Roteiro de Estudos
Disciplina: História
Professora: Christiane Ribeiro Palazzi
Ano: 9º Ano
> UNIDADE TEMÁTICA: O nascimento da
República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX
>HABILIDADES:
(EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais,
culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.
> (EF09HI02) Caracterizar e compreender
os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história
local e regional até 1954.
OBJETOS DE
CONHECIMENTO: Experiências republicanas e práticas autoritárias: as tensões
e disputas do mundo contemporâneo; A proclamação da República e seus primeiros
desdobramentos.
> O que
registrar para avaliação da professora: Ler atentamente os conteúdos, acessar
os sites disponíveis e realizar todos os exercícios no caderno.
Indicações:
Revista Careta/Biblioteca Nacional. Disponível em: <http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_periodicos/careta/careta_anos.htm>.
Acesso em: 11 nov. 2019.
Enciclopédia Cultural. Disponível em: <https://enciclopedia.itaucultural.org.br/evento84382/semana-de-arte-moderna-1922-sao-paulo-sp>.
Acesso em: 20 jan.2020.
Artigo Escola Britannica. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/Semana-de-Arte-Moderna-de-1922/483556>.
Acesso em: 20 jan.2020.
Só Literatura. Disponível em: <https://www.soliteratura.com.br/premodernismo/semana.php>.
Acesso em: 20 jan.2020.
Heitor Villa Lobos. Disponível em:
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa11902/heitor-villa-lobos>.
Acesso em 28 jan.2020.
Dicas: consultar as atividades que a professora passou no
caderno durante o 1º Bimestre.
ATIVIDADES
1) Observe as imagens
abaixo:
Wikipedia/Wikimedia
Commons Wikipedia/Wikimedia
Commons
Bandeira utilizada Segundo Reinado do Brasil(1870-1889).
Bandeira
utilizada no Brasil republicano (1889)
Nas duas bandeiras acima, é possível observar mudanças,
mas também a conservação de alguns
símbolos. Indique e interprete o significado de uma
mudança e uma permanência desses
símbolos, do ponto de vista político.
2) O fragmento abaixo foi
retirado do jornal O Baluarte, edição de janeiro de 1904. Leia-o
atentamente. E
quem são esses míseros que assim estendem a mão apelando para o nosso
sentimento caritativo? Quem são? Dividem-se em três
classes distintas: 1) Servidores da Pátria, veteranos do Paraguai, voluntários
de ontem e desgraçados de hoje; 2) Pretos alquebrados sobre o peso de
mil sofrimentos, disformes pelos hediondos castigos físicos que sofreram,
mártires de ontem e desgraçados de hoje;3) Finalmente, pobres estrangeiros, que
deixam o céu poético e límpido de seu país amado, deixando filhos e esposas,
parentes e amigos, vieram até este país à procura da sua subsistência.
PIRES, R. A Miséria. O Baluarte, São
Paulo, 15 jan. 1904. Disponível em:
<http://biton.uspnet.usp.br/imprensanegra/index.php/o-baluarte/482-2/>.
Acesso em: 3 out. 2018.
Alquebrado: débil, desanimado, abatido, cansado,
prostrado.
Identifique os motivos históricos
da condição de miséria do segundo caso denunciado no trecho
acima.
3) Observe a tabela a
seguir:
Composição da Comissão Executiva do Partido
Republicano Paulista (PRP) entre 1889 a 1930
Membros diretamente ligados à economia
cafeeira 13
Membros que mantêm ligações econômicas
com alguém envolvido na economia cafeeira 6
Membros que têm parentesco com pessoas
envolvidas na economia cafeeira 6
Total de membros do PRP 55
Total
de membros ligados de alguma forma à economia cafeeira 25
(46% do partido)
Fonte:
PERISSINOTTO, Renato. Classes dominantes e hegemonia na República Velha.
Campinas: Ed. da Unicamp, 1994. p. 113-114.
Os dados se referem a um partido que teve predominância
durante o período conhecido como
República Velha ou Primeira República. A partir desses dados, relacione a economia e a política
desse período.
4)
Leia atentamente os textos a seguir:
Em 1904,
Oswaldo Cruz enfrentou um de seus maiores desafios como sanitarista. Com uma
grande incidência de surtos de varíola, o médico tentou promover a vacinação em
massa da população. A vacinação era feita pela brigada sanitária, que era uma
comissão de empregados da área de saúde preparados para executar esse serviço.
