicio: Possibilita consultar o conteúdo online e off-line;
significado das palavras, antônimos e sinônimos. Michaelis Dicionário Escolar: Disponível em Língua Portuguesa, Inglês e Espanhol.

2.2) A tecnologia, da forma como conhecemos, está presente em todas as sociedades humanas?
Justifique.

2.3) Podemos considerar “modernas” às sociedades que dependem da tecnologia em seu
cotidiano?

2.4) Podemos considerar “antigas” ou “atrasadas” comunidades que não dependem de recursos
tecnológicos?

3) Observe o quadro abaixo:
     Reprodução: Mauritshuis, Haia, Holanda


A lição de anatomia do Dr. Tulp. Óleo sobre tela de Mauritshuis Rembrandt, 1632.

A obra retrata uma prática recorrente na época em que foi feito. Essa prática pode ser associada
à ideia de modernidade, uma vez que esse tipo de experiência
a) propiciou a ampliação do conhecimento da população rural.
b) proporcionou grandes transformações no campo científico.
c) beneficiou da mesma forma os grupos sociais da Era Moderna.
d) provocou um conjunto de renovações sentidas ao mesmo tempo.

4) Observe a imagem abaixo:
     Pixabay/<pixabay.com>



    A criação de Adão. Afresco de Michelangelo, 1508-1512.
A obra renascentista A criação de Adão, de Michelangelo, pode ser associada à cultura greco-romana porque
a) emprega a técnica de tinta a óleo.
b) valoriza a cultura teocêntrica.
c) retrata aspectos da mitologia antiga.
d) prioriza a religião em detrimento da razão

5) Observe a imagem abaixo:
 Pixabay/<pixabay.com>


  Representação da prensa manual de Gutenberg.
É possível reconhecer como uma invenção que trouxe grandes transformações no campo científico
e foi responsável pela divulgação do conhecimento e das novas ideias religiosas no contexto do
Renascimento cultural:
a) os jornais.
b) os manuscritos.
c) as prensas móveis.
d) os livros.

6) Leia o texto:
[...] trata-se de uma época com especificidade própria, resultante do fato de que em suas formações sociais concretas existem estruturas econômico-sociais, políticas e ideológicas que nem são mais feudais, nem podem ser já chamadas exatamente de capitalistas – são de transição.
               FALCON, Francisco. Mercantilismo e transição. São Paulo: Brasiliense, 1996. p. 21-22.

Especificidade: qualidade própria de algo.

Um acontecimento marcante e indispensável para explicar a concretização da passagem citada no
texto se localiza no(a):
a) expansão marítima.
b) colonialismo.
c) Renascimento comercial.
d) Revolução Industrial.

7) Leia o texto a seguir:
O Renascimento é mais bem compreendido como uma síntese de inovações medievais fruto de um longo processo de gestação, não como um período à parte, muito menos como o inaugurador da Idade Moderna. Se, por um lado, nele houve uma expansão do pensamento científico, através da observação racional da natureza, manifestado no heliocentrismo e no desenvolvimento da autópsia, por outro, Hilário Franco Júnior [...] afirma que “Observar e questionar a natureza é um exercício religioso e intelectual gerador de um racionalismo medieval [...]”.
COSTA. Ives Leocelso S. A transição da Idade Média para a Idade Moderna: uma análise crítica. Revista Tempo de Conquista, v. 7, 2010.
Disponível em: <http://revistatempodeconquista.com.br/documents/RTC19/IVESCOSTA.pdf>. Acesso em: 14 ago. 2018.
O Renascimento cultural é associado à Idade Moderna. Considerando a discussão apresentada no
texto, explique por que nem sempre as realizações desse período, apesar do nome “moderno”,
podem ser consideradas novidades.

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