Roteiro de Estudos
Disciplina: História
Professora: Christiane Ribeiro Palazzi
Ano: 8º Ano
> UNIDADE
TEMÁTICA: O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise
>HABILIDADES:
(EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e
do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo
contemporâneo.
(EF08HI03)
Analisar os impactos da Revolução Industrial nas relações de trabalho, na
produção e circulação de povos, produtos e culturas.
>OBJETOS DE
CONHECIMENTO: A questão do iluminismo e da ilustração; Revolução Industrial
e seus impactos na produção e circulação dos povos, produtos e culturas.
> O que
registrar para avaliação da professora: Ler atentamente os conteúdos, acessar
os sites disponíveis e realizar todos os exercícios no caderno.
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1948,
Artigo 1º.Instituto Auschwitz para a Paz e a Reconciliação. Disponível em: <http://www.auschwitzinstitute.org/wp-content/uploads/2019/04/Auschwitz_Caderno2019.pdf>.
Acesso em 16 mar. 2020.
Declaração Dos Direitos da Mulher e da Cidadã, 1791.
Disponível em: <http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Documentos-anteriores-%C3%A0-cria%C3%A7%C3%A3o-da-Sociedade-das-Na%C3%A7%C3%B5es-at%C3%A9-1919/declaracao-dos-direitos-da-mulher-e-da-cidada-1791.html>.
Acesso em 16 mar. 2020.
Dicas: consultar as atividades que a professorapassou no
caderno durante o 1º Bimestre.
ATIVIDADES
1)Leia o trecho a seguir.
Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer
natureza, garantindo aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país, a
inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à
propriedade […].
BRASIL. Constituição
da República Federativa do Brasil. Brasília, DF. Título II. Art 5º.
Disponível em:
<www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_15.12.2016/art_5_.asp>.
Acesso em: 26 set. 2018.
O Iluminismo, movimento cultural amplo que se desenvolveu
na Europa entre os séculos XVII e
XVIII, contribuiu para difundir princípios que
influenciam a organização social e política de vários
países do mundo contemporâneo, sobretudo as democracias
ocidentais. Sendo assim, analise o
trecho da Constituição Federal do Brasil, de 1988, e
aponte quais ideais iluministas referentes à
igualdade dos indivíduos estão presentes nela.
2) Leia o trecho a seguir.
Muitos já ouviram falar do filósofo escocês Adam Smith. O
que ele fez colocou a pequena cidade de Edimburgo, onde começou sua carreira
acadêmica, no mapa mundial. Por suas contribuições, Adam Smith é considerado
hoje um dos pais daeconomia moderna, e, sem dúvida nenhuma, o pioneiro da
economia política. Seus livros A teoria dos sentimentos morais e A
riqueza das nações são referências até hoje.
ALMEIDA, Ricardo. Lições de Adam Smith. Disponível
em: <https://aleconomico.org.br/licoes-de-adam-smith/>. Acesso em: 26
set. 2018.
3) Com base no texto, explique como a
teoria liberal criada no final do século XVIII influencia o
pensamento econômico atual. Leia o texto abaixo.
[…]
Por exemplo, se você tomar o Estado britânico, a Revolução Gloriosa, de
1688,
baseou-se em colocar limites ao poder da monarquia como resultado de choques
entre os barões e o rei; reformas posteriores resultaram de conflitos entre aristocratas
e comerciantes, depois entre comerciantes e a classe trabalhadora. É assim que
um Estado normal se desenvolve, e é como as democracias liberais se formaram.
NAGAOKA, Wilma. Varoufakis
desafia a ditadura dos mercados. Jornal Presenzza, 2 fev. 2016.
Disponível em:
<www.pressenza.com/pt-pt/2016/02/varoufakis-desafia-a-ditadura-dos-mercados/>.
Acesso em: 26 set. 2018.
A Revolução Gloriosa promoveu grandes transformações
políticas na Inglaterra. Com base na
leitura do texto, descreva quais
foram essas transformações e a importância delas para o
desenvolvimento econômico inglês.
