segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

8° Ano Eletivas

 Disciplina Eletiva


A revolta da vacina

Por Cássio Leite Vieira

Entre os dias 10 e 18 de novembro de 1904, a cidade do Rio de Janeiro viveu o que a imprensa chamou de a mais terrível das revoltas populares da República. O cenário era desolador: bondes tombados, trilhos arrancados, calçamentos destruídos tudo feito por massa de 3 000 revoltosos. A causa foi a lei que tornava obrigatória a vacina contra a varíola. E o personagem principal, o jovem médico sanitarista Oswaldo Cruz.

(...)

Em nove meses, a reforma urbana derruba a cerca de 600 edifícios e casas, para abrir a avenida Central (hoje, Rio Branco). A Ação, conhecida como bota-abaixo, obriga parte da população mais pobre a se mudar para os morros e a periferia. A campanha de Oswaldo Cruz contra a peste bubônica correu bem. Mas o método de combate à febre amarela, que invadiu os lares, interditou, despejou e internou à força, não foi bem sucedida. (...)

O mês de novembro d 1904 pôs fogo no Rio de Janeiro

Dia 09

O jornal Carioca A Notícia publica o projeto de regulamentação da lei de vacinação obrigatória. Os termos são considerados autoritários e começa a indignação popular. No dia 10, o povo se aglomera no largo de São Francisco. Morra a polícia. Abaixo a vacina, gritam os oradores. A multidão desce a rua do Ouvidor e, na praça Tiradentes, encontra policiais. Ao final, quinze presos.

Dia 11

A Liga Contra a Vacina Obrigatória marca um comício no largo de São Francisco. Seus líderes não comparecem. Mas, exaltada, a multidão recebe a polícia com pedras, paus e pedaços de ferro da construção da avenida Central (hoje, Rio Branco). À noite, cerca de 3 000 pessoas marcham contra o Palácio do Catete, sede do governo, já cercado por tropas. Na volta, pela Lapa, há novos confrontos. Tiros. Morre o primeiro popular.

Dia 12

Nos três dias seguintes, a cidade se transforma num campo de batalha, com barricadas em diversos pontos. Bondes e pontes são depredados. Trilhos e calçamentos, arrancados.”

https://www.todamateria.com.br/revolta-da-vacina/


Para discutir o texto (registrar a resposta no caderno)

1-Como se percebe a polícia higienista adotada no Rio de Janeiro no começo do século XX?

2-O que aconteceu com a população mais pobre diante do “bota-abaixo”?

3-De que maneira a lei da vacinação obrigatória foi recebida pela população?

4- Procure imaginar a sequência de acontecimentos narrados na notícia

*enviar para professora Vanessa Mota 991266747



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário em nosso Blog...