terça-feira, 30 de março de 2021

LÍNGUA PORTUGUESA - 8 ano

 

 

 

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES – SEMANA 1 / 8º ano

29março a 02abril - 2021

 

 

E.E. Célia Keiko Ikeda / Pindamonhangaba - SP

 

 

Língua Portuguesa – Professora Márcia Alves

 

 

Gêneros Narrativos.

 

(EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

 

Leia a crônica.

FURTO DE FLOR

(CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE)

Furtei uma flor daquele jardim. O porteiro do edifício cochilava, e eu furtei a flor.

Trouxe-a para casa e coloquei-a no copo com água. Logo senti que ela não estava feliz. O copo destina-se a beber, e flor não é para ser bebida.

Passei-a para o vaso, e notei que ela me agradecia, revelando melhor sua delicada composição. Quantas novidades há numa flor, se a contemplarmos bem.

Sendo autor do furto, eu assumira a obrigação de conservá-la. Renovei a água do vaso, mas a flor empalidecia. Temi por sua vida. Não adiantava restituí-la no jardim. Nem apelar para o médico de flores. Eu a furtara, eu a via morrer.

Já murcha, e com a cor particular da morte, peguei-a docemente e fui depositá-la no jardim onde desabrochara. O porteiro estava atento e repreendeu-me.

– Que ideia a sua, vir jogar lixo de sua casa neste jardim!

 

1. A crônica é um gênero literário narrativo com enredo, personagens, espaço, tempo e se inspira em fatos corriqueiros, no cotidiano, e, além disso, faz reflexões sobre a vida e os acontecimentos. A passagem que apresenta reflexões sobre a vida e os fatos é:

a) “Furtei uma flor daquele jardim. O porteiro do edifício cochilava, e eu furtei a flor.”

b) “Quantas novidades há numa flor, se a contemplarmos bem.”

c) “Renovei a água do vaso, mas a flor empalidecia.”

d) “O porteiro estava atento e repreendeu-me.”

 

Leia o conto a seguir:



2. Os contos são exemplo de:

a) gênero narrativo.

b) gênero dramático.

c) gênero lírico.

d) gênero épico.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário em nosso Blog...