________________________________________________________________________________
4)Leia o texto a
seguir.
Quarenta e oito milhões de passageiros utilizaram as
ferrovias do Reino Unido em um único ano (1845). Homens e mulheres já podiam
ser transportados ao longo de três mil milhas de via férrea na Grã-Bretanha
(1846) – e, antes de 1850, mais de seis mil – e ao longo de nove mil milhas nos
Estados Unidos. Serviços regulares de navio a vapor já ligavam a Europa com a
América e com as índias. HOBSBAWM, Eric. A era das revoluções: Europa
(1789-1848). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991. p. 343. A Revolução Industrial
foi importante para o desenvolvimento das comunicações e para o intercâmbio de
pessoas e produtos. Com base no texto, explique qual
foi o papel das ferrovias nesse processo de conexão e circulação de mercadorias
durante o século XIX.
5)Leia o texto.
A tríade “liberdade, igualdade, fraternidade” tornou-se
popular com a Revolução Francesa; Robespierre propôs em 1790 que ela fosse
escrita nos uniformes da Guarda Nacional e em todas as bandeiras. Em 1848 esse
lema foi definido na Constituição francesa como constituindo um princípio da
república, e aparece nas constituições de 1946 e 1958. Ela teve várias
variações, como “união, força, virtude”, usada em lojas maçônicas, ou
“liberdade, segurança, propriedade”, “liberdade ,
unidade, igualdade” etc. Durante a ocupação nazista foi
substituída por “trabalho, família, pátria”. Mas foi a sua forma conhecida hoje
que se tornou um lema da França, adotado inclusive em outros países, como na
Constituição hindu de 1950.[…]
SETZER, Valdermar W. Liberdade, igualdade, fraternidade.
Passado, presente, futuro. Disponível em:<www.ime.usp.br/~vwsetzer/liberdade-igualdade-fraternidade.html>.
Acesso em: 26 set. 2018.
O texto refere-se ao lema “liberdade, igualdade,
fraternidade”, criado durante a Revolução
Francesa e que se expandiu pelo mundo, estando presente,
inclusive, na Declaração Universal
dos Direitos Humanos. Contudo, esse lema era interpretado
de forma diferente durante o
período da Revolução. Com base na
leitura do texto, aponte os diferentes significados que o
lema poderia assumir.
6)Leia o trecho a
seguir.
O imperador considerava que “o vício das nossas
instituições consiste em não ter nada que fale à imaginação. Somente com o seu
concurso pode-se governar o homem. Sem a imaginação, ele é um bruto”. Daí a
grande importância que o imperador conferiu ao teatro […]. Napoleão insere-se,
assim, no contexto da reação ao Iluminismo, embora também receba a influência
dessa corrente.
RODRÍGUEZ, Ricardo. Napoleão
Bonaparte: Imperador dos franceses – duzentos anos 1804-2004. Disponível
em:
<www.ecsbdefesa.com.br/fts/Napoleão.pdf>.
Acesso em: 26 set. 2018.
Considerando o texto, é possível compreender que Napoleão
se relacionou com o Iluminismo por
meio do:
a) Consulado, com a criação do Código Civil e do
ensino público.
b) Consulado, a partir da criação do Banco da
França.
c) Império, pela unificação do poder político em
suas mãos.
d) Império, por meio de conquistas militares e
guerras.
7)Leia o texto a
seguir.
Em 1653, o Parlamento britânico fora completamente dissolvido;
Oliver Cromwell alcançou a condição de lorde protetor da Inglaterra. Não tendo
mais nenhum tipo de poder limitador, Cromwell transformou-se em um líder
máximo. Gozando de direitos políticos ilimitados, cogitou-se a coroação dele
enquanto rei da Inglaterra. Não querendo aparentar uma espécie de retorno ao
Antigo Regime, Oliver Cromwell rejeitou tal proposta.
