Roteiro
de Estudos – E.E. Célia Keiko Ikeda
Disciplina: Geografia
Professor: Elias Rivelle de Freitas
Ano/série: 6º Ano
Turma: “A”
Atividade 1:
Habilidades/conteúdos:
(EF06GE01) Descrever elementos constitutivos das paisagens e comparar as modificações
nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
(EF06GE15) Elaborar hipóteses para explicar as
mudanças e permanências ocorridas em uma dada paisagem em diferentes lugares e
tempos.
Tempo previsto para execução: 02h15 – 3 aulas de 45 minutos
O que registrar para avaliação do
professor: Ler atentamente os conteúdos e realizar todos os exercícios no caderno
DICAS:
- Fazer todas as atividades com muita calma e
atenção
- Se preciso, consultar as atividades que o
professor passou no caderno durante o 1º Bimestre.
(No mínimo 30 linhas) Pesquisar na internet e
fazer anotações no caderno sobre:
I - O que é Paisagem
II - O que é Paisagem Natural
III - O que é Paisagem Cultural
Indicações de sites:
Escola Kids (Paisagem) – http://escolakids.uol.com.br/geografia/paisagem.htm
Escola Kids (Paisagem Natural e
Paisagem Cultural) – http://escolakids.uol.com.br/geografia/ambiente-natural-e-ambiente-modificado.htm
Atividade 2:
Habilidades/conteúdos:
(EF06GE01) Descrever elementos constitutivos das paisagens e comparar as
modificações nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes
tempos.
(EF06GE15) Elaborar hipóteses para explicar as
mudanças e permanências ocorridas em uma dada paisagem em diferentes lugares e
tempos.
Tempo previsto para execução: 01h30 – 2 aulas de 45 minutos
O que registrar para avaliação do
professor: Ler atentamente os conteúdos e realizar todos os exercícios no caderno
PAISAGEM: COMPARAÇÃO DE FOTOGRAFIAS
As fotografias abaixo mostram 2 (dois) cenários
de uma mesma paisagem, isto é, uma rua do município de Pindamonhangaba/SP. Observe atentamente as fotos e responda as
perguntas a seguir.
Imagem I: Rua Bicudo Leme, Pindamonhangaba/SP,
Ano aproximado: 1920
Imagem II: Rua Bicudo Leme,
Pindamonhangaba/SP, Ano: 2016
DICAS:
- Responder todas as perguntas com muita
calma e atenção
- Se preciso, consultar as atividades que o professor
passou no caderno durante o 1º Bimestre.
Perguntas:
1.
Descreva
com detalhes todos os elementos que podem ser vistos na Imagem I
(Ex:
Como era o cenário, as pessoas, as ruas, as casas, etc)
2.
Descreva
com detalhes todos os elementos que podem ser vistos na Imagem II
(Ex:
Como ou era (ou é) o cenário, as pessoas, as ruas, as casas, os prédios, etc)
3.
Existem
diferenças entre a Imagem I e a Imagem II? Quais? Explique.
4.
Com
base nas respostas anteriores, podem ter acontecido mudanças em relação aos 2
cenários desta mesma Paisagem? Quais? Comente.
5.
Com
base nas respostas anteriores, agora explique como o homem pode transformar
a paisagem.
Atividade 3:
Habilidades/conteúdos:
(EF06GE01) Descrever elementos constitutivos das paisagens e comparar as modificações
nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
(EF06GE15) Elaborar hipóteses para explicar as
mudanças e permanências ocorridas em uma dada paisagem em diferentes lugares e
tempos.
Tempo previsto para execução: 02h15 – 3 aulas de 45 minutos
O que registrar para
avaliação do professor: Ler atentamente os conteúdos e realizar todos os
exercícios no caderno
DICAS:
- Fazer todas as atividades com muita calma e
atenção
- Se preciso, consultar as atividades que o
professor passou no caderno durante o 1º Bimestre.
(No mínimo 30 linhas) Pesquisar na internet e
fazer anotações no caderno sobre:
I - O que é o Espaço Geográfico
II - O que é Lugar
III – De que maneiras a paisagem pode ser
transformada
Indicações de Sites:
Escola Kids (Espaço Geográfico) –
http://escolakids.uol.com.br/geografia/o-que-e-espaco-geografico.htm
Mundo Educação (Lugar) – http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-conceito-lugar-para-geografia.htm
Cola da Web (Transformação da Paisagem)
- http://www.coladaweb.com/geografia/transformacao-paisagem
Atividade 4:
Habilidades/conteúdos:
(EF06GE01) Descrever elementos constitutivos das paisagens e comparar as
modificações nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes
tempos.
(EF06GE15) Elaborar hipóteses para explicar as
mudanças e permanências ocorridas em uma dada paisagem em diferentes lugares e
tempos.
Tempo previsto para execução: 15 minutos
O que registrar para
avaliação do professor: Copiar e preencher a tabela no caderno
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário em nosso Blog...