terça-feira, 6 de abril de 2021

LÍNGUA PORTUGUESA - 6 ano

 

 

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES – SEMANA 2 / 6º ano

05 a 09abril - 2021

 

 

E.E. Célia Keiko Ikeda / Pindamonhangaba - SP

 

 

Língua Portuguesa – Professora Márcia Alves

 

 

TIRINHA

 

 

(EF05LP04) Diferenciar, na leitura de textos, vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos e reconhecer, na leitura de textos, o efeito de sentido que decorre do uso de reticências, aspas, parênteses.

 

Caro aluno, os sinais de pontuação são marcações gráficas utilizadas para compor a coesão e a coerência textual. São recursos característicos da língua escrita, que servem, por exemplo, para dar sentido às frases, definir a entonação de leitura, destacar palavras, expressões e orações, desfazer possíveis ambiguidades e, até mesmo, transmitir sentimentos. A pontuação funciona como uma espécie de sinalização, guiando e organizando o texto a ser lido. Entre os sinais de pontuação mais utilizados estão o ponto (.), a vírgula (,), o ponto e vírgula (;), os dois pontos (:), o ponto de exclamação (!), o ponto de interrogação (?), as reticências (...), as aspas (“”), os parênteses ( ) e o travessão (—). É preciso estar atento à maneira como esses elementos constroem a significação na situação comunicativa na qual estão inseridos. Para ficar mais claro, observe a questão que segue.

 

 

 

1. A frase “Há amigos e “amigos”...”, presente no primeiro quadrinho, possui aspas que indicam a função de:

 

a) destacar que o personagem está pensando durante a fala.

b) introduzir uma explicação sobre a palavra “amigos”.

c) dar um destaque e um outro sentido para “amigos”.

d) indicar continuidade no quadrinho seguinte.

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