Os profissionais entravam na casa das pessoas e vacinavam
todos que
lá estivessem, mas esta forma de agir indignou a população. O fato ficou
conhecido como a Revolta da Vacina.
OSWALDO
CRUZ: o sanitarista que mudou o Brasil. EBC. Disponível em:
<www.ebc.com.br/infantil/
voce-sabia/2015/08/oswaldo-cruz-o-sanitarista-que-mudou-o-brasil>.
Acesso em: 3 out. 2018.
Nascera a
questão dos sapatos obrigatórios de um projeto do Conselho Municipal, que foi
aprovado e sancionado, determinando que todos os transeuntes da cidade, todos que saíssem à rua seriam obrigados a vir calçados.
[…] a visão de Buenos Aires, muito limpa, catita, elegante, provocava-nos e
enchia-nos de loucos desejos de igualá-la. […] “A Argentina não nos devia
vencer; o Rio de Janeiro não podia continuar a ser uma estação de carvão,
enquanto Buenos Aires era uma
verdadeira
capital europeia. Como é que não tínhamos largas avenidas, passeios de
carruagens, hotéis de casaca, clubes de jogo?”
BARRETO, Lima. Recordações do Escrivão Isaías Caminha. Disponível em:
<www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000157.pdf>.
Acesso em: 3 out. 2018.
Transeunte:
aquele que caminha pela cidade.
Os dois
textos abordam problemáticas relacionadas ao Rio de Janeiro no início do século
XX.
Relacione os dois textos com
base em seus conhecimentos sobre a Revolta da Vacina
5) Leia o artigo 513 do
decreto que aprovou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) no Brasil:
Art. Nº 513 – São prerrogativas dos sindicatos:
a) representar, perante as autoridades administrativas e
judiciárias os interesses gerais da respectiva categoria ou profissão liberal
ou interesses individuais dos associados relativos à atividade ou profissão
exercida;
b) celebrar contratos coletivos de trabalho;
c) eleger ou designar os representantes da respectiva
categoria ou profissão liberal;
d) colaborar com o Estado, como órgãos técnicos e
consultivos, no estudo e solução dos problemas que se relacionam com a respectiva
categoria ou profissão liberal;
e) impor contribuições a todos àqueles que participam das
categorias econômicas ou profissionais ou das profissões liberais
representadas.
BRASIL. Decreto-lei. N.º 5.452, 1º maio
1943. Disponívelem:<www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del5452.htm>.Acesso
em: 3 out. 2018.
6) Considere as políticas
trabalhistas na Era Vargas e, com base nelas, interprete o documento
acima. Leia o
texto abaixo:
Art. Nº 72 - A Constituição assegura a brasileiros
e a estrangeiros residentes no País a inviolabilidade dos direitos concernentes
à liberdade, à segurança individual e à propriedade, nos termos seguintes:[…]
§ 3º - Todos os indivíduos e confissões religiosas podem
exercer pública e livremente o seu culto, associando-se para esse fim e
adquirindo bens, observadas as disposições do direito comum.
§ 4º - A República só reconhece o casamento civil, cuja
celebração será gratuita.
§ 5º - Os cemitérios terão caráter secular e serão
administrados pela autoridade municipal, ficando livre a todos os cultos
religiosos a prática dos respectivos ritos em relação aos seus crentes, desde
que não ofendam a moral pública e as leis.
§ 6º - Será leigo o ensino ministrado nos
estabelecimentos públicos.
BRASIL.
Constituição (1891). Constituição da
República dos Estados Unidos do Brasil. Disponível em:
<www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao91.htm>.
Acesso em: 3 out. 2018.
O artigo acima é da Constituição brasileira promulgada em
1891. A partir da sua leitura, pode-se
apontar, entre as mudanças provocadas pela proclamação da
República, que:
a) o governo imperial garantiu a liberdade de
culto e o Estado laico durante seus últimos anos de existência.
b) o governo republicano se separou da Igreja
apenas em elementos ligados ao direito de voto e à igualdade entre os cidadãos.
c) a República conservou o regime de padroado,
colocando a Igreja católica como decisiva na vida dos cidadãos.
d) o Estado republicano se separou da Igreja e se
tornou responsável pelos registros civis, desvinculados da religião.
7) Observe as fotografias
abaixo:
Greve de 1917, em São
Paulo. Cavalaria
da polícia durante a greve de 1917, em São Paulo.
