terça-feira, 11 de maio de 2021

Reenvio com novo prazo de entrega- Roteiro de estudos- 2º bimestre (1ª atividade) Ciências- 7º A- Profª. Emilia Bravo

 

                             Roteiro de estudos 2º bimestre (1ª atividade) – Ciências da Natureza

 

Professora: Emilia Bravo

 

Título: Supercondutores de eletricidade.

 

           Habilidade: EF07CI03 Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.                                                                                                                            

 Ati   Atividade retirada da apostila “Currículo em ação”- Ciências página 182.

Leia com atenção o texto abaixo e realize as atividades a seguir por meio de pesquisas. 



     A descoberta de um novo material supercondutor de eletricidade poderá facilitar a geração de energia elétrica. Normalmente, parte da corrente elétrica é perdida pelo caminho, devido ao aquecimento do material condutor. Supercondutividade é a capacidade de alguns materiais de conduzirem corrente elétrica sem resistência e, portanto, sem a perda em forma de calor. O principal problema é a maneira como os supercondutores conseguem essa façanha: resfriados a temperaturas baixíssimas. Isso inviabilizou até agora a construção de redes de transmissão supercondutoras. Mesmo assim, já existem aplicações economicamente viáveis. Supercondutores do tipo proporcionado pelas descobertas dos anos 1980 são usados para melhorar a recepção dos sinais nas antenas que servem aos telefones celulares.

                                                                                 Adaptado para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.

 

Copie e responda as questões a seguir em seu caderno:

 1. Realize uma pesquisa sobre os supercondutores.

 2. Segundo o texto, como a energia é perdida durante a transmissão?

 3. O texto apresenta um fator limitante para o uso de supercondutores. Identifique qual é esse fator.

 4. Investigue, também, como o supercondutor pode resolver o problema de perda de energia.

 

 

ü  Colocar nome da escola, seu nome e turma.

ü  Mesmo que você não saiba as respostas, investigue em livros didáticos, em sites de pesquisa ou no repositório do cmsp.

ü  Data de entrega 18/05/2021


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário em nosso Blog...