terça-feira, 24 de março de 2020


Roteiro de Estudos
 Disciplina: História
 Professora: Christiane Ribeiro Palazzi
 Ano: 9º Ano
> UNIDADE TEMÁTICA: O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX
>HABILIDADES: (EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.
> (EF09HI02) Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954.
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Experiências republicanas e práticas autoritárias: as tensões e disputas do mundo contemporâneo; A proclamação da República e seus primeiros desdobramentos.
> O que registrar para avaliação da professora: Ler atentamente os conteúdos, acessar os sites disponíveis e realizar todos os exercícios no caderno.

Indicações:
Revista Careta/Biblioteca Nacional. Disponível em: <http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_periodicos/careta/careta_anos.htm>. Acesso em: 11 nov. 2019.
Enciclopédia Cultural. Disponível em: <https://enciclopedia.itaucultural.org.br/evento84382/semana-de-arte-moderna-1922-sao-paulo-sp>. Acesso em: 20 jan.2020.
Artigo Escola Britannica. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/Semana-de-Arte-Moderna-de-1922/483556>. Acesso em: 20 jan.2020.
Só Literatura. Disponível em: <https://www.soliteratura.com.br/premodernismo/semana.php>. Acesso em: 20 jan.2020.
Heitor Villa Lobos. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa11902/heitor-villa-lobos>. Acesso em 28 jan.2020.

Dicas: consultar as atividades que a professora passou no caderno durante o 1º Bimestre.
ATIVIDADES
1) Observe as imagens abaixo:
Wikipedia/Wikimedia Commons                            Wikipedia/Wikimedia Commons
                       
 Bandeira utilizada Segundo Reinado do Brasil(1870-1889).
                                                              
                                                                                                                             Bandeira utilizada no Brasil republicano (1889)

Nas duas bandeiras acima, é possível observar mudanças, mas também a conservação de alguns
símbolos. Indique e interprete o significado de uma mudança e uma permanência desses
símbolos, do ponto de vista político.

2) O fragmento abaixo foi retirado do jornal O Baluarte, edição de janeiro de 1904. Leia-o
atentamente.  E quem são esses míseros que assim estendem a mão apelando para o nosso
sentimento caritativo? Quem são? Dividem-se em três classes distintas: 1) Servidores da Pátria, veteranos do Paraguai, voluntários de ontem e desgraçados de hoje; 2) Pretos alquebrados sobre o peso de mil sofrimentos, disformes pelos hediondos castigos físicos que sofreram, mártires de ontem e desgraçados de hoje;3) Finalmente, pobres estrangeiros, que deixam o céu poético e límpido de seu país amado, deixando filhos e esposas, parentes e amigos, vieram até este país à procura da sua subsistência.
PIRES, R. A Miséria. O Baluarte, São Paulo, 15 jan. 1904. Disponível em:
<http://biton.uspnet.usp.br/imprensanegra/index.php/o-baluarte/482-2/>. Acesso em: 3 out. 2018.
Alquebrado: débil, desanimado, abatido, cansado, prostrado.

Identifique os motivos históricos da condição de miséria do segundo caso denunciado no trecho
acima.

3) Observe a tabela a seguir:
Composição da Comissão Executiva do Partido Republicano Paulista (PRP) entre 1889 a 1930
Membros diretamente ligados à economia cafeeira  13
Membros que mantêm ligações econômicas com alguém envolvido na economia cafeeira 6
Membros que têm parentesco com pessoas envolvidas na economia cafeeira 6
Total de membros do PRP 55
Total de membros ligados de alguma forma à economia cafeeira 25 (46% do partido)
Fonte: PERISSINOTTO, Renato. Classes dominantes e hegemonia na República Velha. Campinas: Ed. da Unicamp, 1994. p. 113-114.

Os dados se referem a um partido que teve predominância durante o período conhecido como
República Velha ou Primeira República. A partir desses dados, relacione a economia e a política
desse período.

4) Leia atentamente os textos a seguir:
Em 1904, Oswaldo Cruz enfrentou um de seus maiores desafios como sanitarista. Com uma grande incidência de surtos de varíola, o médico tentou promover a vacinação em massa da população. A vacinação era feita pela brigada sanitária, que era uma comissão de empregados da área de saúde preparados para executar esse serviço. Os profissionais entravam na casa das pessoas e vacinavam
todos que lá estivessem, mas esta forma de agir indignou a população. O fato ficou conhecido como a Revolta da Vacina.
                                                                                               OSWALDO CRUZ: o sanitarista que mudou o Brasil. EBC. Disponível em: <www.ebc.com.br/infantil/
                                                                                                    voce-sabia/2015/08/oswaldo-cruz-o-sanitarista-que-mudou-o-brasil>. Acesso em: 3 out. 2018.


Nascera a questão dos sapatos obrigatórios de um projeto do Conselho Municipal, que foi aprovado e sancionado, determinando que todos os transeuntes da cidade, todos que saíssem à rua seriam obrigados a vir calçados. […] a visão de Buenos Aires, muito limpa, catita, elegante, provocava-nos e enchia-nos de loucos desejos de igualá-la. […] “A Argentina não nos devia vencer; o Rio de Janeiro não podia continuar a ser uma estação de carvão, enquanto Buenos Aires era uma
verdadeira capital europeia. Como é que não tínhamos largas avenidas, passeios de carruagens, hotéis de casaca, clubes de jogo?”

