terça-feira, 30 de março de 2021

LÍNGUA PORTUGUESA - 9 ano

 

 

 

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES – SEMANA 1 / 9º ano

29março a 02abril - 2021

 

 

E.E. Célia Keiko Ikeda / Pindamonhangaba - SP

 

 

Língua Portuguesa – Professora Márcia Alves

 

 

Gêneros Narrativos.

(EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

 

Leia a biografia romanceada a seguir:


1. A opção que não apresenta uma característica do gênero “biografia romanceada” é:

a) ordem cronológica dos fatos.

b) conjunto de informações sobre a vida de alguém.

c) os fatos narrados são criações do escritor da biografia.

d) uso de marcadores temporais (na infância, na adolescência, naquela época, etc.)

 

 

Leia as fábulas a seguir:

 

A Raposa e as Uvas (Monteiro Lobato)

Certa raposa esfaimada encontrou uma parreira carregadinha de lindos cachos maduros, coisa de fazer vir água à boca. Mas tão altos que nem pulando.

O matreiro bicho torceu o focinho.

– Estão verdes – murmurou. – Uvas verdes só para cachorro.

E foi-se.

Nisso deu o vento e uma folha caiu.

A raposa, ouvindo o barulhinho, voltou depressa e pôs-se a farejar…

Quem desdenha quer comprar.

 

A Raposa e as Uvas (Millôr Fernandes)

De repente a raposa, esfomeada e gulosa, fome de quatro dias e gula de todos os tempos, saiu do areal do deserto e caiu na sombra deliciosa do parreiral que descia por um precipício a perder de vista. Olhou e viu, além de tudo, à altura de um salto, cachos de uvas maravilhosos, uvas grandes, tentadoras. Armou o salto, retesou o corpo, saltou, o focinho passou a um palmo das uvas. Caiu, tentou de novo, não conseguiu. Descansou, encolheu mais o corpo, deu tudo que tinha, não conseguiu nem roças a uvas gordas e redondas. Desistiu, dizendo entre os dentes, com raiva: “Ah, também não tem importância. Estão muito verdes.” E foi descendo, com cuidado, quando viu à sua frente uma pedra enorme. Com esforço empurrou a pedra até o local em que estavam os cachos de uva, trepou na pedra, perigosamente, pois o terreno era irregular e havia o risco de despencar, esticou a pata e… conseguiu! Com avidez colocou na boca quase o cacho inteiro. E cuspiu. Realmente as uvas estavam muito vedes!

Moral: A frustração é uma forma de julgamento tão boa como qualquer outra.

 

2. Pela leitura das duas fábulas percebemos:

 a) que há semelhanças entre elas.

b) que são totalmente diferentes entre si.

c) que as “moral da história” deveriam ser as mesmas.

d) que ter mudado a “moral da história” causou prejuízo a elas.



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