SOUSA, Rainer Gonçalves. Commonwealth. Brasil Escola.
Disponível em:
<https://brasilescola.uol.com.br/historiag/commonwealth.htm>.
Acesso em: 26 set. de 2018.
Considerando o texto, é possível identificar que durante
a República de Cromwell:
a) o caráter absolutista do Antigo Regime se
manteve como nos governos dos reis anteriores.
b) os ideais iluministas foram amplamente
aplicados em busca da igualdade de direitos.
c) uma nova forma de governar foi instaurada,
embasada na divisão dos três poderes.
d) a Inglaterra foi governada por um político
autoritário, que contrariava ideias iluministas.
8)Leia o seguinte
texto.
Entre as mudanças ocorridas durante o século XVII, no
período da República Puritana, a Inglaterra decretou, por ação direta de Oliver
Cromwell, os Atos de Navegação de 1651. Essa lei, válida para a Inglaterra e
suas colônias, determinava que todas as mercadorias de importação e exportação
deveriam ser transportadas por embarcações inglesas. […] Essa ação permitiu a
Inglaterra controlar as rotas comerciais e marítimas do mundo e possibilitou o
enriquecimento da burguesia, que pôde então acumular capital, […] [e] foi
extremamente importante, pois foi a partir dela que a burguesia pôde investir
em pesquisas para desenvolver a criação das máquinas e, assim, aperfeiçoar o processo
de produção e financiar a construção das indústrias têxteis.
SILVA, Daniel
Neves. Disponível em:<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/revolucao-industrial-pioneirismoingles.
htm>.
Acesso em: 04 jul. 2017.
Considerando a explicação do texto, os fatores que
contribuíram para a Revolução Industrial foram:
a) a concentração de riquezas, advindas da exploração
das colônias e do tráfico de escravos.
b) a estabilidade política e a exploração de
recursos naturais das colônias americanas.
c) a concentração de riquezas, a mão de obra
abundante e os investimentos nas fábricas.
d) a estabilidade política, a concentração de
riquezas e o tráfico de escravos para a América.
9) Observe a imagem abaixo.
Wikipedia/WikimediaCommons
Napoleão Bonaparte em seu trono. Óleo sobre tela
de Jean-Auguste Dominique Ingres, 1806.
A imagem retrata qual período da Era Napoleônica da
França?
a) Império
b) Consulado
c) Revolução Francesa
d) Governo dos Cem Dias
10)Leia o diálogo
abaixo.
— Vovô, por que você ama a Revolução, se você mesmo fala
dos massacres e da violência e se, afinal, diz que ela morreu?
— A Revolução é feita de sombra, mas, acima de tudo, de
luz. Ela foi de uma enorme violência, por vezes descontrolada e selvagem, por
vezes necessária para enfrentar um mundo antigo que se defendia ferozmente.
Também nisso ela permanece como um importante alerta para que fiquemos atentos,
pois essa violência continua à solta. Mas foi, e continua sendo, a base para
uma enorme esperança, a esperança de mudar o mundo, eliminando as injustiças,
em nome das
luzes da razão e não de um fanatismo cego.
VOVELLE,
Michel. A Revolução Francesa explicada
à minha neta. São Paulo: UNESP, 2007. p. 100.
O texto apresenta um diálogo entre o historiador francês
Michel Vovelle e sua neta. De acordo
com o trecho, vários foram os momentos de violência da
Revolução; entretanto, um dos
períodos se destacou especialmente por esse aspecto. Qual
período foi esse?
a)O período da Monarquia Constitucional, quando
foi aprovada a igualdade jurídica entre os cidadãos.
b) O período da Assembleia Nacional Constituinte,
instaurada pela impopularidade na
manutenção da forma tradicional de voto.
c) A instauração do Tribunal Revolucionário,
encarregado de vigiar e punir quem fosse
considerado traidor.
d) A criação do Diretório quando a burguesia
passou a controlar o governo, o que causou
descontentamento nas camadas mais pobres.
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