Roteiro
de estudos 2º bimestre (1ª atividade) – Ciências da Natureza
Professora: Emilia Bravo
Título: Supercondutores de eletricidade.
Habilidade: EF07CI03 Utilizar o
conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de
determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o
princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor
solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.
Leia com atenção o texto abaixo e realize as atividades a seguir por meio de pesquisas.
A descoberta de um novo material supercondutor de eletricidade poderá facilitar a geração de energia elétrica. Normalmente, parte da corrente elétrica é perdida pelo caminho, devido ao aquecimento do material condutor. Supercondutividade é a capacidade de alguns materiais de conduzirem corrente elétrica sem resistência e, portanto, sem a perda em forma de calor. O principal problema é a maneira como os supercondutores conseguem essa façanha: resfriados a temperaturas baixíssimas. Isso inviabilizou até agora a construção de redes de transmissão supercondutoras. Mesmo assim, já existem aplicações economicamente viáveis. Supercondutores do tipo proporcionado pelas descobertas dos anos 1980 são usados para melhorar a recepção dos sinais nas antenas que servem aos telefones celulares.
Adaptado para o
Material de Apoio ao Currículo Paulista.
Copie e responda as questões a seguir em seu caderno:
1. Realize uma pesquisa sobre os supercondutores.
2. Segundo o texto, como a energia é perdida durante a transmissão?
3. O texto apresenta um fator limitante para o uso de supercondutores. Identifique qual é esse fator.
4. Investigue, também, como o supercondutor pode resolver o problema de perda de energia.
ü Colocar nome da escola, seu nome e turma.
ü Mesmo que você não saiba as respostas, investigue em livros didáticos, em sites de pesquisa ou no repositório do cmsp.
ü
Data de
entrega 18/05/2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário em nosso Blog...