ATIVIDADES COMPLEMENTARES – SEMANA 1 / 6º ano 03 a 07 maio - 2021 2º bimestre |
E.E. Célia Keiko Ikeda / Pindamonhangaba - SP |
Língua Portuguesa – Professora Márcia Alves |
PONTUAÇÃO
(EF05LP04) Diferenciar, na leitura de textos, vírgula, ponto e
vírgula, dois-pontos e reconhecer, na leitura de textos, o efeito de sentido
que decorre do uso de reticências, aspas, parênteses.
Caro
aluno, os sinais de pontuação são marcações gráficas utilizadas para compor a
coesão e a coerência textual. São recursos característicos da língua escrita,
que servem, por exemplo, para dar sentido às frases, definir a entonação de
leitura, destacar palavras, expressões e orações, desfazer possíveis
ambiguidades e, até mesmo, transmitir sentimentos. A pontuação funciona como
uma espécie de sinalização, guiando e organizando o texto a ser lido. Entre os
sinais de pontuação mais utilizados estão o ponto (.), a vírgula (,), o ponto e
vírgula (;), os dois pontos (:), o ponto de exclamação (!), o ponto de
interrogação (?), as reticências (...), as aspas (“”), os parênteses ( ) e o
travessão (—). É preciso estar atento à maneira como esses elementos constroem
a significação na situação comunicativa na qual estão inseridos. Para ficar
mais claro, observe a questão que segue.
Ele é perigoso
O
peixe-escorpião não é primo de nenhum escorpião, mas essas duas espécies têm
algo em comum: o veneno!
Na nadadeira
desse peixe, há um espinho por onde sai um veneno poderoso. Quem encostar nele
é atingido na hora. Outra estratégia desse bicho na hora de caçar é ficar
paradinho, para ser confundido com uma pedra ou uma alga. Aí, quando um
peixinho passa perto é pego de surpresa.
3. O
fragmento “O peixe-escorpião não é primo de nenhum escorpião, mas essas duas
espécies têm algo em comum: o veneno!” possui a pontuação de dois pontos,
indicando:
a) dúvida.
b)
explicação.
c) enigma.
d) continuidade.
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