Nas fotografias acima são retratadas cenas de um
movimento operário que
a) foi apoiado pela população brasileira e pelas
autoridades locais.
b) exigia melhorias nas condições de trabalho, mas
foi reprimido.
c) reivindicava um líder presidenciável socialista
para o Brasil.
d) teve pouca adesão da classe operária e por isso
fracassou.
A REPÚBLICA CHEGA AO BRASIL
https://drive.google.com/open?id=1ezJoyITkabodPAyAoBJMLviQ7bZVpilG
Vídeo: A República no Brasil
https://www.youtube.com/watch?v=NxsWmQQHTLY
https://drive.google.com/open?id=1ezJoyITkabodPAyAoBJMLviQ7bZVpilG
Vídeo: A República no Brasil
https://www.youtube.com/watch?v=NxsWmQQHTLY
Vídeo: 90 anos da Semana de Arte Moderna
https://www.youtube.com/watch?v=W4AuqIwCXX4
IMPERIALISMO E COLONIALISMO
https://drive.google.com/open?id=1vSaoyqPvDGSi9M4qryAdJv9T1q8YJU78
https://www.youtube.com/watch?v=W4AuqIwCXX4
IMPERIALISMO E COLONIALISMO
https://drive.google.com/open?id=1vSaoyqPvDGSi9M4qryAdJv9T1q8YJU78
8) Faça um breve
resumo sobre o que foi a política do café-com-leite (1894 – 1930) no
Brasil
9) A República foi proclamada em 15 de
novembro de 1889. Contudo, sua consolidação se fez pela violência de duas
revoluções. Sobre o tema, assinale a alternativa correta:
a) No plano ideológico, defendiam os federalistas a necessidade de um poder central forte e limitada autonomia aos Estados.
b) Floriano Peixoto assumira o cargo de Presidente da República na condição de vice-presidente eleito indiretamente pelo Congresso Nacional e se posicionou favoravelmente aos federalistas.
c) Desde o início, os rebeldes federalistas lutaram ao lado da Revolta da Armada, que se desenvolvia na Baía da Guanabara.
d) Esquadras estrangeiras penetraram na Baía da Guanabara, buscando tardiamente apoiar a marinha de guerra do Brasil.
e) Embora Floriano Peixoto tenha sido alcunhado de "Consolidador da República", os choques armados continuaram na Presidência de Prudente de Morais e somente terminaram no Governo de Campos Sales.
10) Sobre o Tenentismo no Brasil durante a Primeira República (1889-1930) é correto dizer:
A) Foi um grupo formado por jovens militares com o objetivo de instalar um regime comunista no Brasil.
B) Representou um grupo de oligarquias cafeeiras que primavam pela continuidade do trabalho escravo no Brasil.
C) Foi um movimento constituído por jovens tenentes do exército que realizaram várias manifestações contrárias ao governo das oligarquias durante a Primeira República no Brasil.
D) Constitui-se por jovens militares durante os anos de 1920 e 1930, com a prioridade de continuar com a política de café-com-leite no cenário político nacional.
a) No plano ideológico, defendiam os federalistas a necessidade de um poder central forte e limitada autonomia aos Estados.
b) Floriano Peixoto assumira o cargo de Presidente da República na condição de vice-presidente eleito indiretamente pelo Congresso Nacional e se posicionou favoravelmente aos federalistas.
c) Desde o início, os rebeldes federalistas lutaram ao lado da Revolta da Armada, que se desenvolvia na Baía da Guanabara.
d) Esquadras estrangeiras penetraram na Baía da Guanabara, buscando tardiamente apoiar a marinha de guerra do Brasil.
e) Embora Floriano Peixoto tenha sido alcunhado de "Consolidador da República", os choques armados continuaram na Presidência de Prudente de Morais e somente terminaram no Governo de Campos Sales.
10) Sobre o Tenentismo no Brasil durante a Primeira República (1889-1930) é correto dizer:
A) Foi um grupo formado por jovens militares com o objetivo de instalar um regime comunista no Brasil.
B) Representou um grupo de oligarquias cafeeiras que primavam pela continuidade do trabalho escravo no Brasil.
C) Foi um movimento constituído por jovens tenentes do exército que realizaram várias manifestações contrárias ao governo das oligarquias durante a Primeira República no Brasil.
D) Constitui-se por jovens militares durante os anos de 1920 e 1930, com a prioridade de continuar com a política de café-com-leite no cenário político nacional.
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