ATIVIDADES COMPLEMENTARES – SEMANA 2 / 6º ano 05 a 09abril - 2021 |
E.E. Célia Keiko Ikeda / Pindamonhangaba - SP |
Língua Portuguesa – Professora Márcia Alves |
TIRINHA
(EF05LP04) Diferenciar, na leitura de textos, vírgula, ponto e
vírgula, dois-pontos e reconhecer, na leitura de textos, o efeito de sentido
que decorre do uso de reticências, aspas, parênteses.
Caro aluno, os sinais de
pontuação são marcações gráficas utilizadas para compor a coesão e a coerência
textual. São recursos característicos da língua escrita, que servem, por
exemplo, para dar sentido às frases, definir a entonação de leitura, destacar
palavras, expressões e orações, desfazer possíveis ambiguidades e, até mesmo,
transmitir sentimentos. A pontuação funciona como uma espécie de sinalização,
guiando e organizando o texto a ser lido. Entre os sinais de pontuação mais
utilizados estão o ponto (.), a vírgula (,), o ponto e vírgula (;), os dois
pontos (:), o ponto de exclamação (!), o ponto de interrogação (?), as
reticências (...), as aspas (“”), os parênteses ( ) e o travessão (—). É
preciso estar atento à maneira como esses elementos constroem a significação na
situação comunicativa na qual estão inseridos. Para ficar mais claro, observe a
questão que segue.
1. A frase “Há amigos e
“amigos”...”, presente no primeiro quadrinho, possui aspas que indicam a
função de:
a) destacar que o personagem
está pensando durante a fala.
b) introduzir uma explicação
sobre a palavra “amigos”.
c) dar um destaque e um outro
sentido para “amigos”.
d) indicar continuidade no quadrinho seguinte.
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