quarta-feira, 18 de março de 2020

Roteiro_6A_Geografia_Elias


Roteiro de Estudos – E.E. Célia Keiko Ikeda
Ÿ Disciplina: Geografia
Ÿ Professor: Elias Rivelle de Freitas
Ÿ Ano/série: 6º Ano
Ÿ Turma: “A”

Atividade 1:
Ÿ Habilidades/conteúdos: (EF06GE01) Descrever elementos constitutivos das paisagens e comparar as modificações nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
 (EF06GE15) Elaborar hipóteses para explicar as mudanças e permanências ocorridas em uma dada paisagem em diferentes lugares e tempos.
Ÿ Tempo previsto para execução: 02h15 – 3 aulas de 45 minutos
Ÿ O que registrar para avaliação do professor: Ler atentamente os conteúdos e realizar todos os exercícios no caderno

DICAS:
- Fazer todas as atividades com muita calma e atenção
- Se preciso, consultar as atividades que o professor passou no caderno durante o 1º Bimestre.

(No mínimo 30 linhas) Pesquisar na internet e fazer anotações no caderno sobre:
I - O que é Paisagem
II - O que é Paisagem Natural
III - O que é Paisagem Cultural

Indicações de sites:
Escola Kids (Paisagem Natural e Paisagem Cultural) – http://escolakids.uol.com.br/geografia/ambiente-natural-e-ambiente-modificado.htm

Atividade 2:
Ÿ Habilidades/conteúdos: (EF06GE01) Descrever elementos constitutivos das paisagens e comparar as modificações nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
 (EF06GE15) Elaborar hipóteses para explicar as mudanças e permanências ocorridas em uma dada paisagem em diferentes lugares e tempos.
Ÿ Tempo previsto para execução: 01h30 – 2 aulas de 45 minutos
Ÿ O que registrar para avaliação do professor: Ler atentamente os conteúdos e realizar todos os exercícios no caderno

PAISAGEM: COMPARAÇÃO DE FOTOGRAFIAS

As fotografias abaixo mostram 2 (dois) cenários de uma mesma paisagem, isto é, uma rua do município de Pindamonhangaba/SP.  Observe atentamente as fotos e responda as perguntas a seguir.

Imagem I: Rua Bicudo Leme, Pindamonhangaba/SP, Ano aproximado: 1920

DICAS:
- Responder todas as perguntas com muita calma e atenção
- Se preciso, consultar as atividades que o professor passou no caderno durante o 1º Bimestre.

Perguntas:

1.               Descreva com detalhes todos os elementos que podem ser vistos na Imagem I
(Ex: Como era o cenário, as pessoas, as ruas, as casas, etc)

2.               Descreva com detalhes todos os elementos que podem ser vistos na Imagem II
(Ex: Como ou era (ou é) o cenário, as pessoas, as ruas, as casas, os prédios, etc)

3.               Existem diferenças entre a Imagem I e a Imagem II? Quais? Explique.

4.               Com base nas respostas anteriores, podem ter acontecido mudanças em relação aos 2 cenários desta mesma Paisagem? Quais? Comente.

5.               Com base nas respostas anteriores, agora explique como o homem pode transformar a paisagem.

Atividade 3:
Ÿ Habilidades/conteúdos: (EF06GE01) Descrever elementos constitutivos das paisagens e comparar as modificações nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
 (EF06GE15) Elaborar hipóteses para explicar as mudanças e permanências ocorridas em uma dada paisagem em diferentes lugares e tempos.
Ÿ Tempo previsto para execução: 02h15 – 3 aulas de 45 minutos
Ÿ O que registrar para avaliação do professor: Ler atentamente os conteúdos e realizar todos os exercícios no caderno

DICAS:
- Fazer todas as atividades com muita calma e atenção
- Se preciso, consultar as atividades que o professor passou no caderno durante o 1º Bimestre.

(No mínimo 30 linhas) Pesquisar na internet e fazer anotações no caderno sobre:
I - O que é o Espaço Geográfico
II - O que é Lugar
III – De que maneiras a paisagem pode ser transformada

Indicações de Sites:
Cola da Web (Transformação da Paisagem) - http://www.coladaweb.com/geografia/transformacao-paisagem

Atividade 4:
Ÿ Habilidades/conteúdos: (EF06GE01) Descrever elementos constitutivos das paisagens e comparar as modificações nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
 (EF06GE15) Elaborar hipóteses para explicar as mudanças e permanências ocorridas em uma dada paisagem em diferentes lugares e tempos.
Ÿ Tempo previsto para execução: 15 minutos
Ÿ O que registrar para avaliação do professor: Copiar e preencher a tabela no caderno



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário em nosso Blog...