Roteiro de atividades não presenciais
Projeto de Vida: .
6º ano A
Profª Vanessa Mota
Situação de Aprendizagem 3
A ARTE DE DIALOGAR
Competências socioemocionais : Empatia, respeito e assertividade.
Nessa aula iremos discutir como é fundamental saber dialogar e fazer disso a arte para falar de si mesmo, trocar experiências, revelar segredos do coração, respeitar os limites e conflitos dos outros. Ou seja, o diálogo é um meio para o contato entre as pessoas e a conexão do universo psíquico, emocional, intelectual e uma série de outras dimensões da mente humana. Essa é uma das mais nobres funções da inteligência. O diálogo é também uma ferramenta de comunicação, se utilizada de forma adequada. Entretanto, não existe diálogo, se não houver escuta. Escutar e dialogar são duas artes que se complementam. Escutar é assimilar o que diz o outro, participando do que ele está contando, sendo interativo. Ao escutar, é possível colocar-se no lugar do outro, tentando pensar em sua situação e realidade, sem julgamentos, desenvolvendo um olhar empático sobre a condição do outro. Apenas pelo diálogo é possível alcançar a comunicação e fortalecer os vínculos de afeto. É por meio desse ato que se reconhece e se respeitam as diferenças. Quando existe diálogo, é mais fácil seguir normas, assimilar regras, escutar com atenção e interesse, além de criar um clima emocional que facilite, de fato, a interação. Quem não aprende a ouvir, nunca saberá dialogar; quem não aprende a falar de si mesmo, nunca será bom ouvinte. É sobre o diálogo, como ferramenta de comunicação para o estabelecimento de relacionamentos saudáveis, que esta aula vai tratar. Por meio da prática da escuta e do diálogo, os estudantes serão desafiados a se colocar no lugar do outro, a criar vínculos e gerar afetos.
Atividade 1
1)Escreva um relato pessoal , ou um evento que ocorreu ,uma história triste ,ou um problema.
a) Organize o seu registro para que, depois, você possa recontar a história: Apresentação do assunto/problema/situação.
b) Qual foi o assunto/problema/situação – seja um relato pessoal, um evento que ocorreu, uma história triste? Organize suas ideias.
c) Descrição do contexto: espaço, local, personagens (se existirem), onde ocorreram os fatos, enredo da história e o desfecho final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário em nosso Blog...