                                                                                                                                           BARRETO, Lima. Recordações do Escrivão Isaías Caminha. Disponível em:
                                                                                                                          <www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000157.pdf>. Acesso em: 3 out. 2018.

Transeunte: aquele que caminha pela cidade.
Os dois textos abordam problemáticas relacionadas ao Rio de Janeiro no início do século XX.
Relacione os dois textos com base em seus conhecimentos sobre a Revolta da Vacina

5) Leia o artigo 513 do decreto que aprovou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) no Brasil:
Art. Nº 513 – São prerrogativas dos sindicatos:

a) representar, perante as autoridades administrativas e judiciárias os interesses gerais da respectiva categoria ou profissão liberal ou interesses individuais dos associados relativos à atividade ou profissão exercida;
b) celebrar contratos coletivos de trabalho;
c) eleger ou designar os representantes da respectiva categoria ou profissão liberal;
d) colaborar com o Estado, como órgãos técnicos e consultivos, no estudo e solução dos problemas que se relacionam com a respectiva categoria ou profissão liberal;
e) impor contribuições a todos àqueles que participam das categorias econômicas ou profissionais ou das profissões liberais representadas.
                                                                              BRASIL. Decreto-lei. N.º 5.452, 1º maio 1943.                 Disponívelem:<www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del5452.htm>.Acesso em: 3 out. 2018.


6) Considere as políticas trabalhistas na Era Vargas e, com base nelas, interprete o documento
acima. Leia o texto abaixo:
Art. Nº 72 - A Constituição assegura a brasileiros e a estrangeiros residentes no País a inviolabilidade dos direitos concernentes à liberdade, à segurança individual e à propriedade, nos termos seguintes:[…]
§ 3º - Todos os indivíduos e confissões religiosas podem exercer pública e livremente o seu culto, associando-se para esse fim e adquirindo bens, observadas as disposições do direito comum.
§ 4º - A República só reconhece o casamento civil, cuja celebração será gratuita.
§ 5º - Os cemitérios terão caráter secular e serão administrados pela autoridade municipal, ficando livre a todos os cultos religiosos a prática dos respectivos ritos em relação aos seus crentes, desde que não ofendam a moral pública e as leis.
§ 6º - Será leigo o ensino ministrado nos estabelecimentos públicos.
BRASIL. Constituição (1891). Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil. Disponível em:
<www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao91.htm>. Acesso em: 3 out. 2018.

O artigo acima é da Constituição brasileira promulgada em 1891. A partir da sua leitura, pode-se
apontar, entre as mudanças provocadas pela proclamação da República, que:

a) o governo imperial garantiu a liberdade de culto e o Estado laico durante seus últimos anos de existência.
b) o governo republicano se separou da Igreja apenas em elementos ligados ao direito de voto e à igualdade entre os cidadãos.
c) a República conservou o regime de padroado, colocando a Igreja católica como decisiva na vida dos cidadãos.
d) o Estado republicano se separou da Igreja e se tornou responsável pelos registros civis, desvinculados da religião.

7) Observe as fotografias abaixo:

Wikipedia/Wikimedia Commons                          Wikipedia/Wikimedia Common                



Greve de 1917, em São Paulo.                                                             Cavalaria da polícia durante a greve de 1917, em São Paulo.

Nas fotografias acima são retratadas cenas de um movimento operário que
a) foi apoiado pela população brasileira e pelas autoridades locais.
b) exigia melhorias nas condições de trabalho, mas foi reprimido.
c) reivindicava um líder presidenciável socialista para o Brasil.
d) teve pouca adesão da classe operária e por isso fracassou.

 

 

Vídeo: 90 anos da Semana de Arte Moderna
https://www.youtube.com/watch?v=W4AuqIwCXX4

IMPERIALISMO E COLONIALISMO
https://drive.google.com/open?id=1vSaoyqPvDGSi9M4qryAdJv9T1q8YJU78

8) Faça um breve resumo sobre o que foi a política do café-com-leite (1894 – 1930) no Brasil

9) A República foi proclamada em 15 de novembro de 1889. Contudo, sua consolidação se fez pela violência de duas revoluções. Sobre o tema, assinale a alternativa correta:
a) No plano ideológico, defendiam os federalistas a necessidade de um poder central forte e limitada autonomia aos Estados.
b) Floriano Peixoto assumira o cargo de Presidente da República na condição de vice-presidente eleito indiretamente pelo Congresso Nacional e se posicionou favoravelmente aos federalistas.
c) Desde o início, os rebeldes federalistas lutaram ao lado da Revolta da Armada, que se desenvolvia na Baía da Guanabara.
d) Esquadras estrangeiras penetraram na Baía da Guanabara, buscando tardiamente apoiar a marinha de guerra do Brasil.
e) Embora Floriano Peixoto tenha sido alcunhado de "Consolidador da República", os choques armados continuaram na Presidência de Prudente de Morais e somente terminaram no Governo de Campos Sales.


10) Sobre o Tenentismo no Brasil durante a Primeira República (1889-1930) é correto dizer:
A) Foi um grupo formado por jovens militares com o objetivo de instalar um regime comunista no Brasil.
B) Representou um grupo de oligarquias cafeeiras que primavam pela continuidade do trabalho escravo no Brasil.
C) Foi um movimento constituído por jovens tenentes do exército que realizaram várias manifestações contrárias ao governo das oligarquias durante a Primeira República no Brasil.
D) Constitui-se por jovens militares durante os anos de 1920 e 1930, com a prioridade de continuar com a política de café-com-leite no cenário político nacional.

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